Endomarketing ou Comunicação Interna?

Comunicação interna é um tema mais genérico que envolve todas as ações de comunicação dentro da empresa. Alguns tentam limitar esse termo como algo mais formal, mas comunicação interna pode acontecer uma reunião durante um café, para tomada de decisões.

Já o endomarketing, é o marketing voltado para dentro, para a própria equipe e nesse caso, ações semelhantes aquelas do marketing convencional para fazer com que os colaboradores comprem a visão, missão e valores da empresa.

Tentar separar o endomarketing da comunicação interna é olhar para a porca e o parafuso e tentar entender qual dos dois é o mais importante…

Todos podem contribuir com o crescimento de uma empresa, principalmente os seus colaboradores, por isso é tão importante trabalhar a comunicação dentro de uma empresa.

Entre Comunicação Interna e o Marketing não existem fronteiras, onde um termina o outro começa, eles se completam. Além disso toda ação de marketing e endomarketing começa com uma ação de comunicação, é preciso conhecer as pessoas para qual a ideia será vendida, por isso é preciso ter as perguntas certas e escuta-las.

Já vimos o quão importante é o endomarketing e a comunicação interna em uma empresa. Para que os colaboradores vistam a camisa da empresa, é preciso executar as ações de endomarketing, para que os colaboradores tenham um norte para a tarefas no dia a dia e para tomar as melhores decisões, invista na comunicação interna, assim evitará funcionários por fora de assuntos importantes e também a rádio peão.

 

3 Motivos para investir no endomarketing:

 

  1. Facilita a comunicação entre níveis e departamentos.
  • Evita a formação de panelinhas e a famosa rádio peão
  1. Menor rotatividade de funcionários.
  • Discutindo sempre a missão da empresa, para que todos busquem a mesma meta, a motivação é muito importante para que os colaboradores não percam o foco.
  1. Colaboradores mais motivados.
  • Se mostrando uma empresa aberta às ideias e melhorias.

 

3 Motivos para investir na comunicação interna:

 

  1. Colaboradores bem informado.
  • Colaborador bem informado e com metas claras e direcionadas, traz maiores resultados.
  1. Promove a satisfação dos clientes com uma boa comunicação interna.
  • Para obter clientes satisfeitos é preciso ter uma comunicação interna bem eficiente, colaborador bem treinado e transparente com cliente para entregar o que foi prometido.
  1. Estímulo ao feedback.
  • É necessário ter um canal aberto de comunicação com a equipe, assim se cria um ambiente favorável ao feedback. Dialogar com transparência com o colaborador, ele sentirá confiança.

Percebemos que uma empresa acontece através de relacionamentos e é assim que a experiência surge e o aprendizado acontece. As vantagens são inúmeras quando há implementação de medidas que visam a satisfação e comprometimento de clientes internos.

 

Bruna Martinez – Rudge Ramos

Aluna do CST em Marketing