Todos os anos, a prova de redação do Enem aborda temas que estão sendo bastante comentados na mídia. Para 2018, já é possível ter uma previsão dos assuntos que podem ser abordados em uma redação, para que seja possível avaliar a capacidade de senso crítico dos estudantes.

Com o objetivo de auxiliar e guiar a direção dos estudos, serão apresentados neste artigo cinco temas para redação que podem ser solicitados na prova do Enem 2018.

1. Ativismo nas redes sociais

A sociedade hoje está passando por momentos de grandes manifestações sociais, resultado da crescente e explícita divisão entre os ideais da esquerda e da direita. Nesse sentido, também mudou a forma de atuação dos movimentos sociais e até mesmo de ativistas individuais.

Com o avanço da tecnologia e das formas de comunicação, que possibilitam que as pessoas sejam vistas e possam se expressar de diferentes lugares do mundo, o ativismo deixou de pertencer somente às ruas para existir também nas redes sociais.

A prática, conhecida como ciberativismo, está aumentando, e por isso o tema é considerado relevante para cair no Enem 2018.

2. Intolerância aos LGBTs

É importante ressaltar que, para todo período de progresso, há, em seguida, um momento de retrocesso. Esse problema está acontecendo não somente no Brasil, mas no mundo, e, dentro dessa temática, estão muito em voga as questões LGBTs.

As pessoas estão sendo discriminadas e violentadas por causa de sua condição sexual, atitudes que são influenciadas por religiosos radicais e políticos conservadores.

O Enem prioriza bastante assuntos relacionados aos direitos humanos, e, devido aos recentes casos de intolerância com a população LGBT, a temática da diversidade sexual pode ser questão na prova de redação do próximo ano.

Com relação ao tema, também há o destaque relacionado à liminar que autoriza os tratamentos de reversão sexual, a “cura gay”.

3. Impactos ambientais

A falta de responsabilidade e de limites na utilização dos recursos naturais traz grandes problemas a todos os seres vivos. Pode cair na prova de redação uma questão para que o estudante escreva sobre soluções ecologicamente corretas para o desenvolvimento sustentável, como a utilização de fontes de energias renováveis.

Também pode ser solicitada uma redação na qual o candidato tenha que abordar as diferenças entre economia ambiental e economia ecológica, relacionando esses temas com os processos produtivos das indústrias e do agronegócio. Dentro dos processos de produção de novos produtos, um tema relevante é o descarte correto do lixo, principalmente o eletrônico.

4. Crise econômica brasileira

O Brasil está passando por uma crise econômica bastante acentuada. Cada vez mais, aparecem problemas na política, e os crescentes casos de corrupção deixam o país em um estado econômico e político lamentável.

Por essas razões, a temática da crise econômica que acomete o Brasil ainda pode ser abordada na redação do próximo Enem. Mas é importante destacar que o estudante precisa estar apto para fazer uma análise sobre esse assunto, abordando uma visão geral da economia, e não apenas com foco nos últimos anos.

5. Mundo árabe e muçulmano

As questões dos povos árabes e muçulmanos também costumam aparecer em questões do Enem e dos vestibulares tradicionais. Por isso, é muito importante acompanhar as notícias que são divulgadas sobre esse assunto e como as questões políticas a ele ligados influenciam toda a sociedade.

É relevante estudar os grupos considerados terroristas e seus ideais contra a política norte-americana. Um assunto que tem grandes chances de cair na prova é o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel, realizado por Donald Trump. Tema muito polêmico, gerou reações de repúdio do povo árabe.

O Enem sempre aborda temas da atualidade na elaboração das provas de redação, mas, como são muitos os assuntos, torna-se difícil saber quais merecem mais atenção. O objetivo da redação do Enem é avaliar se o estudante está atento ao que acontece no Brasil e no mundo e sua capacidade de argumentação.

Gostou das dicas? Já está pensando na Universidade em que vai estudar? Conheça mais sobre a Metodista e comece a planejar o seu futuro!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!