Você está aqui: metodista Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Filosofia para Crianças

Filosofia para Crianças

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.
Filosofia para Crianças

 

 


O curso de pós-graduação em Filosofia para Crianças propõe estudos de caráter temático sobre Filosofia, Educação e Psicologia. A análise das teorias e práticas dessas três áreas conjugadas possibilita a plena compreensão dos elementos necessários para atuar com ensino de Filosofia para as crianças.

Por isso, serão estudadas as principais correntes dessas áreas dos séculos XX e XXI, com a finalidade de aperfeiçoar as capacidades de articular bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento do pensar filosófico nos diversos níveis e modalidades da educação.

Confira um vídeo com a coordenadora do curso.

Diferencial do curso

A grande maioria dos cursos voltados para a formação de profissionais em Filosofia para crianças adota uma metodologia única de trabalho focada na Educação para o pensar de M. Lipman, criada nos EUA. Elaboramos um curso com uma proposta original, própria ao nosso contexto latino-americano com base nas experiências de diversos profissionais que atuam na área de Educação, Filosofia ou Psicologia, sem excluir à metodologia mencionada, oferecemos outras possibilidades de atuação ao profissional.


Objetivo

Formar profissionais para atuar com a Filosofia na Educação Básica.

Objetivos específicos

  • Proporcionar a articulação das bases teóricas e metodológicas para o desenvolvimento do pensar filosófico nas diversas áreas, níveis e modalidades de educação básica;
  • Oferecer fundamentação filosófica, psicológica e metodológica da prática pedagógica com vista à implantação da prática da investigação filosófica e educacional.


Matriz Curricular

Módulo I - Bases filosóficas

  • História da Filosofia e a Educação Básica;
  • Lógica e Linguagem aplicadas ao contexto da Educação Básica;
  • Filosofia, educação e pesquisa;
  • A construção do pensamento filosófico: desenvolvimento de habilidades na educação infantil;
  • Metodologia da pesquisa.

Módulo II Bases Psicológicas

  • Teorias Psicogenéticas: a formação da pessoa;
  • Psicanálise e Fenomenologia na sala de aula;

Módulo III - Filosofia para crianças

  • Filosofia para crianças - propostas para o trabalho em sala de aula;
  • Filosofia para crianças: educação para o pensar;
  • Filosofia e Arte: propostas pedagógicas.

Público-alvo

O curso destina-se a professores (de qualquer área do conhecimento), psicólogos e pedagogos.


Pré-requisitos

Portador de diploma de ensino superior em Psicologia e Pedagogia e licenciados em qualquer área de conhecimento.


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Informações

Duração: 14 meses

Carga Horária: 360 horas

Dias e horários: quintas-feiras (19h às 23h) e sábados (08h30 às 12h30)

Local: Campus Rudge Ramos

Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)

Mensalidade: R$428,89. Com desconto, o preço é de R$386,00 para o pagamento até o dia 6 de cada mês - Mais detalhes


Número de parcelas: 15 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes

Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula e um desconto de 10% a partir da segunda mensalidade, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. Mais detalhes

Coordenação: Suze de Oliveira Piza

Veja o minicurrículo

Suze de Oliveira Piza
É Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2003). Atualmente é doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP. É Coordenadora de Pós-graduação em Filosofia Contemporânea e História e professora assistente da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo, ministrando disciplinas em diversos cursos da universidade na área de Filosofia e Ciência Política. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando, principalmente, nas seguintes correntes de pensamento: Kantismo, Fenomenologia, Marxismo, Filosofia Latino-americana. É pesquisadora no Núcleo de Estudos em Filosofia Latino-americana (UMESP/PUC/USP), Grupo de teoria do Direito, do Estado e da Democracia (UNICAMP). É membro da Sociedade Kant - seção Campinas. Tem diversos livros e artigos publicados na área de atuação.