Dante em Foco, projeto de educomunicação no Colégio Dante Alighieri

Este trabalho de conclusão de curso, de 2017, é uma analise sobre a oficina educomunicativa ‘Dante em Foco’, realizada no Colégio Dante Alighieri, situado à rua Jaú, 1061, Cerqueira César, São Paulo. O aluno de jornalismo Matheus Cestari Cunha buscou estabelecer algumas relações entre teoria e práticas da Educomunicação e os limites de sua aplicação.

Matheus conheceu a oficina em 2015, quando trabalhou no colégio como estagiário. Foi seu primeiro contato com a educomunicação, logo na prática. Posteriormente, ao pesquisar a literatura sobre o tema, começou a se questionar sobre a forma como eram praticadas algumas atividades na oficina. Por isso, realizou um trabalho acadêmico para estudar como realmente os processos educomunicativos estão presentes nessas atividades.

Para tal, com a intenção de elucidar os efeitos a longo prazo desses processos, foram realizadas seis entrevistas, no formato semiestruturado, com cinco ex-alunos e com a Coordenadora-Assistente de Tecnologia Educacional do Colégio. Alguns resultados interessantes foram percebidos, como o êxito na leitura crítica da mídia, por meio de uma atividade realizada exaustivamente pela oficina, a chamada “Análise de Mídia”. Além disso, foi possível enquadrar a ‘Dante em Foco’ em diversas áreas de intervenção, sistematizadas pela Educomunicação.

Toda essa reflexão se realiza por meio de um aporte teórico das Teorias da Comunicação que estudam a recepção midiática: a Teoria Hipodérmica, o Two-StepFlow, a Teoria Crítica, os Estudos Culturais e a Teoria da Mediações. Também é apresentada, na visão de Kaplún (1985), como se dá a interação entre as áreas da Comunicação e da Educação por meio dos modelos educacionais. Para consolidar o processo, é apresentado o conceito de Educomunicação.

Veja o trabalho completo aqui:

TCC – MATHEUS CESTARI CUNHA – FINAL FINAL

Autor: Maristela Caretta

Compartilhar esse post em

Universidade Metodista de São Paulo

Educação Metodista