Você está aqui: metodista Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial

Apresentação




- Corpo docente

 


A Comunicação Empresarial tem assumido, nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos, o que envolve diferentes conteúdos, discursos e linguagens.

O acirramento da concorrência, a segmentação da mídia e a introdução acelerada das novas tecnologias têm exigido do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.

O curso visa desenvolver no profissional da área de Comunicação Empresarial uma visão adequada dos principais conceitos deste segmento e uma perspectiva crítica em relação à sua inserção no mercado e na sociedade, aumentando a massa crítica na área de comunicação empresarial a partir de uma visão abrangente que contemple todas as competências de comunicação/marketing nas organizações.

 

Matriz Curricular

  • Conceitos e Interfaces da Comunicação Empresarial;
  • Comunicação, Administração e Cultura Organizacional;
  • Comunicação com os Públicos Internos;
  • Relacionamento com a Mídia;
  • Temas e Fontes em Comunicação Empresarial;
  • Comunicação e Governança Corporativa e Sustentabilidade;
  • Comunicação e Gestão de Marcas;
  • Comunicação nas Redes e Mídias Sociais;
  • Comunicação Pública;
  • Metodologia da Pesquisa em Comunicação;
  • Auditoria de Imagem das Organizações;
  • Marketing Social e Político;
  • Comunicação e Gerenciamento de Crises;
  • Comunicação no Terceiro Setor;
  • Comunicação, Ética e Responsabilidade Social.

 

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais das áreas de Comunicação e Marketing em geral (jornalistas, relações públicas, publicitários, profissionais de marketing), gestores em comunicação das organizações (administrações, profissionais de recursos humanos).

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Informações

Duração: 18 meses

Carga Horária: 360 h

Dias e horários: Segundas e quartas-feiras das 19h às 23h

Local: Campus Rudge Ramos

Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)

Mensalidade: R$660,00. Com desconto, o preço é de R$594,00 para o pagamento até o dia 6 de cada mês - Mais detalhes


Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes

Egressos: Alunos egressos da Metodista poderão ter um desconto adicional de 10% a partir da segunda mensalidade - Mais detalhes

Convênio com empresas: desconto na mensalidade e cursos in company - Mais detalhes

Coordenação: Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno

Veja o minicurrículo

Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno
Mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de pós-graduação em Comunicação Social da Metodista, onde responde pela linha de pesquisa em Comunicação Já orientou mais de 90 dissertações de mestrado e/ou teses de doutorado em Comunicação e participou de mais de 3 centenas de bancas de pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, cadastrado no CNPq. Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo. É editor de 8 sites temáticos em Comunicação/Jornalismo. Diretor de Divulgação e Publicações da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. Diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa, empresa de consultoria na área de Comunicação Empresarial. Tem prestado consultoria a empresas nacionais e multinacionais na elaboração de Políticas de Comunicação Empresarial. É colunista do Portal Imprensa. Livros publicados: Comunicação Empresarial: políticas e estratégias (2009). Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica (2007); Comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente: teoria e pesquisa (2007); Comunicação Empresarial: teoria e Pesquisa (2003); A Comunicação na era da qualidade (1995); Comunicação para a saúde: uma experiência brasileira (1996). Editor do CD: Comunicação Empresarial 2001 – Fontes e Recursos.