Produto ou Serviço?

O Marketing de Produtos, está cada dia mais evoluído e inovador no mercado brasileiro. As grandes empresas viralizam produções comerciais caríssimas e modernas para divulgar os seus produtos e serviços. As formas de desenvolver estratégias e ações de marketing, são inúmeras e deixaram de ser apenas por TV, rádio, jornal, revistas, etc… Hoje as empresas investem cada vez mais em mídia digital, como as redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp), para fazerem a sua divulgação. As mensagens vinculadas a mídias sociais tem o poder de se propagar  rapidamente e atingir...

Economia Criativa

Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa envolve setores da moda, designer, arquitetura, publicidade, artes, música, games, televisão, cinema, tecnologia, ciências, biotecnologia, expressões culturais, artes visuais, TIC. A EC estimula a geração de renda, cria empregos, produz receitas de exportação enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.   Mas a Economia Criativa é uma oportunidade ou necessidade?   Diante do crescimento...

Marketing e a prestação de serviços

Vamos falar sobre serviços? A palavra serviço vem do termo latim servitium, e quer dizer “ato de servir”. Todo serviço vem para resolver algum problema ou satisfazer alguma necessidade do consumidor. Os prestadores de serviços formam o setor terciário, que é o maior da economia no País, representando uma média de 49,8% do Produto Interno Bruto (PIB).  É uma atividade onde o consumidor não obtém a posse do serviço adquirido, afinal os serviços não podem ser armazenados, pois são consumidos apenas no momento em que está fazendo uso. Para o prestador de serviço...

Marketing Digital a favor da sua empresa

Marketing Digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca, produto ou serviço na internet com o objetivo de atrair novos clientes. Segundo as informações do E-bit – empresa que acompanha os dados do e-commerce brasileiro – o varejo online vendeu R$ 1,9 bilhão na Black Friday no ano de 2016, uma alta de 17% em relação ao evento em 2015. O resultado ficou abaixo da previsão, pois as vendas esperadas eram de R$ 2,1 bilhões. Para o corrente ano (2017) a estimativa é que aconteçam mais de R$ 2,2 bilhões de vendas pela internet, um crescimento...

Branding – Construindo e entregand...

O conceito de marca não é somente seu nome ou identidade visual, mas todos os aspectos que lembrem sua empresa, sejam design, sons, nomes ou slogans. Para trazer valor a marca e gerar sucesso, temos o branding de marcas, que pode ser definido pelo ato de administrar a imagem da marca, tanto em atributos tangíveis, como produtos, instalações e pessoas, quanto em atributos intangíveis, como satisfação, valor percebido e sentimento dos consumidores com relação a marca. Para um bom gerenciamento de marcas, temos 4 pontos de atenção: Diferenciação: Deve-se criar um ponto de...

Endomarketing ou Comunicação Interna?

Comunicação interna é um tema mais genérico que envolve todas as ações de comunicação dentro da empresa. Alguns tentam limitar esse termo como algo mais formal, mas comunicação interna pode acontecer uma reunião durante um café, para tomada de decisões. Já o endomarketing, é o marketing voltado para dentro, para a própria equipe e nesse caso, ações semelhantes aquelas do marketing convencional para fazer com que os colaboradores comprem a visão, missão e valores da empresa. Tentar separar o endomarketing da comunicação interna é olhar para a porca e o parafuso e tentar...

Técnicas de Pesquisa de Marketing –...

As pesquisas de marketing são técnicas muito importante para novos investidores ou para organizações que querem traçar um novo curso para a expansão de seu negócio. No mercado atual os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e a concorrência entre as organizações cada vez mais intensa. A partir desse cenário as empresas cada vez mais necessitam de informações de qualidade, para que possam atender seu público da maneira mais eficiente. Tais informações visam conhecer melhor as percepções dos consumidores, as demandas, os problemas e as oportunidades existentes no...

A Importância do Planejamento Financeiro...

Durante toda nossa vida particular planejamos o que vamos fazer não é mesmo? Na escola, dentro de casa, nos relacionamentos… E o que seria de uma empresa sem planejar seu financeiro? Atualmente algumas empresas entraram em desespero devido a crise em que estamos vivendo, porque a maioria passava dias e até anos sem nenhum planejamento e viviam como a famosa música “Deixa a vida me levar…”. Mas não é bem assim! Planejar tem que vim em primeiro lugar dentro de qualquer empresa. Ainda mais quando falamos finanças. Afinal, qualquer empresa sem um bom fluxo de...