Sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A constante necessidade de atualização dos sistemas pelas empresas requer uma contínua tarefa de programação, análise, mesmo para produtos já existentes. Com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas você terá contato com tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação, com ênfase na área de programação de computadores e desenvolvimento de sistemas, abrangendo programação nos paradigmas estruturado, orientado a eventos, orientado a objetos e também a programação baseada em componentes, desenvolvimento de sistemas para Web, computação móvel, sistemas em rede, Banco de Dados e em programação gráfica 3D. Com aplicação de técnicas da engenharia de software.

O curso tem aulas práticas em laboratórios de informática, redes de computadores e de hardware. O curso procura possibilitar o acesso aos laboratórios de informática com um computador por aluno. Utilizando o ambiente laboratorial o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece treinamento tanto na Engenharia de Software e seus processos e modelos quanto nas linguagens mais utilizadas como Java (Aplicação, Applet, Servlet, JSP, Midlet), a ferramenta ASP.Net e suas linguagens VBasic e C#, SQL, o plSQL da Oracle, JavaScript e C++. Fazendo o curso você terá oportunidade de trabalhar em projetos reais que são buscados no mercado para que o aluno já saia com uma experiência de mercado importante.

Através das parcerias da Metodista com grandes empresas do mercado como Sun, Microsoft, IBM, Oracle, Ericsson, Cisco, Festo, Nortel, você, como nosso aluno, terá acesso a tecnologias de ponta. Com os eventos que o curso promove ou participa nossos alunos têm oportunidade de interagir com representantes dessas empresas assistindo a palestras ou mini-cursos, além da possibilidade de capacitação tecnológica.

O profissional

Decorrente da informatização nas empresas modernas, o profissional analista e desenvolvedor de sistemas possui um amplo mercado de trabalho, seja nas empresas privadas ou públicas, no desenvolvimento local de programas, ou seja em “software houses”, onde o produto é o software.

Com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Metodista você poderá atuar na área de informática na operação e programação de computadores; manipulação e transformação de dados; gerenciamento e projeto de softwares; análise de sistemas, modelagem, especificação, implantação, teste e validação de software; personalização e regionalização de sistemas às novas necessidades que surgirem; e no uso da tecnologia computacional na solução de problemas de negócios. Você ainda poderá atuar como consultor e prestador de serviços.

Mercado de trabalho

Com uma formação mais específica sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o tecnólogo formado neste curso chega mais rápido ao mercado de trabalho e durante o cumprimento do itinerário formativo do curso o aluno receberá certificados de qualificação profissional que visam estimular a inserção no mercado de trabalho.

Fazendo este curso você poderá atuar em empresas privadas ou públicas, na análise e projeto de sistemas, na operação e programação de computadores, na manipulação e transformação de dados e no gerenciamento de projetos de softwares. O curso capacita também seus alunos para o uso de banco de dados, computação móvel, computação gráfica 3D e programação de sistemas em rede.

Ou seja, os tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão prontos para ocupar as vagas nas áreas em que são aplicadas tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação, com ênfase na área de programação de computadores e no desenvolvimento de software.

Perfil do egresso

Os egressos do curso são profissionais que estarão aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de informática. Em especial o egresso, como tecnólogo, irá aplicar tecnologia desenvolvida pela ciência da computação, na área de programação de computadores e desenvolvimento de software, em problemas práticos encontrados na área de negócios de uma empresa. Esta pesquisa aplicada à solução de problemas computacionais utiliza tecnologia existente na área, não obstante, o tecnólogo deve manter uma busca constante pela inovação tecnológica no desenvolvimento de programas.

A atuação aplicada define processos de desenvolvimento de produtos e serviços, sobre os quais se torna importante um raciocínio lógico-matemático, inerente à função de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Dentre os serviços de atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destaca-se:

  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Programação de computadores;
  • Operação de sistemas computacionais;
  • Manipulação e transformação de dados;
  • Criação e gerenciamento projetos de softwares;
  • Modelagem, especificação, implantação, validação e teste de softwares segundo os fundamentos da Engenharia de Software;
  • Definição e aplicação de métricas para controle de qualidade no desenvolvimento de software;
  • Desenvolvimento de sistemas para Web integrados com sistemas de dados;
  • Desenvolvimento de sistemas para computação móvel;
  • Desenvolvimento de programas orientados a componentes;
  • Trabalho com novas tecnologias de softwares;
  • Desenvolvimento de programas que interagem com sistemas gerenciadores de Banco de Dados;
  • Trabalho com Banco de Dados, instalando e mantendo os softwares;
  • Desenvolvimento de softwares que interagem com redes de computadores e sistemas operacionais;
  • Personalização e regionalização de sistemas computacionais;
  • Adaptação de um software às novas necessidades que surgirem;
  • Aplicação de tecnologia computacional na modelagem e desenvolvimento de programas;
  • Consultoria na área de programação de computadores e desenvolvimento de software.

De forma complementar, mas no mesmo nível de importância, a atuação do tecnólogo deverá ser regida por um comportamento cidadão, ético e com responsabilidade social. A sua atuação deverá ser marcada por uma atitude empreendedora.

O tecnólogo poderá dar prosseguimento a seus estudos ingressando em programas de pós-graduação.

Ações do documento


André Luiz Perin
Coordenador

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre o Coordenador

Mestrado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário da FEI. Graduação em Engenharia da Computação e especialização em Engenharia de Software pela Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, Implantação de Sistemas na Indústria Automotiva e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos.

Autorização

Resolução CONSUN Nº 29/05 de 15/09/05.

Horário das aulas

Curso Presencial: segunda a sexta, das 19h30 às 23h00 e aos sábados, das 7h30 às 11h00 (opcionalmente em função da grade de disciplinas).

Curso a Distância: sábados, das 8h20 às 11h50, no Polo de Apoio Presencial

Mensalidade 2014

Modalidade Presencial:
Valor: R$ 736,67
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de R$ 663,00, por meio do programa de estimulo à adimplência.

Modalidade a Distância:
Confira aqui

Confira os detalhes no site do Financeiro.

Veja também opções de bolsas e financiamentos.