Professora da FaTeo participa de Congresso da Academia Internacional de Teologia Prática em Amsterdam
Entre os dias 20 e 25 de julho a professora Blanches de Paula esteve na cidade de Amsterdam, na Holanda, participando de encontro da Academia Internacional de Teologia Prática (IAPT- http://ia-pt.org.) A IAPT é uma academia internacional que tem como objetivo aglutinar pesquisadores/as das Instituições Teológicas com identidade cristã, ecumênica, intercultural de todas as partes do mundo. O tema do Encontro foi - Cidade dos Desejos: um lugar para Deus? Diante desse tema, teólogos/as de várias partes do mundo apresentaram uma reflexão com o olhar da teologia prática nas mais diversas áreas: aconselhamento pastoral, homilética, Bíblia e pastoral, ciências humanas e sociais e Teologia Prática, Liderança, Sociedade e Pastoral, Antropologia.
Nessa ocasião, a profa. Dra. Blanches de Paula foi acolhida como uma das mais novas membros da Academia. Profa. Blanches foi indicada pelas profas. Susanne Johnson, e Jeanne Stvenson-Jonhons da Perkins School of Theology e é a terceira teóloga brasileira e latino-americana a integrar a IAPT. Com isso há possibilidades de novas parcerias, pesquisas interculturais na área da Teologia Prática.
A Profa. Blanches apresentou uma palestra entitulada: Corpos Enlutados: por uma aconselhamento pastoral comunitário. Sua apresentação refletiu uma parte de sua pesquisa sobre o luto. No Congresso houve mais de cem apresentações com diversas ênfases a partir do tema central.
O Congresso desafia a formação teológica num olhar para a cidade, os desejos e o lugar de Deus nos espaços de vivência e convivência que encontramos em nossas realidades hodiernas. Além disso, a Teologia Prática também foi um tema abordado na sua dimensão conceitual. Essa reflexão percorreu todo o evento como tema transversal que dialoga com a Bíblia, a Teologia Sistemática, História e as ciências de forma geral. Certamente nossa reflexão teológica latino-americana tem muito a contribuir para IAPT. A academia tem reuniões bienais. A próxima será em 2013 em Toronto e a de 2015 em Pretoria, África do Sul. A direção da IAPT intenciona que em 2017 o Congresso aconteça no Brasil.


