Você está aqui: metodista Notícias do Portal da Metodista 2009 Março Normas ABNT

Normas ABNT

1. Submissão de textos e normas editoriais
Todos os textos submetidos à C&S devem ser originais do(a) autor(a) ou grupo de autores(as) e inéditos. Os materiais poderão ser submetidos nos seguintes gêneros:
  • Artigo científico: relato de pesquisa com apresentação de objetivos de pesquisa, metodologia e resultados.
  • Resenha – análise crítica de obra, tese, monografia, publicação ou programa.

Todos os textos submetidos devem seguir as normas da ABNT.


1.1. Artigos
Entre 31 e 33 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas.

1.2. Resenhas
Entre 8 e 9 mil caracteres com espaços, Times New Roman, corpo 12, espaço simples entre linhas.

1.3. Identificação geral do texto
As páginas iniciais devem, obrigatoriamente e separadas do corpo do texto, apresentar as seguintes informações na ordem indicada:
  • gênero (artigo ou resenha);
  • título;
  • autor(a);
  • resumo (português, inglês, espanhol);
  • palavras-chave (cinco palavras-chave);
  • minicurrículo do autor(a) com até 300 caracteres com espaços, incluindo endereço postal e eletrônico.

No caso de resenhas, o(a) autor(a) deve apresentar a ficha da obra analisada após o título e enviar um exemplar da obra ou anexar uma foto escaneada da capa. Para fins da edição final, fotos do autor(a) ou atores(as) deverão ser enviadas em arquivo anexo.


1.4. Corpo do texto
O corpo do artigo ou resenha deve começar em página distinta da folhas de identificação. Toda e qualquer referência ao longo do texto que possa revelar o(a) autor(a) ou o seu vínculo institucional deve ser suprimida.

2. Processo de avaliação dos textos Os artigos e resenhas submetidos à C&C são tratados de maneira profissional e dentro dos padrões científicos internacionais. Os textos são recebidos pela Comissão Editorial e distribuídos a dois pareceristas externos. Para ser publicado, o texto precisa ser aprovado pelos dois pareceristas externos. Em caso de necessidade, um terceiro parecerista será chamado(a) para avaliar o trabalho enviado.

Os pareceristas analisam os textos conforme as seguintes recomendações: - relevância do texto submetido aos profissionais e pesquisadores das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social; - relevância da contribuição metodológica e teórica do texto; - qualidade da pesquisa e diálogo com a literatura especializada; - argumentatividade e compreensão.