Seções
Você está aqui: Página Inicial jornal 88 O poder da Mídia

O poder da Mídia

18.jpg

Os meios de comunicação influenciam vários aspectos da nossa vida: comportamental, profissional, comercial. Desde programas de entretenimento até os mais informativos têm grande poder de persuasão e influenciam em nossas decisões. Novelas ditam modas, notícias causam reviravolta nos mercados e na política, e a publicidade nos diz qual é o melhor produto a ser consumido.

O fato é que nem sempre estamos conscientes dessa “ditadura” que permeia nossas mentes e comportamento. O Jornal da Metodista saiu a campo para saber se as pessoas estão conscientes dessa realidade e se são submetidas ou não às regras impostas pela mídia.


VOCÊ ACHA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO INFLUENCIAM NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS? EM QUE MEDIDA?

  • “Sim. Os meios de comunicação têm muita força hoje em dia. Acho que eles conseguem manipular e influenciar principalmente as comunidades carentes, eles dão uma opinião pronta a respeito de um determinado assunto e aquilo se torna verdade absoluta. Vejo mulheres na televisão se insinuando e acredito que essa seja uma das possíveis razões para vermos meninas tão jovens mães, elas vêem esse mundo como modelo de vida a ser seguido”.

Talita Mathias, aluna do 5° semestre de jornalismo


  • “Os meios de comunicação como: televisão, rádio e outdoor são reflexos da sociedade. Eu acredito que os meios podem ter alguma influência sim, mas não necessariamente mudam os hábitos das pessoas”.

Luciano Bonetti, prof. coordenador do curso de Comunicação Mercadológica


  • “Sim, eu acho que eles influenciam as pessoas, principalmente as de classe mais baixa, que só tem acesso a alguns meios de comunicação. Quem pode ler vários jornais, revistas, não é tão facilmente influenciado, porque percebe o que está por trás da notícia".

Marília Leonaldo, aluna do 4° semestre de Jornalismo


  • “Com certeza sim, os meios de comunicação influenciam tanto na forma direta, quanto na forma indireta. Acredito que eles fornecem alguns parâmetros sociais, culturais, políticos, que muitas vezes podem influenciar as pessoas, parâmetros estes que muitas vezes são copiados”.

Maria Antonia Chippari, professora do curso de Psicologia

Ações do documento