Seções
Você está aqui: Página Inicial jornal 90 Pesquisa aponta que o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento

Pesquisa aponta que o Brasil é considerado um país de alto desenvolvimento

PAÍS FICA EM 70º LUGAR NO RELATÓRIO DE ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)

Desde que foi divulgado o primeiro relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), há 30 anos, o Brasil alcançou pela 1ª vez a pontuação de 0,800, o que colocou o País na categoria do alto desenvolvimento humano. Segundo o professor Cassiano Bovo, da Faculdade de Direito, da Universidade Metodista de São Paulo, esses resultados pouco indicam se o Brasil é um país de alto desenvolvimento, e analisa o Brasil em relação a outros países.

“De modo geral, como os relatórios da Comissão Econômica para América Latina (Cepal) vêm demonstrando, o Brasil está muito longe da Argentina, Chile, Uruguai e Costa Rica. Ele perde para o México, que fica mais perto do Brasil, que, por sua vez, fica próximo ao Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e fica muito à frente de países como Guatemala, Honduras, Paraguai, Bolívia, República Dominicana etc, que estão numa posição de desenvolvimento bastante sofrível”, explica.

O IDH leva em conta três indicadores: Crescimento Econômico, Saúde e Educação. O primeiro leva em conta o que se chama de PIB Per Capita ajustado ao padrão de vida, indicador econômico que ajudou o Brasil a entrar para este bloco. O de Saúde é medido por duas variáveis: expectativa de vida que cresceu no Brasil e a baixa da taxa de mortalidade infantil. Já o de Educação é medido pela grande quantidade de alunos que tem acesso ao ensino e não leva em conta a qualidade.

“Creio que melhorando de fato as condições sociais (que passa por habitação e saneamento básico), a violência, um dos piores problemas do país, diminui”, diz. De acordo com o professor, tudo isso acontece com mais solidez com a organização da sociedade civil, reivindicando e lutando pelos seus direitos. Para ele, o orçamento participativo é um caminho dos mais interessantes. O País terá que dar atenção às questões ambientais, na medida em que o desenvolvimento passa cada vez mais por esse aspecto.


22.jpg


Você considera o Brasil um País em desenvolvimento?

“Acredito que o Brasil tem tudo para ser um País em desenvolvimento, só que não é, pois muito dinheiro é desviado pelos parlamentares e há muita impunidade. O dinheiro que deveria ser enviado ao desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas para as camadas mais baixas da população não é empregado da maneira correta, como deveria ser”.

Fernanda Albino, 5º semestre, Jornalismo


“O Brasil é um País em crescimento, mas este aumento não beneficia a todos. Os indicadores apontam que o ele está crescendo, mas por outro lado, tem um abismo econômico. A parte dos desfavorecidos ganha somente um salário mínimo, enquanto outro vende lingerie a mil reais.”

profª Lucieneida Dovao Praun, Coordenadora do Curso de Ciências Sociais


"Olhando pelo ângulo da metodologia do IDH do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é um País de alto desenvolvimento; acontece que eu questiono esse indicador. Utilizando-se outros dados, informações e análises, na minha opinião, o Brasil não é um país de alto desenvolvimento humano", explica.

Cassiano Bovo, professor de Sociologia da Universidade Metodista de São Paulo


“Sim, considero o Brasil um País em desenvolvimento. Hoje em dia vemos situações muito diferentes principalmente na economia, apesar de não vermos índices grandes de desenvolvimento nessa área, (como gostaríamos de ver). Podemos acompanhar a evolução da economia, podemos ver recordes sendo apresentados em exportação, no PIB, entre outros índices. O desenvolvimento do Brasil pode ser visto não só na economia, mas também na sociedade em geral, como podemos ver no último índice de desenvolvimento humano divulgado pelo PNUD”.

Murilo Dantas, 5º semestre, Mídias Digitais

Ações do documento