Você está aqui: metodista Balanço Social 2008 Colégios Colégio em São Bernardo do Campo

Colégio em São Bernardo do Campo

images/sbc.jpg

Grupo Alternativo

  • 71 alunos beneficiados

Desde 1990, o Colégio Metodista em São Bernardo do Campo trabalha para garantir a inclusão de crianças e adolescentes com deficiência. As dificuldades encontram-se em diferentes áreas: deficiência física, limitação cognitiva, comportamento típico proveniente de síndromes neurológicas, psiquiátricas e psicológicas.

O objetivo principal do Grupo Alternativo é oferecer a esses estudantes uma oportunidade de aprendizado coerente com suas possibilidades, resgatando a autoestima e o gosto de aprender. Em 2008, 71 alunos (7 anos até aproximadamente 21 anos de idade) participaram nas modalidades do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.


Amigos Digitais

  • 14 pessoas beneficiadas
  • 2 professoras e 10 alunos voluntários

Alunos do Colégio Metodista e alguns professores, em parceria com a Pastoral Escolar, desenvolveram um projeto de voluntariado com os funcionários do Setor da Higiene Ambiental para promover a inclusão digital. Nesse projeto, alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio tornam-se professores e ensinam conceitos básicos de informática e atividades que são necessárias para o dia-a-dia como: elaboração de um currículo, declaração de isento do imposto de renda e elaboração do endereço eletrônico da Metodista, para dar início a uma outra forma de comunicação. Os objetivos são despertar valores, tais como ética e cidadania, solidariedade, igualdade de oportunidades, responsabilidade social, resgate da autoestima, assim como promover a alfabetização digital e a aproximação entre jovens e adultos.


Projeto Juventude e Cidadania

  • 80 alunos envolvidos nas disciplinas Biologia, Geografia e Língua Portuguesa

A proposta do projeto em 2008 foi promover a conscientização socioambiental e ética por meio de um olhar crítico da realidade, incentivando a busca de soluções para os problemas e desafios encontrados. Foram realizadas visitas à Associação de Ecologia e Cidadania Raio de Luz, instituição que trabalha com a separação de materiais inorgânicos e que exerce um importante papel a serviço do meio ambiente, por meio da conservação de matéria-prima, visto que o destino de todos esses materiais separados é a reciclagem e reutilização. Preocupados também com a questão polêmica que os biocombustíveis vêm desencadeando em todo o mundo, estabeleceu-se uma parceria com a empresa de reciclagem de óleo vegetal Bioauto. A partir dessas parcerias, os alunos envolvidos no projeto elaboraram vídeos e apresentaram para os demais alunos do Colégio alternativas mais adequadas à separação e reutilização do lixo inorgânico e óleo vegetal.


Grupo de Apoio à Comunidade

  • 5 Instituições beneficiadas

O Grupo de Apoio à Comunidade (GAC) é uma das Ações do ProSol – Projeto Solidariedade –, que tem por objetivo organizar a atuação dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio em programas de ação comunitária. Em 2008, o GAC teve a participação direta de 22 alunas inicialmente, que semanalmente se encontravam para visitar instituições (buscando conhecer as necessidades de cada uma delas), organizar campanhas de arrecadação, além de participar de oficinas de capacitação para o trabalho voluntário e motivar todos os segmentos da escola a envolverem-se nas campanhas. Ao todo foram 5 campanhas que beneficiaram as seguintes instituições: Associação São Luiz, Comunidade Metodista do Povo de Rua, Creche Mamãe Albininha, Associação Educacional para Múltipla Deficiência – AHIMSA e Escola “O Semeador”.

Depoimento:
“Eu acho super importante que os jovens conheçam e respeitem uma outra realidade. Que vejam que as crianças que estão conosco são iguais a eles, mas que temporariamente estão separadas da família. A visita e o auxílio trazido pelo alunos do Colégio Metodista foram muito importante para nossas crianças.”
Tereza Maria Bertoni, coordenadora da Associação São Luiz, entidade assistida pelo Grupo de Apoio à Comunidade.

Campanha de Troca de Livros

  • 70 alunos beneficiados

A Associação de Pais e Mestres, juntamente com a direção do Colégio, realizou uma campanha incentivando a doação de livros didáticos usados para serem reutilizados por outros colegas da escola.


Premiações

  • Concurso Soletre & Ação - O Colégio Metodista sempre incentiva os alunos a participar de concursos e atividades interativas. Essa parceria com o Portal Educacional teve por objetivo dar oportunidade aos alunos do Ensino Fundamental aprimorarem conhecimentos em Língua Portuguesa e ampliar o uso do vocabulário de nosso idioma por meio do computador.
  • Top of Brands 2008 – Prêmio Destaque empresarial – Relacionado à propaganda, com indicativos das marcas mais lembradas no Grande ABC.

Além das Campanhas acima citadas, o Colégio Metodista em São Bernardo do Campo apresentou em 2008 alto índice de aprovação de alunos (90%) em processos seletivos. A participação dos estudantes em eventos reconhecidos nacionalmente também foi destaque, como a Olimpíada de Matemática, Olimpíada de Física, Desafio Bovespa (competição sobre o mercado de valores) e Desafio National Geographic (sobre a diversidade e a complexidade de nosso habitat planetário). Houve ainda envolvimento dos alunos em eventos e projetos de iniciação científica, como o ENIC – Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio – que tem importante papel formativo ao envolver os jovens no universo do conhecimento científico.