Todas por Uma – empoderamento da mulher na cultura pop entre os jovens

A partir de manifestações de celebridades a favor do feminismo, muitos sites de influência nacional criaram pautas que discutem o poder da mulher na cultura pop. Apesar dessa iniciativa ter começado em 2014, foi em 2015 que o feminismo teve destaque não só na mídia, como também nas redes sociais, devido ao aumento significativo do número de protagonistas femininas em filmes e séries.

O empoderamento da mulher na indústria do entretenimento incentivou o questionamento da representação da figura feminina nesse setor em pessoas de diferentes idades, classes sociais e gêneros. Diante desse novo cenário, os produtores de filmes, séries, livros e músicas sentiram a necessidade de se ajustar aos valores da sociedade que estimula a representação da mulher como ela de fato é e não de maneira idealizada ou sexualizada.

Após uma análise de mercado, o grupo percebeu a inexistência de veículos que abordam apenas esse recorte em suas publicações. Por isso, desenvolveu um site que tem como espinha dorsal a representação feminina na cultura pop.

A partir do lema de Os Três Mosqueteiros “Um por todos e todos por um”, Beatriz Cintra Carpentieri SIlva, Fabiana Amano, Mariana Fava de Almeida e Marina Alves Couto Morelli criaram, em 2016, um canal de informação de referência sobre a discussão do empoderamento da mulher na cultura pop entre os jovens.

Autor: Maristela Caretta

Compartilhar esse post em

Universidade Metodista de São Paulo

Educação Metodista