Você está aqui: metodista Pastoral

É tempo de pensar

Outras reflexões da Pastoral.

Vocês já repararam na beleza dos manacás, quaresmeiras e ipês?

Essas plantas estão exuberantes nesta época. O colorido delas vai do branco, rosa até o roxo. E não podemos nos esquecer dos ipês bem amarelos. As flores estão lindas e colorindo nossos caminhos. Enchem nossos olhos de cor e beleza.

Gaste um pouco do seu tempo para olhar essas flores, suas cores, suas formas. Deixe-se penetrar por esse colorido esfuziante.

Essas cores, rosa, lilás, roxo, nos chamam para um tempo de reflexão. Pare um pouco o seu corre-corre e observe a natureza como está bela.

Temos gasto nosso tempo nos preocupando com tantas coisas e nem sempre paramos para observar a natureza a nossa volta. Mas, mesmo com a nossa indiferença, ela continua a se apresentar bela e exuberante. Olhem, elas estão por todos os lados.

É tempo de Quaresma.

Este período litúrgico nos remete a reflexão e contrição. Somos chamados a oração, ao jejum, mais também para estar em família, estreitar laços e criar novos amigos.

O mundo está em guerra. Os noticiários, tanto rádio, TV e jornais, só têm trazido notícias ruins. Na política, corrupção, confrontos, mortes. No trânsito, loucura, falta de respeito às leis e normas, congestionamentos.

Enfim, um cenário bem desagradável de ver e ouvir.

O tempo está louco pela falta de chuva, os reservatórios de água estão tão baixos que deveremos ter racionamento, mas, ao mesmo tempo, vemos pessoas que nem se importam com isso e continuam desperdiçando esse líquido tão precioso, caro e ficando raro.

Na mídia, dia a dia, somos bombardeados por programas de gosto duvidosos, músicas que nada acrescentam, um panorama de degradação da família e dos relacionamentos.

Podemos falar que estamos rodeados pelo caos.

Alheias a tudo isso, as flores se apresentam a nós lindas, exuberantes em todas as ruas, parques e jardins. Você já observou como elas insistem em colorir nossos caminhos? Mesmo com pouca chuva, elas teimam em florir só para nos alegrar e louvar a Deus com sua beleza.

As flores estão nos chamando para a reflexão, para um parar de olhar apenas as coisas ruins e ver que tem muita coisa boa que está precisando de nossa atenção. Elas querem dizer que se olhamos mais as coisas boas, as ruins tenderam a diminuir por falta de atenção.

É tempo de pensar em como podemos transformar o mundo que está a nossa volta: o feio em belo, a guerra em paz, a inimizade em amizade, o ódio em amor, a morte em vida.

Quaresma é tempo de vida. Vida que transforma, vida que é alegria, vida que é VIDA.

Aproveite este período e aprendam com as quaresmeiras e manacás como é bom teimar em florir, mesmo em tempo de adversidade.

Plante. O quê?

Paz, amor, alegria, amizade, fraternidade, comunhão.

Ah! E não se esqueça de regar com o amor e a graça de Deus.

Deus os abençoe!
Revda. Gladys