Você está aqui: metodista Pastoral Reflexões da Pastoral Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão

Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão

Horizontina Canfield

Neste início de semestre desejamos que você tenha bons encontros porque cremos que “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.” (Provérbios 18.24)

Quando pensamos que a existência é feita de encontros então as nossas amizades se tornam marcos importantes na vida pois elas determinam o quem somos e como agimos. É a confirmação do velho ditado: Diz-me com quem andas que dir-te-ei quem és!

A vida acadêmica, na Universidade, também, se constrói nos encontros que fazemos uns com os outros: como os colegas de sala, com os professores, com os funcionários e com a comunidade externa, do entorno do campus. É aí, a amizade torna-se um desafio porque é um exercício de alteridade. Um exercício onde aprendemos e ensinamos como olhar para o outro para que ele se torne um verdadeiro amigo mais chegado que um irmão.

Como Pastoral queremos que os encontros que você construir aqui sejam de tolerância e de paz pois só assim se estabelecerá o diálogo e o amor que tanto necessitamos para sermos felizes.


Horizontina Canfield
1 de agosto de 2006