Seções
Faculdade de
Teologia
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Fateo Cursos Graduação

Bacharel em Teologia - Modalidade Presencial

Matriz curricular

O Curso de Teologia oferecido pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista / Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) é reconhecido pelo MEC desde 2000, tendo obtido conceito máximo na avaliação da Comissão de Especialistas.

A graduação em Teologia é realizada em oito semestres, com as opções de horário matutino ou noturno. O curso fornece formação teórica e prática que capacite o estudante para o ministério pastoral, sem se esquecer de outras atividades voltadas para Igreja, pessoas, grupos sociais ou problemas específicos da sociedade contemporânea.

A graduação em Teologia, quando aliada a outra qualificação profissional, permite ao profissional a atuação com faixas etárias específicas ou em funções educativas que necessitem de formação teológica, em escolas, instituições e igrejas. O teólogo pode ainda atuar na área de estudos e pesquisas. O curso dá embasamento teórico necessário à continuidade da formação em cursos de pós-graduação em Teologia, Ciências da Religião, Ciências Humanas e afins.

O Curso de Teologia da Metodista tem por objetivo maior servir à Igreja Metodista na formação de seus agentes de pastoral, mas está estruturado a partir de uma perspectiva interdenominacional e ecumênica, o que significa que está aberto a receber estudantes vinculados ou não a qualquer confissão religiosa.

O mesmo se refere ao corpo docente formado por uma base de professores designados pelo Colégio dos Bispos da Igreja Metodista acrescida de docentes vinculados ou não a outras confissões religiosas. Desta forma, entre os docentes vinculados a denominações cristãs estão, além dos metodistas, os presbiterianos, luteranos, batistas, católicos-romanos.

O ingresso no curso de graduação em Teologia é realizado por meio de aprovação no processo seletivo da Universidade Metodista de São Paulo, com vagas oferecidas anualmente. O curso é coordenado pelo Prof. Nicanor Lopes, presbítero metodista e mestre em Ciências da Religião.

Veja também:

Ações do documento