Comunicação interna é um tema mais genérico que envolve todas as ações de comunicação dentro da empresa. Alguns tentam limitar esse termo como algo mais formal, mas comunicação interna pode acontecer uma reunião durante um café, para tomada de decisões.
Já o endomarketing, é o marketing voltado para dentro, para a própria equipe e nesse caso, ações semelhantes aquelas do marketing convencional para fazer com que os colaboradores comprem a visão, missão e valores da empresa.
Tentar separar o endomarketing da comunicação interna é olhar para a porca e o parafuso e tentar entender qual dos dois é o mais importante…
Todos podem contribuir com o crescimento de uma empresa, principalmente os seus colaboradores, por isso é tão importante trabalhar a comunicação dentro de uma empresa.
Entre Comunicação Interna e o Marketing não existem fronteiras, onde um termina o outro começa, eles se completam. Além disso toda ação de marketing e endomarketing começa com uma ação de comunicação, é preciso conhecer as pessoas para qual a ideia será vendida, por isso é preciso ter as perguntas certas e escuta-las.
Já vimos o quão importante é o endomarketing e a comunicação interna em uma empresa. Para que os colaboradores vistam a camisa da empresa, é preciso executar as ações de endomarketing, para que os colaboradores tenham um norte para a tarefas no dia a dia e para tomar as melhores decisões, invista na comunicação interna, assim evitará funcionários por fora de assuntos importantes e também a rádio peão.
3 Motivos para investir no endomarketing:
3 Motivos para investir na comunicação interna:
Percebemos que uma empresa acontece através de relacionamentos e é assim que a experiência surge e o aprendizado acontece. As vantagens são inúmeras quando há implementação de medidas que visam a satisfação e comprometimento de clientes internos.
Bruna Martinez – Rudge Ramos
Aluna do CST em Marketing