Os cursos de educação a distância (EAD) estão se popularizando no Brasil, mas muitos estudantes têm dúvidas a respeito de como é o processo de avaliação nessas graduações.

Se você está em dúvida sobre qual é a melhor modalidade para você, confira mais detalhes sobre como funcionam as avaliações no EAD.

Atividades on-line

Assim como nos cursos presenciais, os alunos do EAD participam de diversas atividades no dia a dia que complementam o conhecimento aprendido durante as aulas. Os estudantes de cursos a distância têm acesso a essas atividades por meio dos ambientes virtuais de aprendizado (AVA), espaço em que os professores disponibilizarão textos, vídeos, livros e dicas de materiais complementares.

Além disso, nesses espaços os professores também podem aplicar atividades avaliativas como questionários de múltipla escola, atividades dissertativas, fóruns de discussão, etc. Essas ações podem ser parte integral na composição de notas.

Cada Instituição de Ensino Superior (IES) utiliza um AVA diferente, por isso é recomendado escolher uma IES com tradição no EAD. Assim, o estudante tem como garantia que a Instituição já realizou testes, melhorias e formou muitos estudantes por meio de seu sistema.

Provas

Mesmo no modelo EAD, é óbvio que não é possível fugir das temíveis provas. Os estudantes devem comparecer ao polo de apoio que escolheram no momento da matrícula para participar das avaliações no fim dos semestres. Essa é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e deve ser cumprida por todas as IES que oferecem a modalidade EAD.

Assim como nas graduações presenciais, as provas do EAD não têm consulta e o estudante deve contar com um fiscal em sala, para distribuir e recolher provas e controlar o tempo da avaliação.

Trabalho de Conclusão de Curso

Ao fim da graduação, todo aluno terá que apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O processo de orientação também é feito totalmente on-line, sem necessidade de encontros presenciais. Ao fim do processo, o estudante deverá se apresentar para uma banca avaliadora, geralmente composta por três docentes, para conseguir seu diploma. A apresentação será realizada com o estudante no polo de apoio e os professores acompanhando a distância.

Viu só? O EAD tem algumas similaridades com os cursos presenciais, mas ainda assim com todas as vantagens de estudar de onde e quando você quiser. Se interessou? A Universidade Metodista tem um catálogo de cursos EAD em diversas áreas do conhecimento, confira!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!