Alguém pode imaginar o mundo sem o Secretariado? Provavelmente não.

A profissão começou a ganhar espaço após a II Guerra Mundial e aqui no Brasil só foi regulamentada por lei nos anos de 1985 e 1996. No mundo, a atividade já é uma “senhora”, mas precisa se reinventar de tempos em tempos para atender às mudanças que a tecnologia e a cultura de uma geração demandam.

Atualmente, o profissional do Secretariado não é apenas um auxiliar que anota recados e agenda reuniões. O papel vai muito além; é um profissional de grande relevância: versátil, flexível, multifuncional e polivalente, que precisa desenvolver, inclusive, características de liderança, inteligência emocional, criatividade e inovação.

Outras competências do profissional moderno:

 Conexão de pessoas. Precisa ter um excelente relacionamento interpessoal, pois atua como “ponte” entre os executivos e funcionários na organização, ajudando a eliminar possíveis falhas de comunicação ou ruídos.

Gestor de informações, ou seja, “filtra” informações e administra alguns conflitos, impedindo que situações desnecessárias cheguem aos seus superiores.

Profissional estratégico. A posição pede um perfil ajudador e proativo. É preciso olhar na mesma direção de seus líderes, ser mediador e facilitador de processos.

O que permaneceu

Algumas características do perfil do profissional permanecem. Para ser o braço direito do executivo (ou executivos) a posição exige discrição, uma conduta mais formal, boa apresentação pessoal, paciência, ética, senso de responsabilidade e respeito, domínio da língua portuguesa e outros idiomas, comunicação clara e objetiva e gestão do tempo. E algumas funções básicas da administração, como atender ao telefone e ao público interno e externo, redação, agendamento e acompanhamento de reuniões e organização de arquivos.

Para atuar na área é preciso ter o registro da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

É uma atividade que une boas práticas de tempos antigos com as tendências dos tempos modernos. Se você se identificou com o perfil e deseja mais informações, acesse: http://portal.metodista.br/secretariado-tecnologo

Para inscrição no vestibular, acesse:  https://vestibularmetodista.com.br/

Leia também