Técnicas de Pesquisa de Marketing – Saiba mais!

As pesquisas de marketing são técnicas muito importante para novos investidores ou para organizações que querem traçar um novo curso para a expansão de seu negócio. No mercado atual os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e a concorrência entre as organizações cada vez mais intensa. A partir desse cenário as empresas cada vez mais necessitam de informações de qualidade, para que possam atender seu público da maneira mais eficiente.

Tais informações visam conhecer melhor as percepções dos consumidores, as demandas, os problemas e as oportunidades existentes no mercado em que a empresa atua. A partir da coleta de dados, que processados e transformados em métricas, auxiliarão o gestor na melhor tomada de decisão organizacional.

Conheça mais sobre 3 tipos de Pesquisas de Marketing mais utilizadas: Pesquisa de mercado, Pesquisa de produto/serviço e Pesquisa de Satisfação.

 

  • Pesquisa de mercado:

Conhecida como inteligência de mercado, é o estudo utilizado para obter informações que identificam oportunidades e problemas existentes no mercado. Essencial na hora de traçar estratégias e decidir o melhor caminho na hora de abrir um novo negócio ou expandir um negócio existente.

  • Pesquisa de Produto/Serviço:

Consiste no processo de desenvolvimento de um novo produto/serviço ou na modificação de um já existente. Ajuda adequar ou direcionar o produto ou serviço da melhor forma
perante seu público alvo.

  • Pesquisa de satisfação:

É utilizada para medir o grau de satisfação do 
cliente, podendo promover a lealdade e satisfação do cliente. É um feedback que traz resultados relevantes se utilizados corretamente.

 

Todos os tipos de pesquisas se complementam. Assim, é preciso analisar qual a mais
 adequada ao momento de cada negócio, ou ainda verificar a possibilidade de aplicar técnicas combinadas de pesquisas que objetivam um
 resultado mais completo.

Samuel de Carvalho Isidoro – Polo Perus
Aluno CST em Marketing EAD