Você tem interesse em cursar Odontologia, mas não se vê trabalhando em um consultório tradicional? Nós temos uma boa notícia: embora muitas pessoas não saibam, existem diversas possibilidades de atuação na área.

Confira outras oportunidades de carreira e amplie sua visão sobre a área.

Odontologia do esporte

Os atletas de alto rendimento precisam de cuidados especiais em diferentes especialidades, como nutrição, psicologia e fisioterapia. Mas a odontologia também tem grande importância no bem-estar e rendimento dos esportistas. Você sabia que desvios dentários podem causar problemas de postura, por exemplo? É por isso que o odontologista do esporte é extremamente importante e um profissional altamente requisitado.

Odontologia legal

Você provavelmente já viu em algum filme que identificação de corpos pode ser feita por meio da arcada dentária, certo? Pois essa análise é altamente utilizada nos procedimentos atuais. Segundo o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, a Odontologia Legal é a responsável por pesquisar fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.

Saúde coletiva

A Saúde Coletiva e da Família é a especialidade estuda os fenômenos que interferem na Saúde Coletiva e da Família, com ênfase na promoção de saúde dirigida a grupos populacionais. Enquanto os consultórios particulares atuam mais em procedimentos, o profissional de Saúde Coletiva atua com a prevenção, e tem olhar voltado à saúde do paciente, ao invés da doença.

O que achou dessas áreas? A Universidade Metodista tem um curso completo que aborda todas essas possibilidades específicas de atuação, além de dar uma visão global. Confira!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!