Basquete: Metodista/São Bernardo vira no último segundo e conquista Torneio Novo Milênio
28/06/2009
Com vitória sobre donos da casa, Metodista/São Bernardo conquista o primeiro título de sua história. (Crédito: Thiago Benedetti)
Em confronto válido pela terceira rodada do Torneio Novo Milênio, a Metodista/São Bernardo venceu o XV/Cosan/Amhpla/Selam por 84 a 83 (parcial de 52 a 45 para a equipe do ABC) neste domingo (28/06) e se sagrou campeã da competição no ginásio Waldemar Blatskauskas, em Piracicaba. O título é primeiro da história do time, que também ficou com o cestinha da partida: Crucillo, com 29 pontos.
A partida estava emocionante e o resultado final demonstra o equilíbrio entre ambas as equipes, que haviam jogado duas vezes na fase de classificação, com uma vitória para cada lado. A definição ficou para o último segundo, quando o XV de Piracicaba vencia por 83 a 81 e parecia estar com a taça nas mãos, até que Castellon, lateral da Metodista, acertou um chute de três e deu a vitória à equipe de São Bernardo.
O Novo Milênio é um torneio classificatório para o Campeonato Paulista da Série A1 e deu seis vagas para a competição mais importante da modalidade no Estado: além de Metodista e XV de Piracicaba, conquistaram o direito também Rio Claro, Sorocaba, Santo André e Guarujá. Quatro times foram para o Final Four, fase decisiva realizada em turno único e sediada na casa do líder da primeira fase.
Por conta dos resultados das duas primeiras rodada, apesar de não sê-lo de fato, a partida entre Metodista e XV ganhou o peso de uma decisão. Após vencerem Rio Claro e Sorocaba (que ficaram sem chances de disputar a taça), a equipe da casa e do ABC eram as únicas que ainda poderiam ganhar o Torneio. No jogo que completou a rodada, Rio Claro bateu Sorocaba e ficou na terceira posição.
O Novo Milênio foi o primeiro campeonato do qual a Metodista participou. Criada no começo deste ano, a equipe de São Bernardo ainda vai disputar os Jogos Regionais – que dá vaga para os Jogos Abertos do Interior – em julho e o Paulista nesta temporada (começa em agosto e será concluída em janeiro). Confira abaixo a campanha completa da Metodista na competição:
- Primeira Fase
Metodista/São Bernardo 77x70 Liga Sorocabana Basquetebol
Metodista/São Bernardo 100x94 XV/Cosan/Amhpla/Selam
AD Guaruja/PMG 73x79 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 84x66 Ecus/Suzano
Rio Claro FC/Seme 81x79 Metodista/São Bernardo
Unimed/Funada/Tenis Clube Prudente 63x69 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 78x59 Apaba/Santo André
Metodista/São Bernardo 119x73 Jacarei/VCP/CoopMédica
Metodista/São Bernardo 71x80 AE Americana
São Caetano EC 56x93 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 77x74 Internacional/Fupes
América/Unirp/Rodobens/Smel/Abzil 77x85 Metodista/São Bernardo
Ecus/Suzano 83x88 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 88x91 Unimed/Funada/Tenis Clube Prudente
XV/Cosan/Amhpla/Selam 87x78 Metodista/São Bernardo
Liga Sorocabana Basquetebol 83x67 Metodista/São Bernardo
Apaba/Santo André 79x86 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 71x80 São Caetano EC
Metodista/São Bernardo 77x70 AD Guarujá/PMG
Jacareí/VCP/CoopMédica 73x88 Metodista/São Bernardo
AE Americana 67x75 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 109x79 América/Unirp/Rodobens/Smel/Abzil
Internacional/Fupes 72x82 Metodista/São Bernardo
Metodista/São Bernardo 60x85 Rio Claro FC/Seme
- Final Four
Metodista/São Bernardo 77x73 Rio Claro FC/Seme
Metodista/São Bernardo 92x89 Liga Sorocabana Basquetebol
Metodista/São Bernardo 84x83 XV/Cosan/Amhpla/Selam


