Você está aqui: Página Inicial Handebol Equipe Masculina Conheça o Esporte História do Jogo

História do Jogo

Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou, no Instituto de Ortrup, um jogo denominado "Haandbold" e determinou suas regras. Na mesma época, os Tchecos conheciam um jogo semelhante chamado "Hazena". Fala-se também de uma prática similar na Irlanda e Uruguai.

Todavia o handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como "Raftball". Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação lnternacional de Futebol.

O período da I Guerra Mundial (1915-1918) foi decisivo para o desenvolvimento do jogo, quando o berlinense Max Heiser, criou um jogo ao ar livre para as operárias derivado do "torball".

Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "torball", alterando seu nome para "handball" e publicou as regras na Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores. Em 1920, o Diretor da Escola de Educação Física da Alemanha tornou o jogo desporto oficial.

Já bastante popularizado, a versão jogada em campo de futebol, chamado "handebol de campo", foi incluída nos Jogos Olímpicos realizados em Berlim em 1936.

Em 1972, nos Jogos Olímpicos realizados em Munique - Alemanha, o handebol (não mais era necessário o complemento "de salão") foi incluído na categoria masculina, reafirmou-se em Montreal, Canadá em 1976, agora com os naipes masculinos e femininos, e não mais parou de crescer.

Ações do documento