Comportamento do Consumidor frente à crise

Em meio à crise, os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes, buscando analisar além de preço e qualidade, confiança no atendimento. Agora eu pergunto a você: Qual o seu comportamento nesse período que estamos vivendo? Você mudou?

 

Já existe até um nome para esse fenômeno: “tradedown” que significa “trocar para baixo” sendo nós consumidores os primeiros a serem afetados por essa má fase.

Sendo assim, a maioria desses clientes (“sim posso estar incluindo você também”) está dividindo produtos e serviços em categorias como:

 

– Artigos essenciais que são aqueles necessários para a sobrevivência e bem estar.

– Agrados que é aquele consumo justificável, um presente fora de data ou até mesmo um almoço em família.

– Artigos adiáveis, compras que podem ser deixadas para depois diante de outras necessidades, como por exemplo, você mulher que optou por deixar aquele sapato maravilhoso para poder investir nos artigos essenciais da família.

– Artigos dispensáveis que são aqueles desnecessários, nessa categoria as empresas de viagem sofreram muito, porque entre outras prioridades as viagens em famílias estão ficando em ultimo plano.

Por isso toda empresa precisa entender a mudança dos hábitos de seus consumidores e identificar o cenário atual. Se seu cliente mudou, você precisa mudar também para atrai-lo nesse momento. Tendo em vista claro, que nenhuma crise é igual à outra e assim como ela seus clientes também mudam suas formas de pensar e agir.

Como diria meu avô, depois meu pai e um dia eu vou falar para os meus filhos: A crise começou quando eu nasci! Sempre teve crise, cabe a nós sobreviver a esse período tão temido por uns e por outros apenas mais uma fase que vai passar.

Mariane Guimarães – Polo de Londrina

Aluna do CST Marketing EAD