Você está aqui: Página Inicial Campus EAD Gestão Ambiental EAD Matriz Curricular Critérios de Avaliação

Critérios de Avaliação

As avaliações presenciais na modalidade a distância são realizadas em datas estabelecidas no calendário acadêmico, devidamente aprovadas pelos colegiados competentes da Metodista. As avaliações, presenciais ou a distância, são realizadas ao longo de cada um dos módulos do período. Ao final do período (semestre), realiza-se também uma avaliação, que visa à integração de todos os módulos. As avaliações presenciais devem prevalecer sobre

as demais avaliações, conforme previsto pelo Decreto 5.622, de 20 de dezembro de 2005, publicado pelo Ministério da Educação. Para fins de aprovação em cada módulo exige-se nota final igual ou superior a 7,0 (sete), conforme estabelece o Regimento Geral da Metodista. O controle de presença do aluno na avaliação presencial é feito por meio de sua assinatura em lista de presença, que é devidamente arquivada na sede da Universidade.

Na Metodista, os processos avaliativos são compreendidos como "momentos de 'sínteses provisórias', oportunidades de articulações cognitivas novas e de metacognição". A avaliação discente na modalidade a distância segue as mesmas diretrizes institucionais, obedecendo às especificidades da modalidade. Destarte, o processo avaliativo é contínuo, realizado em diversos momentos e formatos, com predominância de encontros presenciais, dando oportunidade ao educando de rever o seu percurso educacional ao longo do desenvolvimento do programa estabelecido para o semestre.

A avaliação nos cursos a distância contempla três formas complementares, a saber: diagnóstica, formativa e somativa. A avaliação diagnóstica permite precisar os perfis dos estudantes ingressantes com intuito de orientar a prática pedagógica nos cursos. Os instrumentos de avaliação diagnóstica, tais como formulários que são preenchidos quando do processo seletivo ou do início de um curso, buscam levantar informações sobre o perfil de acesso às tecnologias de informação e comunicação, disponibilidade de tempo para dedicação aos estudos, nível dos conhecimentos prévios necessários para o curso, nível de domínio de recursos da informática, entre outros fatores. A avaliação formativa, por seu turno, busca "observar e compreender, mais metodicamente, o desempenho de cada aluno, de modo a ocorrer um ajuste, de maneira sistemática e individualizada, das intervenções pedagógicas e das situações didáticas". Nesse processo, a Metodista tem priorizado às regulações interativas, dando oportunidade para intervenções diferenciadas e individualizadas do docente e sua equipe de orientadores acadêmicos ao longo do processo educativo dos estudantes. Por último, na avaliação somativa são atribuídos conceitos para o desempenho do educando por instrumentos específicos, tomando-se em conta as demais dimensões do processo avaliativo conforme apresentadas no presente documento. A avaliação, em todas as suas dimensões e de maneira processual, contempla oportunidades para que o estudante auto-avalie seu processo de construção de conhecimento e retome os temas nos quais obteve desempenho acadêmico abaixo daqueles propostos nos objetivos do Plano de Ensino. Tais momentos de auto-avaliação são apontados no decorrer do semestre letivo, não havendo, portanto, sistema de recuperação final.

Entre as formas diferenciadas de avaliação de rendimento escolar na Metodista, podemos identificar:

Avaliação Multidisciplinar ou Unificada têm-se questões de todas as áreas/módulos/atividades curriculares que são fornecidas em termos articulados aos alunos e estes, de forma gradativa e com o aumento da complexidade, respondem, de acordo com o conhecimento adquirido no decorrer do curso, sendo acrescido conceito na média de todas as disciplinas do aluno.

Avaliação Integrada questões são elaboradas em termos ditos "interdisciplinares" pelos professores dos vários módulos afins e, após obtenção de consenso em relação aos objetivos definidos para cada questão, a avaliação é oferecida ao aluno, oportunizando-se, nas disciplinas envolvidas, que uma das notas de cada módulo atribuídas no semestre seja proveniente deste tipo de avaliação.

Aplicação de Prova Virtual caracteriza-se por ser passível de realização on-line ou por e-mail, mesmo sendo aplicada em sala de aula.

Avaliação Diferenciada é adotada para realização em grupo, dupla e trios de alunos, de forma a incentivar a postura crítica e a resolução de problemas em equipe.

Acompanhamento Complementar para Avaliação procede-se a ele quando o aluno não obtém a média final para a aprovação e o seguimento do currículo, constituindo-se como norma acadêmica em todos os cursos da Metodista.

Conforme o Regimento Geral da Metodista, a avaliação do rendimento escolar do aluno deve ser expressa por notas de 0 (zero) a 10 (dez), admitido o fracionamento em 0,5 (cinco décimos). Na apuração do resultado final de avaliação, há arredondamento para cima na fração igual ou superior a 0,25 (vinte e cinco centésimos) e 0,75 (setenta e cinco centésimos), e para baixo, quando inferior a estas. Há estudos complementares, paralelos ao período de realização do módulo, para os casos de alunos com aproveitamento insuficiente em atividades ou conjunto de atividades em que for considerado insuficiente seu desempenho. É considerado aprovado o aluno que, cumprida a freqüência exigida, obtiver nota final igual ou superior a 7,0 (sete), como resultado das diversas etapas de avaliação.

A reprovação se dá por atividades ou conjunto de atividades que compõem os temas do módulo, avaliados conforme previsto no Regimento da Universidade. Caso a avaliação final do aluno no módulo seja inferior a 7,0 (sete), são desenvolvidos estudos específicos sobre as atividades ou conjuntos de atividades nas quais teve desempenho considerado insuficiente. Dessa forma, o aluno não é obrigado a rever todas as atividades desenvolvidas ao longo do semestre, mas apenas aquelas em que seu desempenho não foi satisfatório. Em se tratando de uma estrutura de currículo modular, a reprovação não impede o estudante de prosseguir com seus estudos no próximo módulo, desde que respeitado o calendário acadêmico e a Resolução do Conselho Universitário que trata do Período Letivo Alternativo.

O Período Letivo Alternativo - PLA foi regulamentado pela Resolução CONSUN nº 25/2004, reeditada sob nº 32, em 2005, tendo sido criado na busca da melhoria do ensino nos vários cursos oferecidos pela Metodista, principalmente considerando as reprovações nos módulos e atividades curriculares. Foi criado institucionalmente para dar condições de cumprimento dos regimes de dependência em termos qualitativamente diferenciados, para evitar perdas curriculares do alunado nos diversos cursos. Com vistas a aproveitar espaços de ampliação do período letivo do ano, bem como dos períodos de recesso, sábados, feriados e horários especiais nos dias úteis, como alternativas ao Calendário Acadêmico Regular, a Universidade Metodista estabelece o Período Letivo Alternativo (PLA), instituído pela Resolução CONSUN 32/2005, para o desenvolvimento de estudos específicos como disciplinas para alunos reprovados, disciplinas para alunos em regime de adaptação curricular, complementação e totalização de estágios curriculares de alunos (respeitando as especificações impostas pelas necessidades dos cursos) além de outros estudos específicos, para a complementação de conteúdos curriculares.

As avaliações específicas do curso visam mensurar o processo e os resultados de aprendizado obtido pelo aluno de forma integral. Para tanto, diversos métodos de avaliação serão utilizados, tais como realização de trabalhos e projetos que comprovam a aplicação dos conhecimentos adquiridos, além do desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionados a esta formação; estudos de caso e exercícios que apontem situações discutidas durante o módulo e que avaliem a capacidade de solucionar problemas; provas dissertativas e com consulta que proporcionem uma visão de como o aluno seleciona e aplica os conhecimentos adquiridos, bem como utiliza o material disponibilizado e se expressa tecnicamente; participação e envolvimento nas discussões levantadas no ambiente virtual; assiduidade e cumprimento dos prazos na entrega das tarefas propostas; relatórios de visitas técnicas entre outras formas de avaliação. Estas serão acompanhadas de feedbacks aos alunos para facilitar a auto-avaliação de desempenho e engajamento no processo de ensino-aprendizagem. Estas serão de estratégias de monitoramento da adequação do planejamento de ensino.

Ações do documento
 
 
 
 
 
Informações Acadêmicas

Habilitação/Modalidade: Tecnologia

Autorização: Resolução CONSUN Nº 20/08 de 11/09/08

Turno: Noite

Duração: 2 anos

Vagas: 600

Aulas no polo: Quintas-feiras, das 19h20 às 22h50

Reconhecimento

Portaria nº 3722 de 09 de março de 2007

Avaliações do MEC

Enade: 4

CPC: 4

CC: 4

Mensalidade

Confira aqui o valor da mensalidade deste curso para o ano de 2012