Branding – Construindo e entregando valor

O conceito de marca não é somente seu nome ou identidade visual, mas todos os aspectos que lembrem sua empresa, sejam design, sons, nomes ou slogans.

Para trazer valor a marca e gerar sucesso, temos o branding de marcas, que pode ser definido pelo ato de administrar a imagem da marca, tanto em atributos tangíveis, como produtos, instalações e pessoas, quanto em atributos intangíveis, como satisfação, valor percebido e sentimento dos consumidores com relação a marca.

Para um bom gerenciamento de marcas, temos 4 pontos de atenção:

Diferenciação: Deve-se criar um ponto de vista singular, diferente do que já existe, não esquecendo que o público deve se identificar com essa proposta de valor. Os atrativos para isso são a personalidade, talento, crenças e discursos únicos, que façam pessoas se encantarem e acreditarem na marca.

Relevância: A marca deve gerar identificação, abrir um relacionamento com o público e trabalhar com ele para construir uma proposta de valor atrativa. Deve ser inspiradora, ser além de apenas um produto, ser relevante para toda uma cadeia de pessoas, não somente para seus clientes.

Propriedade: A construção da identidade da marca deve ser voltada totalmente aos valores que deseja passar para todos que a rodeiam, isso ajuda com que frases, cores, sons, remetam o receptor diretamente a marca, como por exemplo, a cor vermelha em bebidas é ligada diretamente a Coca-Cola, bem como as cores amarela e vermelha em alimentação diretamente ligada ao McDonald’s. Todo valor visual ou verbal é estratégico, faça com que sua marca seja reconhecida em diferentes meios e ligada diretamente aos valores passados. Ser criativo aqui é algo interessante, existem marcas que possuem cheiros próprios, cores, sons, slogans e até mesmo que são reconhecidas pela textura.

Consistência : Toda forma de expressão da sua marca deve ser consistente com seus valores. Sendo assim, a comunicação deve manter o mesmo padrão em todos os pontos de relacionamento, seja ele direto ou indireto. As informações devem ser passadas de modo coerente e direto, para que não haja viés de interpretações ou informações diferentes do que a marca entrega como valor, como por exemplo, se sua marca vende a liberdade feminina, é importante que todos seus funcionários estejam preparados para pregar este valor aos seus contatos, sejam clientes ou não.

O cliente não é mais passivo! Ele participa ativamente na hora da compra, pesquisa, estuda e verifica realmente o que é necessário comprar e só concretizará a compra se o valor que a marca entrega atinge ou supera as suas expectativas mínimas.

Desta forma entendemos que a construção da marca não é algo fácil, todos os elementos devem estar coerentes e falar pela marca, criando valor, pois a imagem vai além do que é visível aos olhos, mas também de sentimentos, experimentações e relacionamento com todos que circundam a empresa, entender a essência da marca é a priori de um bom branding. Porém com trabalho, coerência e entendimento dessa essência, o trabalho fica mais fácil e com certeza irá gerar retorno futuro para empresa.

Cristiane Barreto Nunes – Polo Rudge Ramos

Rita de Cássia Maia Rocha Barbosa – Polo Rudge Ramos

Alunas CST em Marketing EAD