Reunir, Administrar e Aplicar

Bill Gates disse que: “o modo como você reúne, administra e usa a informação, determina se vencerá ou perderá”. Eu não só concordo com ele como enfatizo que essa verdade nunca foi tão latente como nos dias hodiernos, em face a situação econômica que o povo tupiniquim está vivendo. Afinal, por conta disso os consumidores assumiram novos hábitos ficando mais exigentes, eles perceberam que a sustentabilidade pode ser uma vantagem financeira, usam com mais frequência motores de busca que comparam preços instantaneamente e em doses homeopáticas vem aprendendo que as redes sociais permitem que eles tenham voz e vez ante a insatisfação de um produto ou serviço.

Diante do exposto, percebemos uma grande preocupação por parte dos varejistas em virtude da instabilidade das vendas, neste cenário: os perdedores se conformam com a situação e ficam estagnados. Enquanto os vencedores estão comprometidos em reunir maior quantidade e qualidade de informações, eles buscam conhecer, observar e desenhar o novo comportamento do cliente. Estamos falando de pesquisa de marketing para conhecer melhor e mais profundamente o novo comportamento do consumidor.

Entretanto, usando como pano de fundo as palavras de Gates, não basta apenas reunir as informações, é necessário administra-las. Não só administra-las, mas usa-las de maneira correta, permitindo a empresa uma tomada de decisão de marketing acertada, consequentemente colaborando para o seu sucesso e principalmente na satisfação dos clientes. Assim concluo que uma pesquisa de marketing se resume em três palavras: reunir, administrar e aplicar!

Anderson Ribeiro – Polo Volta Redonda

Aluno do CST Marketing EAD