Você está aqui: Página Inicial Campus EAD Perguntas Freqüentes

Perguntas Frequentes

1. Sobre a Educação a Distância - METODISTA
2. Sobre os cursos de Graduação a distância
3. Sobre os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização a distância


1 - Sobre a Educação a Distância - METODISTA


Sua dúvida não consta aqui? Fale conosco


1.1 - A Metodista é credenciada pelo MEC para o oferecimento de cursos a distância?


Sim. A Universidade Metodista de São Paulo recebeu o credenciamento do Ministério da Educação para o oferecimento de cursos superiores na modalidade a distância por meio da Portaria MEC 4.386, de 15/12/2005, que foi aditada pela Portaria 1.770, de 01/11/2006.

 

1.2 - Os cursos a distância da Metodista têm o mesmo reconhecimento oficial que um curso presencial?


Sim. Os cursos superiores a distância da Metodista têm a mesma validade de um curso presencial, conforme determinado pelo Decreto 5.622, de 19/12/2005.

 

1.3 - Qual a história da Metodista?


Conheça a Universidade Metodista de São Paulo, sua tradição, história e evolução na área da educação. Clique no item desejado: História da Metodista ou EAD na Metodista.

 

1.4 - Qual é a aceitabilidade de um curso EAD no mercado de trabalho?


A educação a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no País. O mercado de trabalho passa a reconhecer o valor e a importância que a EAD proporciona aos novos profissionais formados por um sistema que inibe a atitude passiva e capacita trabalhadores com perfis de autonomia e independência. Observam-se os crescentes índices de empresas que tanto acreditam na educação a distância como também usufruem dela como eficiente método de treinamento para a capacitação de seus colaboradores. “Em 2007, pela primeira vez desde a criação do Enade (2004), o Inep (órgão de avaliação e pesquisa do MEC) comparou o desempenho dos alunos dos mesmos cursos nas modalidades a distância e presencial. Em sete das 13 áreas onde essa comparação é possível, alunos da modalidade a distância se saíram melhores do que os demais.” (Fonte: Folha de São Paulo)

 

1.5 - O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?


Em breves termos, um AVA é uma sala de aula virtual por meio do qual o aluno tem a possibilidade de acompanhar as aulas do curso pela internet. Por meio do AVA da Metodista, o aluno pode ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores (downloads), depositar atividades (uploads), debater o tema em fóruns de discussão, tirar suas dúvidas via mensagens, acessar blogs específicos por curso, receber podcasts, entre outros recursos. O AVA da Metodista pode ser acessado em qualquer computador com as devidas condições técnicas e acesso a adequadas bandas de conexão à Internet.

 

1.6 - O que é um polo de apoio presencial?


Polo de apoio presencial é o local devidamente credenciado pelo MEC, no País ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação (provas, exames etc.) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e ou participantes do respectivo processo de formação.

 

1.7 - Onde estão localizados os polos de apoio presencial da Metodista?


A Universidade Metodista de São Paulo está presente em diversos estados brasileiros e Distrito Federal por meio dos seus polos de apoio presencial. Confira os endereços.

 

1.8 - Os campi da Metodista em São Bernardo do Campo também são polos de apoio presencial?

 

Sim. Em 2012, o Campus Rudge Ramos se tornou polo de apoio presencial e, desde então, oferece alguns cursos a distância. Além disso, alunos EAD podem utilizar os serviços dos três campi instalados em São Bernardo do Campo (como biblioteca, academia, etc.), pois têm todos os direitos do aluno matriculado em cursos presenciais.

Confira os cursos disponíveis no Polo Rudge Ramos - São Bernardo do Campo

 

1.9 - O que faz um professor EAD?


O professor se responsabiliza pela elaboração do conteúdo dos módulos que compõem o curso. Ministra as teleaulas ao vivo e analisa as melhores maneiras de aproveitamento da disciplina, estabelecendo mecanismos e atividades para a avaliação dos alunos.

 

1.10 - O que faz um professor-tutor EAD?


O professor-tutor acompanha o andamento das atividades realizadas pelo aluno, auxiliando-o e orientando-o sobre as dúvidas surgidas sobre as aulas, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

1.11 - O que faz um monitor de EAD?


O monitor é um profissional que dá suporte aos alunos de Graduação a distância no polo de apoio presencial, no momento da teleaula. Ele organiza a sala e acompanha a turma nas atividades presenciais, esclarece dúvidas técnicas, motivando e colaborando no bom aproveitamento das aulas.

 

1.12 - Como o aluno poderá tirar suas dúvidas?


As dúvidas e outras interações necessárias ao desenvolvimento do curso são comunicadas à equipe docente da Metodista, da qual fazem parte os responsáveis por esclarecer e orientar os alunos no que for necessário para um bom desempenho acadêmico. Há um Ambiente Virtual de Aprendizagem disponível na Internet exclusivo para os alunos da Metodista interagirem entre si e com a equipe docente.

 

1.13 - Como é feito o controle da participação do aluno nas atividades a distância?


Embora haja maior flexibilidade de horário para a realização das atividades no AVA, estas terão prazos e datas de entrega que deverão ser respeitados. Todas as atividades são formuladas de forma que haja uma equivalência de horas dedicadas aos estudos. Quando há o cumprimento dos exercícios propostos, a participação está comprovada.

 

1.14 - Quais os recursos necessários para realizar os cursos a distância da Metodista?


É necessário um computador com acesso à Internet com navegador (browser) atualizado e hardware compatível com o bom funcionamento do mesmo. O acesso deverá ser, preferencialmente, por meio de banda larga de no mínimo 256 MB. Cabe destacar que os cursos são desenvolvidos para que se adaptem a diversos tipos de conexões ADSL, modem, dial-up, wi-fi, etc.
Para assistir às aulas ao vivo em um computador pessoal, é necessário possuir:

  • Windows 2000 ou versão mais atual com atualizações;
  • Windows Media Player versão 10 ou superior;
  • Mac OS X 10.3 ou superior;
  • Quick time 7 com plugin “Flip for Mac”
  • Igual ou superior a Firefox 1.1, Internet Explorer 5.0 ou Safari 1.0;
  • Conexão ADSL com no mínimo 500 Kbps (banda larga);
  • Pentium 4 cin 512 Mb de memória ou equivalente a Apple.

 

1.15 - Que conhecimentos de informática são necessários para fazer o curso?


É desejável conhecimentos básicos de usuário, tais como uso do sistema operacional e de um editor de textos, acesso e navegação na Internet e uso de correio eletrônico.

 

1.16 - Todos os cursos são oferecidos em todos os polos?


Verifique aqui quais os polos de apoio presencial oferecem quais cursos.


Sua dúvida não consta aqui? Fale conosco


2 - Sobre os cursos de Graduação a distância

 


Sua dúvida não consta aqui? Fale conosco


2.1 - Quem poderá fazer um curso de graduação a distância da Metodista?


Qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, reconhecido pelo MEC.


2.2 - Quais são as vantagens em realizar um curso de Graduação a distância da Metodista?


A Graduação na modalidade a distância ajuda a superar distâncias geográficas ao oferecer a oportunidade de formação profissional tendo a interação entre alunos e professores mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação, tornando flexível a dinâmica de estudo.

Com o sistema de educação a distância, o aluno tem a flexibilidade de horário de estudo, de forma que seja adequado à sua disponibilidade e localidade, já que é possível acessar seu ambiente de estudo de qualquer computador com conexão à internet.

Essa modalidade de aprendizado estimula a autonomia de cada aluno, fazendo-o participar das aulas em caráter pró-ativo, na qual ele busca o conhecimento e obtém completo suporte pedagógico da Universidade e por um investimento acessível a todos.


2.3 - Qual a metodologia de ensino dos cursos de Graduação a distância da Metodista?


A Universidade Metodista de São Paulo utiliza diversas ferramentas que tornam eficiente o sistema de educação a distância. Uma delas é a teleaula, que é transmitida ao vivo e via satélite diretamente dos estúdios da Metodista para todos os polos de apoio presencial.

Os alunos comparecem ao polo para participar das teleaulas ao vivo. Durante a teleaula, o professor tira dúvidas e propõe algumas questões para serem resolvidas. As dúvidas e respostas são reunidas por monitores, que as enviam para a Metodista via internet, além de apoiarem outras atividades dos alunos. Também nesse encontro, os alunos têm a oportunidade de se reunir com seus colegas de sala para a realização de uma aula-atividade nos laboratórios de informática – momento de exercitar os conceitos discutidos em aula.

Nos demais dias, as aulas podem ser acompanhadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), de qualquer computador, mediante uso de senha pessoal exclusiva para matriculados. Por meio de exercícios propostos, leituras recomendadas e aulas em formato digital, os alunos desenvolvem a aprendizagem e podem se comunicar com os professores por meio da troca de mensagens, chats e acesso a outros recursos, como fóruns de discussão, questionários, download de arquivos, podcasts, vídeos, entre outros.

 

2.4 - Os encontros nos polos são obrigatórios para os cursos de Graduação a distância?


Sim. São controlados como frequência e nível de participação.


2.5 - A Metodista fornece algum material didático para os alunos da Graduação a distância?


Sim. Todo semestre o aluno receberá, gratuitamente, um guia de estudos com o conteúdo a ser abordado nas aulas, desenvolvido pelos docentes do curso especialmente para auxiliar o acompanhamento das mesmas. No Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno pode fazer o download dos textos, documentos e arquivos disponibilizados pelos professores, fazer a leitura e imprimi-los. Além disso, várias publicações presentes em bibliotecas digitais de renome são disponibilizadas pela equipe docente para auxiliar na pesquisa individual e em grupo.

 

2.6 - Como são as avaliações dos cursos de Graduação a distância?


Mais que 50% da nota do aluno é obtida por meio de avaliações presenciais nos polos de apoio presencial. Tais avaliações buscam, de forma geral, integrar os conteúdos estudados. As demais avaliações são realizadas pelo envio de resultados de pesquisas, participação presencial e a distância e demais produções do aluno, individual e em grupos.

 

2.7 - Como é o processo seletivo para ingressar nos cursos de Graduação a distância?


O Processo Seletivo – EAD poderá ser realizado por duas alternativas, segundo a opção do candidato:

  • Prova de redação;
  • ENEM – utilização da nota do ENEM. Neste caso, não há necessidade de realizar a prova de redação do vestibular Metodista EAD.

 

2.8 - Onde será realizado o processo seletivo?


O Processo Seletivo será realizado nos Polos de Apoio Presencial, conforme divulgado na página www.metodista.br/vestibular/ead

 

2.9 - Como se inscrever para participar do processo seletivo?


As inscrições são feitas por meio de preenchimento de um formulário disponível na internet, no endereço www.metodista.br/vestibular/ead.
O candidato também pode realizar a sua inscrição no polo de apoio presencial, caso encontre qualquer dificuldade ao se inscrever na internet.
A inscrição será válida somente após o pagamento da taxa de inscrição em agência bancária.

 

2.10 - Quanto será a taxa de inscrição ao processo seletivo?


Existem dois valores para taxas de inscrição ao processo seletivo, uma para quem fará a prova de redação e outra para quem optar pelo uso da nota do ENEM. Para verificar os valores das taxas, acesse o site do Processo Seletivo EAD.

 

2.11 - Qual o período de inscrição para o próximo processo seletivo dos cursos de Graduação a distância?


Confira aqui as datas ao próximo processo seletivo: http://www.metodista.br/ead/graduacao/processo-seletivo

 

2.12 - Quais são os cursos de Graduação a distância oferecidos pela Metodista?


Confira a lista completa

 

2.13 - Qual o valor de investimento pessoal para esses cursos?

 

A Metodista trabalha seus cursos com semestres letivos. Por esta razão, a matrícula será válida apenas para o período de seis meses, após o qual deverá ser renovada para mais um semestre.

Verifique o valor da mensalidade de cada curso

 

2.14 - Qual a carga horária e duração dos cursos?

     

  • Bacharelado: 4 anos
  • Licenciatura: 3 anos
  • Graduação Tecnológica: 2 anos / 2,5 anos
  • Programa de Integralização de Créditos em Teologia: 1 ano (período sujeito à alteração de acordo com a análise da matriz curricular do candidato).
  • Verifique a carga horária de cada curso. Clique aqui

 

2.15 - Quais os dias e horários das teleaulas e dos encontros presenciais dos cursos de Graduação a distância?

 

Cada curso tem seu dia e horário específico. Consulte a informação no site

2.16 - Qual é a matriz curricular dos cursos de Graduação a distância da Metodista?


Confira a matriz curricular do seu curso de interesse. Clique aqui

 

2.17 - Com diploma de curso superior a distância é possível se candidatar a concursos públicos?


Sim. A modalidade a distância tem a mesma validade oficial dos cursos presenciais e não interfere nos processos de concursos públicos. Sempre consultar os editais dos concursos para que haja constatação dos requisitos e verificar se estão de acordo com o Decreto 5.622/2005, que regulamenta a EAD no País.

 

2.18 - Como é emitido o diploma dos cursos de Graduação a distância?


O diploma é emitido pela Universidade Metodista de São Paulo e, por se tratar de outra modalidade de oferecimento, não há diferenças em relação aos diplomas emitidos para os cursos presenciais. Além disso, o Decreto 5.622, de 19/12/2005 regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas presenciais e a distância, o que confere a eles validade em todo o território nacional.

 

2.19 - A Metodista oferece bolsas de estudos para os cursos de Graduação a distância?


Para os cursos a distância a Metodista participa do programa PROUNI. Inscreva-se no site http://prouni-inscricao.mec.gov.br/prouni/ e concorra a bolsas para estudar na Metodista.
Clique aqui para obter mais informações sobre PROUNI.

 

2.20 - É possível fazer transferência de outra instituição para os cursos de Graduação a distância da Metodista?


Sim, a transferência é permitida. Será exigida a seguinte documentação: histórico escolar completo e devidamente atualizado; programas das disciplinas cumpridas ou em curso - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição; declaração de vínculo com a instituição de origem.
A transferência depende da existência de vagas remanescentes e será efetivada conforme a ordem dos critérios abaixo:

  • Menor número de adaptações;
  • Menor número de reprovações, no curso de origem;
  • Maior média aritmética das notas e do histórico escolar;

 

2.21 - Em caso de transferência, é necessário realizar o processo seletivo?


Não obrigatoriamente. Caso se interesse pela transferência, é recomendável fazer o vestibular para não correr o risco de ficar sem vaga. É melhor garantir a vaga por meio do processo seletivo e posteriormente solicitar o aproveitamento de estudos nas disciplinas já cursadas em outra faculdade ou curso.
Verifique o período de ingresso por meio da Transferência Externa.

 

2.22 - Se o candidato já possui uma formação em ensino superior, é necessário realizar o processo seletivo para ingressar em um curso de Graduação a distância?


Não necessariamente, desde que seja portador de diploma devidamente registrado. Deverá solicitar o ingresso como portador de diploma de curso superior e sua entrada estará sujeita à existência de vagas remanescentes. Será exigida a seguinte documentação: Uma cópia autenticada do diploma de curso de Graduação devidamente registrado pelos órgãos competentes do MEC e uma cópia autenticada do Histórico Escolar. Procure um polo mais próximo.
Verifique o período de ingresso para Portador de Diploma.

 

2.23 - É possível validar as disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?


Sim. Se você foi regularmente matriculado em algum curso superior de Graduação reconhecido e os créditos possam ser comprovados.
Para tanto, você deverá solicitar, no ato da matrícula, o aproveitamento de estudos e anexar os seguintes documentos: histórico escolar completo e devidamente atualizado; e programas das disciplinas cumpridas - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição na qual você estudou. O aproveitamento dos créditos dependerá de análise da Universidade Metodista.

 

2.24 - Existe desconto na mensalidade para as disciplinas que são aproveitadas?


Mesmo que seja realizado o aproveitamento de estudos, o pagamento das mensalidades será integral e a definição sobre quais os créditos não precisam ser cursados dependerá de análise a ser realizada pela coordenação de curso da Metodista.
Caso haja dispensa de todos os módulos de um semestre, o aluno fica isento do pagamento deste semestre em específico, mas se tiver que cursar um único módulo, terá que pagar integralmente a semestralidade.

 

2.25 - É possível transferir-se de um curso presencial da Metodista para um curso de Graduação a distância?


Sim. A solicitação deve ser realizada por meio do Portal do Aluno.

 

2.26 - É possível transferir-se de um curso de Graduação a distância para um curso presencial da Metodista?


Sim. A solicitação deve ser realizada por meio do Portal do Aluno.

 

 

2.27 - O aluno poderá transferir-se de polo ou de curso uma vez que iniciar os estudos?


Sim. Desde que esteja regularmente matriculado e exista vaga. Qualquer solicitação deverá seguir os prazos do calendário acadêmico e a transferência de curso só pode acontecer entre cursos afins. Já o aluno PROUNI poderá transferir-se, contudo, perderá o direito à bolsa de estudos, visto que a bolsa PROUNI é válida somente para o curso/polo/turno ao qual se candidatou inicialmente.

 


Sua dúvida não consta aqui? Fale conosco


3 - Sobre os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização a distância


Sua dúvida não consta aqui? Fale conosco



3.1 - Quem pode fazer um curso de Pós-Graduação a distância da Metodista?


Qualquer pessoa que tenha concluído um curso Superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), desde que seja reconhecido pelo MEC.

 

3.2 - Quais as vantagens em realizar um curso de Pós-Graduação a distância da Metodista?


A Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização na modalidade a distância ajuda a superar distâncias geográficas ao oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento a profissionais que buscam se aprimorar ou mesmo redirecionar suas carreiras. Isso é possível porque os cursos são organizados tendo a interação entre alunos e professores mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação, tornando flexível a dinâmica de estudo.

Com o sistema de educação a distância, o aluno tem a flexibilidade de horário de estudo, de forma que seja adequado à sua disponibilidade e localidade, já que é possível acessar seu ambiente de estudo de qualquer computador com conexão à internet.

Essa modalidade de aprendizado estimula a autonomia de cada aluno, fazendo-o participar das aulas em caráter pró-ativo, na qual ele busca o conhecimento e obtém completo suporte pedagógico da Universidade e por um investimento acessível a todos.


3.3 - Qual a metodologia de ensino dos cursos de Pós-Graduação a distância da Metodista?


O aluno assiste, quinzenalmente, às webaulas que são ministradas por professores da Metodista e transmitidas ao vivo pela internet.

Durante a transmissão, a equipe de professores do curso fica à disposição do aluno para troca de informações e esclarecimentos às dúvidas. A interação se mantém durante o restante da semana. Posteriormente, as teleaulas também ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) por mais quinze dias após sua transmissão para serem revistas e consultadas a qualquer momento e no local de sua preferência.

Durante a quinzena, os conteúdos específicos do curso podem ser acessados via internet, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), de qualquer computador, mediante uso de senha pessoal exclusiva para matriculados. Várias atividades de estudo e interação acontecem durante a quinzena, com vistas a atingir os objetivos de aprendizagem propostos. É principalmente por meio desse ambiente que o aluno interage com a equipe docente da Metodista. Nessa sala de aula virtual existem diversos recursos possíveis: Fóruns de discussão, chats, questionários, download de arquivos, troca de mensagens, podcasts, vídeos, entre outros.

 

3.4 - Os encontros quinzenais nos polos são obrigatóriospara os alunos de Pós-Graduação a distância?


Não. O aluno assiste às teleaulas por meio de qualquer computador com conexão à internet por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. A presença obrigatória do aluno no Polo será apenas para as avaliações semestrais e apresentação do trabalho de conclusão de curso.

 

3.5 - A Metodista fornece algum material didático para os alunos de Pós-Graduação a distância?


Sim. O aluno receberá pelo menos um livro que aborda conteúdos relacionados às temáticas do curso para auxiliar no aprofundamento das mesmas. Além disso, no ambiente virtual de aprendizagem, o aluno tem acesso aos textos, documentos e arquivos disponibilizados pelos professores.

 

3.6 - Como são as avaliações dos cursos de Pós-Graduação a distância?


Os alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a distância são avaliados primordialmente por meio de duas avaliações presenciais, que ocorrem presencialmente nos Polos de Apoio Presencial e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao término do curso. Tais avaliações buscam, de forma geral, integrar os conteúdos estudados ao longo do curso. As demais avaliações são realizadas pela participação em atividades obrigatórias realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem durante todo o período.

 

3.7 - Estou concluindo minhas horas de estágio. Posso ingressar em um curso de Pós-Graduação a distância?


Para ingressar em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu, é necessário ter finalizado o curso de graduação ou de Curso Superior.

 

3.8 - Como é o processo seletivo para ingressar nos cursos de Pós-Graduação a distância?


Para ingressar no curso, basta realizar a pré-matrícula por meio do Portal da Metodista, preenchendo o formulário disponível na página do curso escolhido, disponível no período de inscrições e encaminhar a documentação necessária à Metodista.

Confira o que é necessário para se pré-matricular.

Ressalta-se que o ingresso do candidato ao curso está sujeito à avaliação dos documentos requeridos, bem como ao número mínimo de alunos para o oferecimento do curso. Vagas limitadas por polo.

3.9 - Qual o próximo período de pré-matrícula para os cursos de Pós-Graduação a distância?


Verifique em nosso site: http://www.metodista.br/ead/pos-graduacao

 

3.10 - Quais são os cursos de Pós-Graduação a distância oferecidos pela Metodista?

 

Confira a lista completa

 

3.11 - Qual o valor de investimento pessoal para esses cursos?


A Metodista trabalha em seus cursos com semestres letivos. Por esta razão, a matrícula será válida apenas para o período de seis meses, após o qual deverá ser renovada para mais um semestre. Portanto, o valor investido no curso é referente à semestralidade, sendo esta dividida em seis parcelas mensais.

Confira os valores mensais de cada curso

3.12 - Qual a carga horária e duração dos cursos de Pós-Graduação a distância?


Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância têm as seguintes cargas horárias: 360h, 380h, 420h e 460h, respeitando o calendário acadêmico.

  • Verifique a carga horária de cada curso. Clique aqui.

 

3.13 - Quais os dias e horários das webaulas e dos encontros presenciais dos cursos?


As webaulas transmitidas ao vivo ocorrem quinzenalmente aos sábados, das 8h às 12h. Já os encontros presenciais destinados às avaliações e apresentação do trabalho de conclusão de curso são obrigatórios e realizados uma vez por semestre.

 

3.14 - Qual é a matriz curricular dos cursos a distância da Metodista?


Confira a matriz curricular do seu curso de interesse. Clique aqui

 

3.15 - Como é emitido o certificado dos cursos de Pós-Graduação a distância?


O certificado é emitido pela Universidade Metodista de São Paulo e, por ser apenas uma outra modalidade de oferecimento não há diferenças entre os certificados emitidos para os cursos a distância. Além disso, o Decreto 5.622, de 19/12/2005 regulamentou a equivalência irrestrita entre diplomas e certificados presenciais e a distância, o que confere a eles validade em todo o território nacional.

 

3.16 - Com certificado de especialização a distância é possível se candidatar a concursos públicos?


Sim. A modalidade a distância tem a mesma validade oficial dos cursos presenciais e não interfere nos processos de concursos públicos. Sempre consultar os editais dos concursos para que haja constatação dos requisitos e verificar se estão de acordo com o Decreto 5.622/2005, que regulamenta a EAD no País.

 

3.17 - Sou graduado, contudo ainda não solicitei meu diploma na Universidade. Posso fazer a matrícula nos cursos de Pós-Graduação a distância?


Sim. Em substituição a cópia autenticada do diploma de curso superior, devidamente registrado, você poderá apresentar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, ocasião em que assinará um termo de compromisso/ciência, no qual será definido o prazo para entrega do diploma.

 

3.18 - Sou graduado pela Universidade Metodista de São Paulo. Para matricular-me nos cursos de Pós-Graduação a distância é necessário apresentar o histórico escolar e o diploma?


Sim, é necessária a apresentação de todos os documentos solicitados pela Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação, para efetivação da matrícula.

 

3.19 - Sou ex-aluno da Universidade Metodista de São Paulo. Tenho algum desconto nos cursos de Pós-Graduação a distância?


Os ex-alunos (formados) pela Universidade Metodista de São Paulo, que ingressarem em um dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, terão isenção na taxa de pré-matrícula e desconto de 10% no valor das mensalidades referente ao programa de estímulo à adimplência.

Saiba mais sobre as vantagens do Sempre Metô

3.20 - A Metodista oferece bolsas de estudos para os cursos de Pós-Graduação a distância?


Não.

 

3.21 - É possível fazer transferência de outra instituição para os cursos de Pós-Graduação a distância da Metodista?


Para os cursos de pós-graduação a distância não é possível realizar transferência de nenhuma outra faculdade. O candidato que já obtiver realizado alguma especialização poderá encaminhar seus documentos para análise e possível dispensa de disciplinas.

 

3.22 - Se o candidato já possui uma formação em pós-graduação, é necessário realizar o processo de pré-matrícula?


Sim. Mesmo que o candidato tenha diploma de especialização deverá realizar o procedimento completo para ingressar nos cursos de pós-graduação a distância.

 

3.23 - É possível aproveitar as disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior?


Sim. Isto é possível se você foi regularmente matriculado em algum curso de pós-graduação reconhecido e os créditos possam ser comprovados até o limite estabelecido pelo Regulamento da Pós-Graduação Lato Sensu da Metodista, disponível em http://www.metodista.br/lato/regulamento-lato.pdf/download

Para tanto, você deverá solicitar, no ato da matrícula, o aproveitamento de estudos e anexar os seguintes documentos: histórico escolar completo e devidamente atualizado; e programas das disciplinas cumpridas - uma cópia devidamente autenticada pela Instituição na qual você estudou.

O aproveitamento dos créditos dependerá de análise da Universidade Metodista e será dispensado até no máximo 30% do total da carga horária do curso de interesse.

 

3.24 - É oferecido desconto na mensalidade para as disciplinas que são aproveitadas?


Mesmo que seja realizado o aproveitamento de estudos, o pagamento das mensalidades será integral e a definição sobre quais os créditos não precisam ser cursados dependerá de análise a ser realizada pela coordenação de curso da Metodista.

Caso haja dispensa de todas as disciplinas de um semestre, o aluno mantém a responsabilidade financeira contratual.

 

3.25 - É possível transferir-se de um curso presencial de Pós-Graduação Lato Sensu da Metodista para um curso de Pós-Graduação a distância de mesmo nível ou vice-versa?


Sim. A solicitação deve ser realizada por meio do preenchimento da ficha de pré-matrícula, no momento em que estiver disponível. Lembrando que a mensalidade referente ao mês anterior ao cancelamento não será devolvida. Além disso, o aluno deverá solicitar o desligamento do curso que será cancelado.

 

3.26 - O aluno poderá transferir-se de polo ou de curso uma vez que iniciar os estudos?


Sim. Desde que esteja regularmente matriculado e exista vaga. Dentro do prazo de até 7 dias antes do início das aulas, o aluno poderá preencher uma nova ficha de pré-matrícula disponível no Portal da Metodista selecionando o curso ou polo de sua preferência.

Qualquer solicitação deverá seguir os prazos do calendário acadêmico e a transferência de curso só pode acontecer entre cursos afins.

 

3.27 - Fazendo curso de Pós-Graduação a distância eu posso ministrar aulas?


As instituições de ensino costumam valorizar profissionais docentes que tenham mais titulação acadêmica. No caso específico da área de Educação, algumas exigem que se tenha cursado disciplina que trata da metodologia ou didática do ensino superior. Tal disciplina é obrigatória nos currículos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização da Metodista que visam à formação do docente do ensino superior.

 

3.28 - Tenho interesse em fazer Mestrado. É necessário cursar primeiro a Pós-Graduação a distância?


Não, os cursos são independentes e com objetivos distintos.

 

3.29 - Como devo proceder para obter o desconto nas mensalidades dos cursos de Pós-Graduação a distância?


Descontos para a antecipação do pagamento de mensalidades. Confira as possibilidades estabelecidas na tabela do Programa Investindo no Futuro;

O aluno que quitar sua mensalidade até o vencimento da parcela terá o desconto do programa de estímulo à adimplência;

Desde 2002, a Universidade Metodista de São Paulo vem firmando Convênio de Cooperação Institucional, Educacional e Cultural, com Empresas/Sindicatos, o qual tem possibilitado descontos nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu/Especialização.

Para requerer este tipo de benefício, o interessado deverá preencher o formulário específico na Coordenação de Processos Acadêmicos de Pós-Graduação, localizada no Campus Rudge Ramos, Edifício Capa, sala 303 e entregar declaração de vínculo empregatício com a Empresa/Sindicato conveniada.

 

3.30 - Quais os documentos que devem ser entregues?


Documentos a serem entregues:
Sindicatos/Associações/Empresa

  • Declaração de vínculo com o(a) Sindicato/Associação/Empresa conveniado(a) e

OBS: Informações complementares poderão ser obtidas no portal da metodista, através do endereço: http://www.metodista.br/lato, nos links: Benefícios e descontos e Convênios.

Caso o pedido seja no ato da matrícula, o desconto será concedido a partir da segunda mensalidade. Para aqueles que fizerem a solicitação após a matrícula, o desconto será gerado a partir do mês seguinte contanto que o pedido seja entregue até o dia 20 do mês corrente, caso contrário, será cadastrado no próximo período. Não há possibilidade de desconto retroativo.

Ações do documento