Você está aqui: Página Inicial Biomedicina curso

O curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo foi criado em 2000, oferecendo turmas apenas no período noturno. Em 2001, em decorrência do sucesso, passou a oferecer duas turmas, no período da manhã e à noite. Atualmente, nosso curso tem duração de 4 anos, com o 1º e 2º anos no período matutino ou noturno (conforme opção do aluno) e o 3º e 4º anos durante o período noturno. Essa forma de oferecimento foi pensada no sentido de facilitar a realização de estágio, uma vez que a maioria das oportunidades surge a partir do 3º ano e no período da manhã.

Saiba mais sobre o curso:


O curso de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo é referência na região, reconhecido com 3 estrelas pelo Guia do Estudante e nota 3 na avaliação global do ENADE, realizada em 2008, conferindo ao nosso curso o primeiro lugar na região metropolitana de São Paulo e segundo lugar no Estado.

Estrutura Modular
Com Projeto Pedagógico inovador, a estrutura modular é moderna e garante a formação de habilidades e competências hoje procuradas por empregadores de diversos segmentos, incorporando questões relativas ao empreendedorismo, gestão na área da saúde e formação de cientistas.

O estudante de Biomedicina da Metodista conta com um diferencial, desde o 1º semestre ele tem na grade curricular o Módulo de Estágio o qual permite vivenciar na prática não apenas a rotina do Biomédico como também as diferentes áreas de atuação profissional.

Os docentes apresentam ótima formação (mais de 70% são mestres ou doutores) e aderência aos módulos ministrados, os quais contam sempre com mais de um docente para garantir a especificidade dos assuntos abordados e a proximidade com o alunado.

O papel do Biomédico na Saúde Pública e sua atuação em equipes multiprofissionais é abordado no Módulo Saúde e Cidadania, através de Projetos Integrados Multiprofissionais em Saúde Coletiva, em que os alunos são colocados em contato com comunidades carentes e instituições filantrópicas para de identificar e propor estratégias de atuação para melhoria da qualidade de vida.

A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade ganharam mais espaço com o Módulo de Gestão e Tecnologia Ambiental e de Alimento, bem como a parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do Curso de Gestão Ambiental da nossa Faculdade, onde o aluno pode realizar estágio para habilitação em Análise Ambiental.

A formação humanística também é um dos temas contemplados pelo novo projeto, evidenciado pelo Núcleo de Formação Cidadã da Instituição.

As atividades de Pesquisa Científica são desenvolvidas no Núcleo de Pesquisas Biológicas da Faculdade de Saúde, um Centro com finalidade exclusiva de desenvolver Pesquisa Científica na área. Para os interessados em desenvolver pesquisas na área de Análises Clínicas, a Universidade conta com o Núcleo de Análises Clínicas (NAC). Todas as Atividades de pesquisa e ensino são orientadas por profissionais capacitados. O aluno tem oportunidade de realizar, na própria Universidade, atividades de Iniciação Cientifica nas diversas áreas do conhecimento, como Microbiologia Humana e de Alimentos, Farmacologia, Oncologia, Biologia Molecular, Neurociências e Comportamento.

O Núcleo de Análises Clínicas é também o local de estágio para aqueles alunos que optarem pelas habilitações da área clínica. Possui equipamentos de última geração, sendo totalmente automatizado e contando com profissionais Biomédicos qualificados. Tudo isto para propiciar o contato direto com a tecnologia e as novidades da área, visando o desenvolvimento e aprimoramento da formação profissional, garantindo seu preparo para o mercado de trabalho. O NAC integra a Policlínica.

A Universidade conta também com convênios com empresas de medicina diagnóstica e universidades públicas.

O profissional

As principais áreas de trabalho do profissional de Biomedicina são as análises clínicas, pesquisa, genética e imaginologia.

Na área da saúde o curso de Biomedicina merece destaque, pois o profissional tem a possibilidade de atuação em diversas áreas do conhecimento como exemplo, a biologia molecular, medicina nuclear, biotecnologia, reprodução humana, análise ambiental, perícia criminal, banco de sangue e células tronco, docência no ensino técnico e superior dentre tantas outras permitidas pelo Conselho Federal de Biomedicina.

Mercado de trabalho

Devido a formação generalista destes profissionais, é possível trabalhar tanto no ensino (cursos técnicos ou nível superior) e na pesquisa (áreas básica e aplicada), como, principalmente, em diagnósticos laboratoriais e em biotecnologia. Além de importantes questões de saúde pública, o biomédico trabalhará também com estudo da genética humana e biologia molecular. Hospitais, centros de diagnóstico laboratorial e por imagem, clínicas de fertilização assistida e cursos técnicos em Patologia Clínica são alguns dos lugares que oferecem oportunidades para os biomédicos. Além disso, existem oportunidades em indústrias farmacêuticas e alimentícias, centros produtores de insumos biológicos, serviços de hemoterapia, empresas voltadas ao desenvolvimento de equipamentos diagnósticos, entre outros.

A constante evolução tecnológica no diagnóstico amplia as opções no mercado.

Veja no nosso site todas as possibilidades de habilitação e os depoimentos de nossos ex-alunos que hoje estão no mercado de trabalho.

Ações do documento

Isaltino Marcelo Conceição
Coordenador

Veja o mini-currículo
Mande um e-mail



Sobre o Coordenador

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo, instituição pela qual é Mestre e Doutor em Farmacologia. Além de coordenador do curso de Biomedicina e Professor Titular da Metodista é também Pesquisador Científico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em neuroquímica de neurotransmissores, atuando com os temas: efeitos de drogas, estudo do mecanismo de ação de neurotoxinas de origem animal, e dos mecanismos de desnervação e regeneração neuronal.

Reconhecimento

Portaria N° 1836 de 21/06/2004

Avaliação do MEC

Enade: 2
CPC: 3
Entenda as notas

Prêmio Guia do Estudante


Mensalidade

Período noturno ou matutino (ingressantes em 2014):
Valor: R$ 1.384,44
Para o pagamento até o dia 6 de cada mês, o preço é de R$ 1.246,00, por meio do programa de estimulo à adimplência.

Confira os detalhes no site do Financeiro. Veja também opções de bolsas e financiamentos.