Você está aqui: metodista Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Educação Infantil

Educação Infantil: Saberes necessários à Prática Educativa

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.


O curso de Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização em Educação Infantil está organizado na perspectiva da formação de um educador-pesquisador, profissional com postura crítica, reflexiva e investigativa, capaz de contribuir na construção de projetos educativos que, reconhecendo as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos, considerem as necessidades, desejos e direitos das crianças pequenas e, consequentemente, a formação delas.

O curso parte da proposta de um diálogo problematizador entre universidade e comunidade escolar, que ocorre a partir de situações existenciais concretas. Neste sentido, se estrutura por meio da articulação de três módulos, com vistas ao desenvolvimento de uma prática interdisciplinar.

Confira um vídeo com a coordenadora do curso.

Diferencial do curso
O curso tem procurado oferecer o que há de mais recente no que diz respeito aos estudos e pesquisas na área da infância e das instituições de educação infantil. A partir de uma organização modular, com assuntos que possibilitam refletir acerca das práticas pedagógicas com as diferentes faixas etárias, oferece ainda temas específicos para o trabalho pedagógico com os bebês em creches. Outra característica importante é que todo o seu corpo docente atua ou atuou em escolas de educação básica em redes públicas e privadas.


Objetivo
Discutir com os educadores subsídios teórico-metodológicos, que permitam aprofundar a reflexão sobre as propostas pedagógicas para a Educação Infantil, no intuito de construir um projeto educativo que respeite e considere as necessidades das crianças desta faixa etária, reconhecendo-as como sujeitos sociais, históricos, culturais e de direitos.


Objetivos Específicos

  • Discutir os principais desafios do atendimento à infância no Brasil;
  • Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;
  • Qualificar as educadoras e educadores para as atividades de pesquisa na área da Educação Infantil;
  • Problematizar as diferentes formas de discriminação e exclusão social na perspectiva da construção de um projeto político-pedagógico, que reconheça, valorize e respeite a diversidade cultural;
  • Discutir projetos de trabalho, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social.



Matriz Curricular
Módulo I- Políticas públicas e a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

  • Concepções de infância e Educação Infantil: análise de contextos
  • Projeto político-pedagógico para a Educação Infantil
  • Políticas públicas para a infância
  • Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil
  • Identidades na diversidade: relações etnicorraciais e de gênero na Educação Infantil


Módulo II- Infâncias e culturas: as linguagens da Arte na Educação Infantil

  • A educação dos bebês em creches
  • Artes plásticas e infância
  • A arte de contar histórias
  • A criança e a música
  • Cultura corporal e infância


Módulo III- Pesquisa e conhecimento na Educação Infantil: desafios e possibilidades à prática pedagógica

  • Teorias do conhecimento e cultura visual na infância
  • Linguagem e cultura escrita na Educação Infantil
  • A criança e a matemática
  • Ciência, tecnologia e infância
  • Metodologia de pesquisa na Educação Infantil: fundamentos e práticas



Público-alvo
O curso é destinado a educadores, gestores e demais profissionais da área da educação, que atuem ou tenham interesse na área da infância.


Pré-requisito
Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.


Seleção
Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

 

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

 

Coordenação: Marta Regina Paulo da Silva
Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004). Graduada em Psicologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1991). Especialização em Psicologia Escolar/Educacional pelo CRP (2002) e em Formação de Educadores pelo Espaço Pedagógico (2000). Professora do curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo, onde também foi coordenadora de Estágio e da Brinquedoteca. Nesta universidade coordena ainda os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Psicopedagogia, onde também leciona. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPF-UMESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural - GEPEDISC - Culturas infantis (FE/UNICAMP). Trabalhou na Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, na Equipe de Orientação Técnica, no acompanhamento pedagógico às escolas de educação básica. Atua na formação docente em instituições públicas e privadas, realizando cursos e palestras para professores, gestores e demais profissionais do campo da educação. Possui artigos publicados em livros e periódicos da área de educação.

 

INFORMAÇÕES
Duração: 18 meses
Carga Horária: 360 horas
Dias e horários: terças e quintas-feiras, das 19h às 23h
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas: 18 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes
Mensalidade: R$455,56. Para o pagamento até o dia 6, o preço é de R$410,00, por meio do programa de estimulo à adimplência. - Mais detalhes
Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula e um desconto de 10% a partir da segunda mensalidade, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. - Mais detalhes
Convênio com empresas:
desconto na mensalidade e cursos in company - Mais detalhes

 

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA PRÉ-MATRÍCULA:
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado
  • (01 cópia autenticada);
  • Histórico Escolar da Graduação ou de Curso Superior (01 cópia autenticada);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia);
  • CPF (01 cópia);
  • Curriculum Vitae (01 cópia);
  • Comprovante de endereço (01 cópia);
  • 01 Foto 3x4;
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula;

ATENÇÃO:
O pagamento da pré-matrícula ocorrerá por meio de quitação de boleto que será gerado no ato da entrega dos documentos. O pagamento efetuado pelo candidato poderá ser acompanhado pela instituição sem a necessidade de entrega de comprovante.

Diploma e Histórico Escolar expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Pré-Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Pré-Matrícula e entregá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Pré-Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá entregar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.
A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a pré-matrícula será automaticamente cancelada.

ENDEREÇO/HORÁRIO PARA A PRÉ-MATRÍCULA:
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Central de Relacionamento
Campus Rudge Ramos
Rua Álfeu Tavares, 149 – Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal)
São Bernardo do Campo/SP
Segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30

INFORMAÇÕES ADICIONAIS/DÚVIDAS/ESCLARECIMENTOS CONTATAR:
1. Informações dos cursos
- Telefone: 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e de sábado, das 9h às 14h
- E-mail: latosensu@metodista.br

2. Dúvidas pedagógicas relativas ao conteúdo do curso, corpo docente, coordenação
- E-mail: latopedagogico@metodista.br

3. Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula
- Telefone: (11) 4366-5571, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h30 e de sábado, das 8h às 11h
- E-mail: latosensu@metodista.br