Economia Criativa

Economia Criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico. A indústria criativa envolve setores da moda, designer, arquitetura, publicidade, artes, música, games, televisão, cinema, tecnologia, ciências, biotecnologia, expressões culturais, artes visuais, TIC. A EC estimula a geração de renda, cria empregos, produz receitas de exportação enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

 

Mas a Economia Criativa é uma oportunidade ou necessidade?

 

Diante do crescimento populacional mundial e das notícias divulgadas pelos veículos de comunicação sobre a escassez de recursos naturais, grandes empresas investem cada vez mais em medidas que tragam sustentabilidade ao seu negócio. Sabemos que a criatividade da população brasileira é muito valorizada e pode agregar valores inimagináveis a uma organização.

Veja o exemplo do Projecthub, um projeto patrocinado por grandes empresas como 3M, BIC, GOOGLE, BRF, YOUTUBE, DUPONT, POURPOSE E CHIVAS que estão de olho em novas ideias que possam trazer melhorias nas vidas das pessoas através do esporte, cultura, educação ou de qualquer outra área, mas que precisem de ajuda ou investimento para serem postos em prática.

O Projecthub faz uma ponte entre empreendedores que apresentam seus projetos de novos negócios à empresas, marcas, governos e investidores interessados nas ideias criativas.

Podemos com isto observar a importância cada vez maior da economia criativa fomentada por empreendedores criativos.  A cada dia mais empresas de renome têm a consciência da necessidade de implantar a economia criativa e inovação, como forma de sustentação a fim de acompanhar o crescimento do mercado e das novas tendências.

 

Referências:

http://www.m.sebrae.com.br

http://www.administradores.com.br

http://www.projecthub.com.br

 

Marcus Vinicius Costa dos Santos –  Polo Volta redonda

Rita de Cássia Maia Rocha Barbosa- Polo Rudge Ramos

Alunos CST Marketing EAD