Você está aqui: Página Inicial Gestão de Cidades Publicações Boletim Boletim nº 10 Protagonismo social é tema de evento na Metodista

Protagonismo social é tema de evento na Metodista

A Cátedra Prefeito Celso Daniel mais uma vez reuniu pessoas que trabalham para a transformação das cidades em lugares onde queremos viver e onde queremos ser cidadãos. O evento V Seminário Integrado e I Colóquio Internacional realizado no último dia 06 de Abril debateu o tema protagonismo social nas cidades.

A participação popular nas políticas públicas é essencial para que elas se adeqüem às necessidades e aos desejos da população. E, também, para que sejam fiscalizadas e instituídas corretamente. Apesar de existirem marcos legais para a democracia participativa desde a Constituição de 1988, ela ainda é praticamente nula no Brasil.

"As pessoas não se apropriam daquilo que lhes é de direito. A pessoa só se percebe como cidadã quando vai votar", enfatizou Dagmar Silva Pinto de Castro, coordenadora da Cátedra Prefeito Celso Daniel.

E para que esse complexo processo pudesse ser entendido, realizado e ampliado, o seminário também debateu a gestão participativa, as experiências que estão dando certo como nas cidades de Diadema, Jacareí e na favela de Heliópolis. Trouxe experiências internacionais, como Massimo Bianchi, da Universidade de Bolonha (Itália). A Cátedra também abriu espaço para os jovens pesquisadores.

O seminário contou com a presença de pessoas marcantes na trajetória do protagonismo social, como João Avamileno (prefeito de Santo André), Hiroyuki Minami (secretário de Planejamento de São Bernardo do Campo), Agnaldo Santos e Jorge Kayano (Instituto Pólis), Alexandre Amorim (coordenador do Orçamento Participativo de Jacareí), Neide Rodrigues (secretária de Cultura de Joanópolis), João Miranda Neto, Brás Rodrigues Nogueira e Nazareno Antônio da Silva (UNAS da favela de Heliópolis). (Cristiane Suzzio)

Ações do documento