Passar maquiagem antes de sair de casa (ou mesmo para ficar) é uma coisa rotineira na vida de maioria das mulheres e de diversos homens. Os cosméticos são elementos indispensáveis para manter uma aparência agradável e harmoniosa.

Mas você sabe quais são os compostos utilizados na fabricação dos seus cosméticos? Separamos cinco produtos para você entender mais sobre isso:

Batom

O batom é composto basicamente por álcool cetílico (C16H33OH), óleo de gergelim, cera de abelha, cera de candelila e cera de carnaúba, além do pigmento. O que define a opacidade do material é a concentração entre cera e óleo. Quanto mais cera, mais opaco. Quanto mais óleo, mais cremoso.

Esmalte

O esmalte contém diversas substâncias químicas. Entre vários solventes, o produto conta com acetato etílico ou butílico, tolueno, álcool isopropílico, dibutilftalatoformol. Como resina, a nitrocelulose. Os plastificantes são cânfora, copolímero, polimetilacrilato, esteralcônio de hectorita e poliuretano. Já para dar a coloração, podem ser usadas flores, folhas, minérios ou outros materiais produzidos sinteticamente.

Pó compacto

Alguns compostos químicos estão na fabricação do pó compacto. Eles servem para ter maior ligação, aderência, absorção, cobertura, espalhamento, dar uniformidade na cor e sensação de pele acetinada. Entre os elementos que contém maior concentração estão o carbonato de cálcio e o óxido de zinco.

Rímel

O produto é composto por emulsificantes, ceras, emolientes, pigmentos e conservantes. Assim como no batom, são usadas ceras de abelha, carnaúba ou sintéticas. A pigmentação vem de óxido de ferro, óxido de cromo, carmim, azul ultramarino, dióxido de titânio, etc.

E você, se interessa pela área de cosméticos? O que mais desperta a sua atenção: a estética em si ou os elementos que compõem os produtos?  Se a sua resposta foi a primeira alternativa, conheça o curso de Estética e Cosmética da Metodista. Já se você se identificou mais com a segunda opção, queremos te apresentar a graduação em Farmácia.

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!