Preço Como Fator Determinante no Processo de Compra

Em momento de crise econômica como o que estamos vivenciando, o consumidor valoriza muito mais o seu dinheiro e a aquisição de um bem passa por um “filtro” em que sua necessidade é avaliada. Um fator que é determinante para a decisão de compra é o preço.

O que é Preço?

O consumidor na posição de quem tem o poder de movimentar o mercado procura cada vez mais vantagens agregadas ao bem de seu interesse em troca do seu dinheiro, o mercado por sua vez entendendo esta situação e buscando atender a essa demanda está cada vez mais agregando valor ao preço, seja com facilidade de pagamento, campanhas de leve mais por menos, produtos com brindes vinculados, campanhas de sorteio de prêmios, enfim, uma infinidade de maneiras de chamar a atenção e alcançar o stakeholder.

As empresas têm um grande desafio que é atender as necessidades e exigências do consumidor, mas também obter o lucro desejado com a venda de seu produto.

Ter o conhecimento do público alvo e particularidades da área de atuação, permite que uma precificação regionalizada, personalizada ou segmentada seja implementada e esta é uma saída interessante para as empresas pois as particularidades de cada pessoa, região ou canais de atuação são diferentes e essa diferença pode fazer com que não haja a necessidade de esforço promocional e estrangulamento de margens em toda linha , região ou canais de atendimento e o melhor, deixando margens de lucro mais saudáveis nas negociações.

O fabricante brasileiro de calçados masculinos Jorgito Donadelli fez uma campanha que exemplifica bem o atendimento personalizado quando colocou na rede uma promoção com 10% de desconto para quem calçava 39. Veja que o esforço promocional foi dirigido para um público específico e que além de chamar a atenção com a divulgação de sua marca, passou a ter conhecimento da quantidade de possíveis consumidores impactados que usam aquele número de calçado, o que lhe permite fazer uma campanha ainda mais direcionada.

Em tempos de muita concorrência como os de hoje, garantir que sua estratégia de preços esteja adequada e atinja seu stakeholder  é fundamental, a facilidade de informações em um clique é uma realidade cada vez mais presente na vida dos consumidores e a comparação de preços é uma rotina simples e acessível a qualquer pessoa, portanto a  estratégia de preços deve ser criada com muito cuidado.

 

Referência: ARMOSTRONG, G. KOTLER, P., Princípios de Marketing. 12. Ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. 600 p

 

Marcus Vinicius Costa dos Santos -Polo Volta Redonda

Pedro Eduardo Landin – Polo Rudge Ramos

Alunos do CST Marketing EAD