Você está aqui: Página Inicial Campus EAD Pós-Graduação Educação Inclusiva a Distância

Educação Inclusiva- desafios atuais para a Educação Básica

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância – Especialização

Untitled page

Educação Inclusiva- desafios atuais para a Educação Básica

Objetivos

  • Discutir a inclusão escolar, dentro do conceito de educação para a cidadania e na perspectiva da transversalidade da educação especial;

  • Considerar a necessária preparação da escola e dos professores para trabalhar, em salas regulares, com alunos que tenham necessidades educacionais especiais;

  • Preparar os profissionais para a prática educacional inclusiva nos termos das necessárias diferenciações pedagógicas que valorizam a especificidade de cada aprendiz;
  • Considerar a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em contexto escolar e uso de estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda.


Público-Alvo

O curso se destina ao aprimoramento de profissionais de educação e outras áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área da saúde etc) que exercem suas funções dentro ou em estreito contato com a escola.


Matriz Curricular

Módulo I (120h)

  • Os Fundamentos da Educação Inclusiva e a Transversalidade da Educação Especial (40 h)
  • As Políticas Públicas de Inclusão e a Legislação Pertinente (30 h)
  • Acesso e Permanência na Escola: o enfrentamento do fracasso escolar (20 h)
  • Desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva inclusiva (30 h)

Módulo II (120h)

  • Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência visual e auditiva (40 h)
  • Abordagens Pedagógicas Inclusivas: desenvolvimento lingüístico e LIBRAS (30 h)
  • Metodologia de Pesquisa (30 h)
  • Educação Física: a corporeidade numa perspectiva inclusiva (20 h)

Módulo III (120h)

  • Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência física e intelectual (40 h)
  • Acessibilidade: novas tecnologias na construção de uma escola inclusiva (30 h)
  • Prática de LIBRAS (30 h)
  • Artes numa Perspectiva Inclusiva (20 h)


Coordenação

Profª Ms. Elizabete Cristina Costa Renders

Doutoranda em Educação. Linha de pesquisa: Práticas Educativas e Processos de Interação. Mestre em Ciências da Religião (2006) pela Universidade Metodista de São Paulo. Linha de Pesquisa: Interfaces da Práxis Religiosa com a Filosofia e as Ciências Humanas. Dissertação: Por falar em ausência...: as pessoas com deficiência. Lato Sensu em Administração e Gerenciamento Escolar (2003) pela Universidade Federal de Rondônia. Lato Sensu em Ciências da Religião (2003) pela Universidade Metodista de São Paulo. Formação: Ciências da Religião e Educação. Licenciatura Plena em Pedagogia (1998) pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Bacharel em Teologia (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como Assessora Pedagógica para Inclusão e como docente na Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião e na Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo. Publicou vários artigos na área de educação inclusiva.

Informações

Coordenadora Acadêmica: Profª Ms. Elizabete Cristina Costa Renders.

Autorização: Portaria MEC Nº. 1.770, de 01/11/2006
Transmissão da teleaula: Quinzenalmente, das 8h às 12h
Duração: 15 meses
Carga horária: 360 h
Mensalidade: Valor com desconto para pagamentos realizados até o dia 06 de cada mês: R$ 209,00. Após essa data perde-se progressivamente o desconto, chegando-se, ao final do mês, ao valor nominal de R$ 232,22.
*Início do curso sujeito à formação de turma.
** Vagas limitadas por Polo.

 
Ações do documento