Do que é Feita uma Marca de Sucesso?

Será que existe um segredo para o sucesso das grandes marcas?

Primeiramente vamos definir o que é marca e conhecer seu processo de construção.

A marca é um nome, sinal ou símbolo que identifica produtos e serviços e os diferencia dos concorrentes e tem como objetivo dar significado, imprimir qualidade e gerar valor, obtendo assim, consumidores fiéis e satisfeitos. A construção de uma marca envolve vários processos, dentre eles: definição do negócio, posicionamento e proposta de valor.

Essa é a base para a formação de uma marca, porém não serão esses itens os responsáveis pelo impacto e pelo encantamento do seu cliente.

Pesquisando a história de grandes marcas, cheguei a cinco pontos que vão fazer a diferença na valorização e no reconhecimento da sua marca.

  1. Acredite no potencial da sua marca.

Antes mesmo de lançar sua marca, produto ou serviço você precisa acreditar nele de verdade, ter confiança de que vai satisfazer as expectativas de seus clientes. Criar uma marca de sucesso é como criar um conceito, acredite nele e faça seu público acreditar também.

  1. Invista na comunicação.

Já dizia o ditado “A propaganda é a alma do negócio”, e é mesmo, é preciso esforço e muita divulgação. É importante que seus clientes, investidores, fornecedores, que todos estejam sempre em contato com a sua marca. Tenha uma mensagem clara e aberta e comunique-se.

  1. Seja persistente.

Criar uma marca de sucesso leva tempo, não existe receita infalível ou fácil demais. Trace metas, percorra seu caminho com perseverança e consistência. Seja fiel aos valores do seu negócio, comunique com clareza e cumpra as promessas da sua marca.

  1. Ousadia e inovação fazem a diferença.

O seu negócio é novo, mas os seus possíveis clientes já existem e são atendidos por seus concorrentes. É preciso observar o mercado e encontrar soluções inovadoras, o diferencial das grandes marcas é a ousadia, aponte para novas direções, busque novas soluções.

  1. Supere as expectativas.

Saiba como medir as expectativas do seu cliente. Se o seu desempenho for igual a expectativa do seu cliente, ele sairá satisfeito, mas o valor gerado por uma marca de sucesso vai além, tenha um desempenho superior, surpreenda seu cliente e ele ficará encantado, vai se sentir representado e com certeza será porta voz do seu negócio.

 

 

Juliana Orlandi Pasquotti – Polo Campinas

Aluna do curso CST Marketing Ead