Você está aqui: Página Inicial Handebol Equipe Masculina Conheça o Esporte Handebol no Mundo

Handebol no Mundo

A Europa é o grande centro do handebol no mundo. Por ter sido criado e se popularizado no continente, mais especificamente na Alemanha, é lá que surgem as grandes estrelas desse esporte.

Muito popular, em alguns países pode ser comparado com o futebol no Brasil, pois lota ginásios e causa euforia.

As principais seleções masculinas são as da Alemanha, Espanha, França, Croácia e Rússia. Quanto aos clubes são também nesses países que estão os melhores do mundo e, conseqüentemente os melhores jogadores.

O atual Campeão Mundial de Handebol é a seleção da Espanha. Já a atual Campeã Olímpica masculina é a seleção da Croácia.

Eleito em 2005, o atual melhor jogador do mundo é o goleiro do C.B. Ciudad Real, da Espanha, Arpard Sterbik. Pela primeira vez na história do handebol, um goleiro recebeu este título.

O armador esquerdo brasileiro Bruno Souza já foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo, sendo o único brasileiro da história do handebol no Brasil a figurar entre os melhores do mundo. O ex-atleta da Metodista joga na Alemanha no H.S.V Hamburg.

Os principais campeonatos disputados no mundo entre seleções de handebol são as Olimpíadas e o Campeonato Mundial de Handebol.


Nas Olimpíadas

O handebol fez parte pela primeira vez de uma Olimpíada em 1936 na Alemanha. Neste ano a seleção da casa se sagrou campeã e somente o naipe masculino pode participar.

Somente em 1972 nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha o handebol se tornou um esporte oficialmente olímpico. Na ocasião a seleção masculina da Iugoslávia levou a medalha de ouro.

A primeira participação da seleção brasileira de handebol em uma Olimpíada foi em 1992, em Barcelona, Espanha. A seleção masculina representou o país e ficou com a 12º colocação.

Em 1996, em Atlanta, Estados Unidos, mais uma vez a seleção masculina se classifica e conquista o 11° lugar.

Já no ano de 2004 a seleção masculina de handebol volta a uma Olimpíada e, pela primeira vez, o Brasil consegue classificar suas duas seleções, masculina e feminina, que conquistam o 10º e 7° lugar respectivamente.

A atual seleção Campeã Olímpica masculina é a da Croácia, uma das maiores potências no handebol masculino mundial. A Croácia é, ao lado da Iugoslávia, a seleção que mais tem medalhas de ouro no handebol em Olimpíadas, ao todo são dois títulos (2004 e 1996).


Mundiais

A seleção brasileira de handebol já participou de seis Campeonatos Mundiais de Handebol, o primeiro deles em 1995, quando ficou com o 21º lugar. As outras participações foram nos anos de 1997 (24º), 1999 (16º), 2001 (19º), 2003 (22º) e em 2005 (19º).

O campeonato Pan Americano é classificatório para o Mundial. Em 2006 a Seleção Brasileira masculina garantiu sua vaga no Campeonato ao vencer o Pan - Americano disputado em Aracaju – SE.

O próximo Campeonato Mundial de Handebol masculino acontece em janeiro de 2007 na Alemanha.


Interclubes

Somente dois Campeonatos Mundiais Interclubes foram realizados até 2006.

A equipe masculina Metodista / São Bernardo esteve nos dois. No primeiro, disputado em 1997, na Áustria, a equipe brasileira foi a única representante do continente americano e ficou com o sexto lugar.

A segunda edição foi sediada no Qatar, na cidade de Doha, em 2002. A equipe brasileira Metodista / São Bernardo ficou em terceiro lugar.

Ações do documento