Você está aqui: metodista Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização Sociologia do Trabalho

Sociologia do Trabalho

Fluxo contínuo: o curso, por ser organizado em módulos que não exigem pré-requisitos, permite que novos alunos ingressem em turmas em andamento sem prejuízo ao processo educacional.
Sociologia do Trabalho

 


O curso de especialização “Sociologia do Trabalho: reflexões sobre trabalho e emprego no século XXI” tem como objetivo o embasamento teórico para profissionais de diferentes áreas, que favoreça a compreensão das principais transformações ocorridas na esfera da organização do trabalho e da produção no contexto da globalização.

Além disso, pretende ainda a reflexão sobre essas questões a partir de olhar especial para as transformações vivenciadas no Brasil e, em particular, na região do ABCD, assim como seus impactos diretos aos trabalhadores, considerando também as experiências de cooperativismo e economia solidária.

Por isso, trata-se de um curso no qual os debates teóricos serão efetuados em diálogo com as pesquisas realizadas sobre os temas tratados, criando assim uma aproximação entre a reflexão e as experiências práticas pelas quais atravessou o mundo do trabalho nas últimas décadas.

Diferencial do curso

O curso aborda temas atuais, diretamente relacionados ao contexto e desafios de regiões marcadas pela presença da indústria, como o ABC. Seu corpo docente é constituído por pesquisadores da área da sociologia do trabalho ou de áreas correlatas.


Objetivo

O curso de Especialização em “Sociologia do Trabalho: reflexões sobre trabalho e emprego no século XXI” tem como objetivo fornecer elementos que possibilitem a reflexão teórico-prática das mudanças nas relações de trabalho. Busca, dessa maneira, qualificar a ação profissional em base ao (re)conhecimento da trajetória de inserção do Brasil no contexto socioeconômico mundial e seu impacto no trabalho e nas formas de sua organização.

Objetivos específicos

  • Ampliar a formação de profissionais do magistério que atuam na área da Sociologia;
  • Qualificar a compreensão e atuação de profissionais do campo da sociologia, assim como das relações de trabalho (pesquisadores, psicólogos do trabalho, gestores, selecionadores) acerca do trabalho, do mercado de trabalho e da sua organização no contexto das relações mundiais.

Matriz curricular

Módulo I – Trabalho e globalização

  • Trabalho e produção de riqueza
  • O trabalho no contexto do Estado do Bem-Estar
  • Trabalho e globalização
  • Metodologia da pesquisa em Ciências Sociais


Módulo II – Trabalho, emprego e formas alternativas de organização do trabalho

  • Trabalhadores e indústria no Brasil: dos anos 1930 aos 1980
  • Organização do trabalho, da produção e inovação tecnológica
  • Cooperativismo, economia solidária e tecnologias sociais
  • Metodologia da pesquisa: técnicas de pesquisa social


Módulo III- Gestão do trabalho

  • Trabalho, organização sindical e legislação do trabalho no Brasil no século XX e XXI
  • Trabalho, gestão do trabalho e qualidade total
  • Psicologia do trabalho: experiência subjetiva no cotidiano do trabalho
  • Metodologia da pesquisa: elaboração de projeto


Público-alvo

Egressos de cursos da área das Ciências Humanas e Sociais, profissionais que atuem no ensino médio na disciplina de sociologia, profissionais que atuem direta ou indiretamente na área de relações do trabalho (gestores / administradores, psicólogos, sociólogos e selecionadores) e pesquisadores de campo das relações de trabalho.


Pré-requisitos

Possuir título de graduação.


Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

Informações

Duração: 14 meses

Carga Horária: 360 horas

Dias e horários: quintas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h

Número de vagas: 30 (sujeito a formação de turma)

Local: Campus Rudge Ramos

Mensalidade: R$428,89. Com desconto, o preço é de R$386,00 para o pagamento até o dia 6 de cada mês - Mais detalhes


Número de parcelas: 15 (o valor será reajustado a partir da 13ª parcela) - Mais detalhes

Egressos: profissionais formados pela Metodista terão isenção da matrícula e um desconto de 10% a partir da segunda mensalidade, além do benefício do programa de estímulo à adimplência. Mais detalhes

Coordenação: Lucieneida Dováo Praun

Veja o minicurrículo

Lucieneida Dováo Praun
Graduada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1996) com titulação de Bacharel e Licenciatura; especialista em História, Sociedade e Cultura pelo Departamento de História da PUC-SP, e mestre em Sociologia pela UNICAMP (2005). Doutoranda do programa de pós-graduação da IFCH/UNICAMP, curso de Sociologia. Professora associada I e coordenadora do curso de Ciências Sociais da Universidade Metodista de São Paulo. Na Metodista atua como docente nas disciplinas de Sociologia, Antropologia, Pensamento Social Brasileiro, Realidade Urbana, História da Sociologia Contemporânea e História do Brasil Contemporâneo. Integra o Grupo de Pesquisa “Transformações no mundo do trabalho: um estudo sobre o impacto das políticas de geração de trabalho e renda em São Bernardo do Campo” e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos da Metodista. Principais áreas de atuação em pesquisa: sociologia do trabalho; mudanças recentes no mundo do trabalho; história do movimento operário e sindicalismo no Brasil. Co-autora do livro Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil (Ed. Boitempo), organizado pelo Prof. Ricardo Antunes.