Uma Casa e Muitas Histórias - 10 anos da Câmara de Cultura Antonino Assumpção
| Quando |
04/09/2007 das 19:30 até 22:00 |
|---|---|
| Onde | Casa Amarela - Rua Marechal Deodoro - 1.325 - São Bernardo do Campo - SP - Brasil |
| Nome do Contato | Câmara de Cultura de SBC |
| Telefone do Contato | 55 11 4125-0054 |
| Adicionar evento ao calendário |
|
A casa amarela construída no final do século XIX, que já abrigou a primeira Câmara Legislativa Municipal, o gabinete de três prefeitos e a Casa dos Esportes, entre outras ocupações, há10 anos foi recuperada e transformada em espaço cultural. A programação de palestras, mesa de debates e performances artísticas que apresentamos a seguir é um convite para comemorar esses 10 anos de atividade.
PROGRAMAÇÃO
EXPOSIÇÕES
4 set |ter| - 19:30h - Abertura de Exposição: Memórias do Comércio
Cada momento da história de nosso município foi também marcado por uma vida comercial que o caracterizava. Esta exposição apresenta, por meio de fotos e depoimentos, um panorama da longa trajetória da atividade comercial na cidade, enfocando desde os velhos armazéns de secos e molhados do passado até o surgimento dos supermercados e shopping centers atuais. Visitação até 11 de outubro
Caciporé Torres - Escultor e professor universitário, o artista já foi premiado duas vezes como "melhor escultor" pela APCA. Visitação até 29 de setembro
SHOW ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO
5 set |qua| - 20h - Demônios da Garoa
SEXTAS MUSICAIS
14 set |sex| - 20h - Violeta de Outono
21 set |sex| - 20h - Blue Light Blues Band
28 set |sex| - 20h - Eurides Macedo
PALESTRAS E DEBATE
18 set |ter| - 20h - Palestra: Dinâmica cultural e política no Brasil: um caso de Estado
Convidada: Profª. Drª. Maria Arminda do Nascimento Arruda | FFLCH USP
A dinâmica cultural no Brasil singulariza-se por manter uma relação intrínseca com a política, sobretudo nos momentos decisivos de construção das novas diretrizes para o setor. Entre nós, as experiências de mecenato privado não foram a regra e, quando implementadas, não sofreram solução de continuidade. Nesse quadro, coube à iniciativa do Estado a dinamização da cultura, seja por meio do financiamento dos projetos, seja por intermédio da construção de políticas, cujo resultado ao mesmo tempo em que incentivou o desenvolvimento do setor, normatizou as formas de expressão. As políticas culturais do Estado Novo e do Regime Militar foram paradigmáticas no sentido apontado. A proposta da exposição é tratar das relações entre a cultura e a política, tomando como exemplos os momentos marcantes do desenvolvimento cultural.
19 set |qua| - 20h - Mesa de Debates: A memória e os sentidos do lugar
A mesa visa discutir questões relativas à apropriação de um espaço cuja peculiaridade é ser um patrimônio cultural. Por meio da discussão envolvendo conceitos teóricos e experiências práticas que toquem na questão das memórias que um lugar comporta, do patrimônio, da apropriação do espaço e da gestão de atividades culturais, os participantes serão convidados à reflexão de questões relativas a seu universo.
A Casa de Dona Yayá: histórias e desafios de uma experiência de gestão
Convidado: Profª. Drª. Ana Lúcia Duarte Lanna | FAU USP e IEB
A proposta desta palestra é apresentar a experiência de recuperação e uso do imóvel, bem tombado pertencente à Universidade de São Paulo, localizado na região do Bexiga, em São Paulo, conhecido como Casa de Dona Yayá. Para tanto pretendemos discutir os princípios que orientaram as ações empreendidas, qualificando o desafio de transformação do patrimônio edificado em bem cultural. Da mesma forma é fundamental problematizar a questão da atribuição de valores e diversos sentidos de memória relacionados ao objeto material e, sobretudo, enfrentar a questão de como ampliar os públicos para os quais faça culturalmente sentido a existência e preservação deste patrimônio cultural.
O sentido das coisas: sobre a construção social dos lugares
Convidado: Prof. Dr. Antonio Augusto Arantes | IFCH Unicamp
25 set |ter| - 20h - Palestra: Reencantar a Cidade a partir deste Quintal.
Convidado: Prof. Dr. Hamilton Faria | FAAP e Instituto Pólis
Uma reflexão sobre o papel da cultura para a humanização e a superação da fragmentação e da perda de referências num mundo que faz dos sonhos e desejos mercadorias descartáveis. A cultura pensada na ótica da cidadania cultural e do desenvolvimento humano poderá contribuir para reencantar o mundo, a cidade e o lugar. Parece pouco, mas a atuação local pode se constituir como forte corrente de reencantamento, desde que se constitua em ação glocal (global+local) e possa "lugarizar" fazeres, saberes e sentimentos para dialogar com o mundo e incidir sobre novos paradigmas de con-vivência. E desta forma criar uma cidade não apenas como o espaço material da sobrevivência, mas poeticamente habitável e lugar de vidas significativas.
INFORMAÇÕES
Toda a programação é gratuita.
Serão fornecidos certificados para aqueles que assistirem a dois terços da programação.
PRATA DA CASA
15 set |sáb| - 19h - Roda de Viola Especial
29 set |sáb| - 19h - Sarau Faço Parte
Releitura do Sarau Faça Parte, uma atividade que aconteceu em quase todos os meses de agosto de 2004 a agosto de 2006 na Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Estas noites culturais tiveram início a partir de uma iniciativa conjunta entre poetas da cidade e o Departamento de Ações Culturais e viraram um ponto de encontro entre artistas de diferentes gêneros e interessados em geral, todos podendo escolher se preferiam o palco (apresentando-se) ou a platéia (assistindo ao evento).
Nesta edição comemorativa, artistas de diversas linguagens e freqüentadores de outras edições do Sarau mostrarão suas produções através de performances em formato intimista. Demais interessados poderão inscrever-se no mesmo dia, das 18h às 19h. Estas apresentações serão sorteadas.



