Última alteração: 15-10-2015
Resumo
A promoção de saúde bucal é um fator essencial para a melhoria de qualidade de vida dos indivíduos. Quando se tratam de indivíduos com necessidades especiais, a saúde bucal deve ter uma atenção ainda maior, pois estas pessoas estão mais expostas à medicamentos, doenças sistêmicas, problemas de coordenação motora, dificultando a higienização e uma grande carência de informações, muitas vezes decorrentes do preconceito e do isolamento social que enfrentam. Deste modo, este trabalho foi realizado com o intuito de auxiliar na inclusão destes indivíduos, possibilitando melhora na autonomia de seu autocuidado, promovendo condições adequadas para saúde bucal. Para isto, foram avaliadas quais técnicas de educação e motivação em saúde bucal, que foram mais eficazes. A amostra foi constituída por 21 funcionários do setor de brindes institucionais da Universidade Metodista de São Paulo que apresentam necessidades especiais. Foram realizadas intervenções de educação e motivação em saúde bucal e abordagens sobre a importância da autonomia no autocuidado destes indivíduos aos pais e responsáveis. Dentre estas intervenções, foram realizados teatro, discussão em grupo junto aos indivíduos com necessidades especiais, palestra com pais e escovação supervisionada. Há cada intervenção foi realizada uma “gincana avaliadora”, para verificar a compreensão dos mesmos sobre o tema abordado. A primeira intervenção motivacional foi um teatro educacional com informações sobre o uso do fio dental, observou-se que a maioria dos indivíduos assimilou o conteúdo do teatro, 66,70% relataram que devem passar o fio dental antes da escovação. 28,60% disseram passar depois da escovação e apenas 4,80% relataram que fazem o uso do fio dental antes e depois da escovação. Na segunda intervenção, foi realizada uma gincana estabelecendo uma ordem para a realização da higiene bucal. Os resultados apontaram que apenas 28,57% acertaram a ordem lógica de escovação dentária. Na intervenção de escovação supervisionada observou-se que 42,7% apresentaram dificuldade para utilizar o fio dental, 61,9% apresentaram técnica de escovação boa e 42,63% conseguiam realizar a escovação lingual e na palestra de orientação aos pais a avaliação dos participantes realizada oralmente, apresentou significante melhora, em que 85% responderam a sequencia correta de higiene bucal. Concluiu-se que é muito importante um olhar individualizado e contínuo para a orientação e motivação da autonomia de indivíduos com necessidades especiais para o desenvolvimento da autonomia no autocuidado da saúde bucal. Além disso, a conscientização dos responsáveis apresentou resultados animadores no que diz respeito à melhora da higiene bucal destes indivíduos, deste modo, faz-se necessárias intervenções que abordem o núcleo familiar.
Palavras chave: Educação em Odontologia, Placa Dentária, Qualidade de Vida.