O Inbound Marketing é um termo que foi criado,em 2005 no Estados Unidos, mas se popularizou depois do lançamento de um livro em 2009 “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs” de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
De lá para cá as empresas de diferentes portes estão apostando cada vez mais no Inbound Marketing para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade.
Em tradução livre o Inbound Marketing pode se dizer marketing de atração, que diferente do marketing tradicional conhecido como Outbound Marketing no Inbound Marketing quem procura a empresa é o cliente. Ou seja, são ações para atrair potenciais cliente através de conteúdos em podcasts, vídeos, eBooks, newsletters, entre outros e através desses meios é desenvolvido um trabalho de relacionamento com objetivo educar a audiência e potenciais clientes sobre o seguimento de uma empresa e transformando como referência em determinado assunto.
Fases de uma estratégia de Inbound Marketing:
Focar em Inbound Marketing é uma estratégia muito precisa, é possível saber exatamente quantas pessoas foram alcançadas, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas, é possível otimizar as campanhas para ter um melhor ROI (retorno sobre investimento).
Bruna Martinez – Rudge Ramos
Aluna do CST em Marketing