Você está aqui: metodista Ajuda Secretaria Acadêmica - Graduação Presencial e a Distância

Secretaria Acadêmica - Graduação Presencial e a Distância

Untitled page

Início das aulas
Carteirinha do aluno
Diploma
Ata de Colação
Senha do Portal – Solicitação
Exercício Domiciliar
Eletivas
Portador de Diploma
Consultas e Solicitações
Dispensa de disciplinas
Revalidação


Matrículas

Cancelamento de matrículas – calouros
Rematrícula
Trancamento de Matrícula
Renovação de Matrícula

Transferência (curso / turma / turno/externa)
Reprovação / Adaptação
P.L.A. (Período Letivo Alternativo)
Notas e faltas


Transporte (Presencial)
Passe Escolar
EMTU e Metrô




a) Início das aulas


Confira informações em http://www.metodista.br/area-do-aluno/CalendarioAcademico2009.pdf
< Voltar ao topo


b) Carteirinha do aluno

É recebida nas primeiras semanas de aula pela coordenação do curso.
A 2ª via da carteirinha escolar poderá ser solicitada via Portal do Aluno ou diretamente no Setor de Atendimento ao Aluno, onde será cobrada uma taxa de R$ 10,00. Nos casos de roubo ou furto, o aluno deverá apresentar Boletim de Ocorrência para que seja isento da taxa. A data da entrega é prevista pelo sistema.
< Voltar ao topo


c) Diploma

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/formaturas/colacao-de-grau
< Voltar ao topo


d) Ata de Colação

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/formaturas/colacao-de-grau
< Voltar ao topo


e) Senha do Portal – Solicitação

Poderá ser solicitada pelo Portal do Aluno em “Esqueci minha senha” desde que o email cadastrado esteja correto, ou através da Central de Relacionamento, pelo telefone (11)4366-5000.
Em ambos os casos, será gerada uma senha provisória que deverá ser substituída no Portal do Aluno após, no máximo, 15 minutos da sua criação.
< Voltar ao topo


f) Exercício Domiciliar

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/secretaria-academica/exercicio-domiciliar/
< Voltar ao topo


g) Eletivas

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/disciplinas-eletivas/
< Voltar ao topo


h) Portador de Diploma

O candidato que já efetuou alguma graduação poderá ingressar na Universidade Metodista sem a necessidade de prestar o vestibular. Para tanto, o mesmo deverá comparecer ao Departamento de Atendimento ao Aluno, em data específica do calendário acadêmico, com cópia autenticada de diploma, histórico escolar e conteúdo programático e estará sujeito à análise e disponibilidade de vaga.
Não existe a necessidade dos cursos serem afins.
< Voltar ao topo


i) Consultas e Solicitações

O Portal do Aluno permite acessar diversos serviços ou consultas:
- Calendário: o aluno pode verificar todas as atividades existentes, mês a mês;
- Horário de aula: o aluno pode verificar o horário das aulas e número das salas, além de entrar em contato com a coordenação do curso;
- Financeiro: o aluno pode verificar faturas “em aberto” ou vencidas, além de emitir 2ª via de fatura;
- Alterar senha: o aluno pode alterar a senha de acesso ao Portal do Aluno;
- Serviços: o aluno pode solicitar transferência de curso, turno e turma; verificar sua situação acadêmica; verificar suas notas e faltas; cancelar boleto, trancar matrícula, cancelar matrícula de calouro etc., bem como acompanhar o processo dos pedidos realizados.

Já no SIGA (para acessá-lo, utilizar o mesmo usuário e senha do Portal do Aluno), o aluno pode visualizar suas notas, faltas, ementa das disciplinas e materiais de aula anexados pelos professores.
< Voltar ao topo


j) Dispensa de disciplinas

Se o aluno tiver alguma graduação ou obtido notas/créditos em disciplinas ou atividades curriculares de qualquer curso, o mesmo poderá solicitar a dispensa da respectiva disciplina.
O prazo é estabelecido no Calendário Acadêmico da instituição. Neste dia, o aluno deverá apresentar, para análise da Universidade, o seu Histórico Escolar original e uma cópia dos programas das disciplinas cursadas.
A dispensa de disciplinas não implica na redução do valor do curso.
< Voltar ao topo


k) Revalidação

O aluno deverá efetuar a inscrição pessoalmente no Processo Seletivo com preenchimento de formulário específico para realização da prova tradicional e pagamento de taxa. Para conseguir a revalidação, o candidato deverá ser classificado no Processo Seletivo e estará sujeito à adaptação curricular.
< Voltar ao topo

l) Cancelamento de matrículas – calouros

O cancelamento de matrícula deverá ser solicitado pelo Portal do Aluno, não podendo ser feita transferência para outro curso ou mesmo trancamento de matrícula.
A devolução do valor pago na matrícula apenas é válida pára alunos que ainda não iniciaram seu curso, sendo 80% para solicitações antecedentes á data de início do curso e 50% para pedidos após o início do curso e até o último dia do primeiro mês.
< Voltar ao topo


m) Rematrícula

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/rematricula/
< Voltar ao topo


n) Trancamento de Matrícula

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/secretaria-academica/trancamento-de-matricula/
< Voltar ao topo


o) Renovação de Matrícula

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/renovacao-de-matricula
< Voltar ao topo


p) Transferência (curso / turma / turno/externa)

Confira informações em: http://www.metodista.br/area-do-aluno/transferencias
< Voltar ao topo


q) Reprovação / Adaptação

O aluno pode ser reprovado em até 5 matérias distintas, antes de ser impedido de cursar o próximo período letivo. Nestes casos, o mesmo poderá cursá-las durante o semestre regular.
Apenas poderá ser feita a matrícula na disciplina necessária desde que a mesma esteja disponível no período determinado e ser cursada durante um semestre. Para tanto, deve-se acessar o Portal do Aluno e solicitar a matrícula da disciplina - há necessidade de estar matriculado e adimplente com a Universidade.
A adaptação ocorre em casos de transferência de curso, transferência externa ou em casos de mudança de currículo após o trancamento da matrícula.
Haverá isenção de pagamento da adaptação apenas no caso de o aluno possuir, também, dispensa de alguma outra disciplina.

O valor da Dependência - DP (curso da disciplina reprovada) ou da adaptação varia de acordo com a carga horária da disciplina.
< Voltar ao topo

r) P.L.A. (Período Letivo Alternativo)

A PLA (Período Letivo Alternativo) é uma forma de o aluno cursar a disciplina em que foi reprovado em um período inferior a 6 meses.
O aluno poderá optar por fazer a disciplina reprovada em PLA de acordo com a formação de turma. Para tanto, basta realizar a pré-inscrição e, posteriormente, a matrícula através Portal do Aluno - há necessidade de estar matriculado e adimplente com a Universidade.
Todas as datas para PLA do ano estão disponíveis no calendário acadêmico.
O valor das mesmas estará disponível no momento da inscrição.
< Voltar ao topo


r) Notas e faltas

A média mínima para aprovação de aluno é 7, porém, aqueles que obtiverem média final de 4 a 6,9 poderão fazer uma avaliação complementar. Haverá reprovação caso a média final do aluno fiquei abaixo de 4.

Independente da média final, os alunos devem ter, no mínimo, 75% de freqüência nas aulas, para não ser reprovado.

Atenção: não há abono de faltas, exceto para os casos de exercício domiciliar.
< Voltar ao topo

t) Passe Escolar

- SPTRANS/CPTM:
Basta acessar o Portal do Aluno, clicar em “Serviços”, “Nova solicitação”, selecionar a opção “Passe Escolar SPTRANS/CPTM”, preencher o formulário e acompanhar, pelo site da própria SPTRANS, o andamento da solicitação. No site será informado onde o aluno deverá comparecer para a compra e entrega de documentação. 

Quando se tratar de renovação do passe da SPTRAS/CPTM, a própria secretaria da Universidade Metodista providencia o pedido para aqueles alunos que renovaram a matrícula. Para estes casos, a cota será liberada entre o final de janeiro e início de fevereiro.
< Voltar ao topo

u) - EMTU e Metrô

Para solicitação de EMTU e metrô, entrar no site da empresa, preencher o formulário para requisição, imprimir e pagar o boleto no Banco Nossa Caixa. O formulário preenchido, boleto pago e documentação solicitada deverão ser entregues no Setor de Atendimento ao Aluno.
Quando se tratar somente de renovação de EMTU, verificar no site da empresa, dentro da opção “Carteira de passe escolar”, selecionar a região onde a escola se localiza e escolher a opção “se você já possui o cartão BOM ESCOLAR, clique aqui para revalidá-lo”. Basta preencher o formulário, imprimir e entregá-lo no Setor de Atendimento ao Aluno, juntamente com a documentação solicitada e aguardar a liberação da cota.

A renovação do Passe Escolar do Metrô também pode ser realizada no site da empresa.
< Voltar ao topo