Você está aqui: Página Inicial Campus EAD Área do Aluno Bolsas de Estudo - PROUNI Dúvidas Frequentes - ProUni

Dúvidas Frequentes - ProUni

Bolsas de Estudo | PROUNI 2º SEMESTRE 2009 | Dúvidas frequentes | Portaria Normativa nº 14 | Decreto nº 5.493 | Aprovados da 1ª chamada  |  Aprovados da 2ª chamada | Aprovados da 1ª e 2ª chamada - Etapa II | Matrículas 

O que é Prouni?

É um Programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

O que é uma bolsa de estudo?

É um benefício concedido ao estudante, na forma de desconto parcial e integral sobre os valores cobrados pelas instituições de ensino superior privadas.

Qual é a relação entre o Prouni e o ENEM?

Só pode se candidatar ao Prouni o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior ao da inscrição e obtido a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre a prova de redação e conhecimentos gerais). Não são consideradas as notas obtidas nos ENEMs anteriores.

Basta fazer o ENEM para se candidatar a uma bolsa?

Não, mas ter feito o ENEM referente ao ano anterior é o primeiro passo. Além de obter nota mínima de 45 pontos, é preciso que o estudante tenha renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita para concorrer a bolsa integral e até três salários mínimo per capita para concorrer a bolsa parcial de 50%; ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou ser pessoa com deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino básica, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrer a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Ressaltamos que é obrigatória a informação, no momento da inscrição do ENEM e do CPF do candidato.

É preciso fazer o vestibular para concorrer a uma bolsa do Prouni?

Não, o candidato à bolsa do Prouni não precisa fazer o vestibular nem estar matriculado na instituição em que pretende se inscrever.

Quais são os tipos de bolsa oferecidos?

- Bolsa Integral: para candidatos que possuam renda familiar, por pessoa de até um salário mínimo e meio.

- Bolsa parcial de 50%: para candidatos que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Como calcular a renda familiar por pessoa?

A renda familiar por pessoa é calculada somando-se a renda bruta dos componentes do grupo familiar e dividindo-se pelo número de pessoas que formam este grupo familiar. Entende-se como grupo familiar, ale do candidato (a), o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia que o candidato que cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco:

Padastro, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a)irmão (ã), avó(ô).

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a instituição e os cursos escolhidos sejam participantes do Prouni.

Quais são as instituições que participam do Programa?

A lista completa das instituições participantes do Processo Seletivo referente ao semestre em vigor, estará disponível aos candidatos na página eletrônica do programa.

Como fazer a inscrição no Prouni?

As inscrições para participação no processo seletivo do Prouni são realizadas exclusivamente pela internet, na página: http://www.mec.gov.br/prouni.

Como fazer a inscrição se o estudante não possuir computador?

Todas as instituições participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuitamente à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. Além disso o candidato conta com uma Rede de Parceiros, com endereços disponibilizados na página eletrônica do programa e por meio do 0800 61 61 61, como alternativa para facilitar o processo de inscrição.

Como saber os resultados da pré-seleção do Prouni?

Os resultados do processo seletivo do Prouni estarão disponíveis pela internet, no endereço www.mec.gov.br/prouni, ou pelo telefone 0800 61 61 61 e pelas próprias instituições particulares participantes do programa. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos acima estabelecidos pelo MEC.

Como proceder após ter sido pré-selecionados em 1º chamada, 2ºchamada ou 3º chamada?

O candidato deve procurar a instituição para a qual foi pré-selecionado com os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. É de responsabilidade do candidato(a) o comparecimento no período estabelecido pelo MEC. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicarão automaticante, em reprovação.

Como posso comprovar que entreguei a documentação exigida?

Ao receber a documentação entregue pelo candidato(a), a instituição de ensino obrigatoriamente deverá entregar o Protocolo de Recebimento da Documentação do Prouni.

Se não houver formação de turma para o curso em que fui pré-selecionado?

A bolsa só poderá ser concedida ao candidato caso haja formação de turma período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver quantidade necessária de alunos matriculados para formação de uma turma inicial.

Os candidatos pré-selecionados em 1º, 2º ou 3º chamada para cursos nos quais não houver formação de turma no período letivo inicial serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas nos casos em que estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.

Os candidatos pré-selecionados em 1º, 2º ou 3º chamada reprovados por não formação de turma poderão ser pré-selecionados na chamada seguinte em suas opções restantes.

Ações do documento