Trabalhar pela conservação do Parque Estadual da Serra do Mar, pela melhoria da qualidade de vida da população e adequação de sua relação com o ambiente circundante. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão “Cota 400”. Com a coordenação da professora Waverli Neuberger, 36 alunos de Ciências Biológicas, 48 de Fisioterapia, 29 de Fonoaudilogia e dois de Psicologia trabalham voluntariamente neste ano de 2007 para ajudar os moradores dessa comunidade de Cubatão (litoral sul de São Paulo). Em funcionamento desde 2002, o projeto “Cota 400” já beneficiou mais de 1.600 pessoas.
Ficha Técnica
- Nome: Cota 400
- Curso responsável: Curso de Ciências Biológicas, por meio do Núcleo e Agência Ambiental, da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Metodista de São Paulo.
- Demais cursos envolvidos: Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia.
- Início: 2º semestre de 2002.
- Previsão de duração: indeterminado, já que o projeto inicial transformou-se em um projeto guarda-chuva, que enseja semestralmente a criação de novos projetos de extensão e ações comunitárias.
- Principais beneficiários ou público alvo: população do Bairro Cota 400, localizado em Cubatão, litoral paulista.
- Número de beneficiados: 1600 pessoas.
- Participação de: a) Alunos: em 2007, são 36 alunos do curso de Ciências Biológicas, 48 de Fisioterapia, 2 de Psicologia e 29 de Fonoaudiologia; b)Docentes: em 2007 são 2 professores do curso de Ciências Biológicas, 8 de Fisioterapia, 2 de Psicologia e 2 de Fonoaudiologia; c) Funcionários técnico-administrativos: 2; d) Voluntários: 1
- Parceiro: Ecovias.
Resultados qualitativos e quantitativos:
- Ampliação do conhecimento dos impactos no ecossistema local com o desenvolvimento de 45 projetos.
- Melhoria das condições de ensino com o desenvolvimento de, pelo menos, 9 projetos na Escola Rural.
- Detecção de problemas de saúde individual e coletiva em 45 projetos com a comunidade local.
Coordenador do projeto:
Nome: Waverli Maia Matarazzo Neuberger
e-mail: waverli.neuberger@metodista.br
Veja Também
- Escola de Esportes
- Assembléia de heróis
- Consumo alimentar e atividade física de crianças
- Núcleo de Jornalismo Social
- Olimpíadas de Matemática
- Orientação vocacional e planejamento de carreira
- Meio Ambiente (Colégio Metodista em Bertioga)
- Projeto Vida
- Prevenção do câncer bucal
- Saúde bucal de crianças do ABC
- Jovens dentistas
- Atendimento odontológico a pessoas com deficiência
- Atendimento em prótese buco-maxilo-facial
- PACTO








