DISCIPLINA: PENSAMENTO COMUNICACIONAL LATINO-AMERICANO

DOCENTE: PROF. DR. JOSÉ MARQUES DE MELO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
Período: 1º semestre de 2007
Horário: Terça-Feira das 10h40 às 13h10
Créditos: 03

Ementa


Gênese e desenvolvimento da Escola Latino-Americana de Comunicação. Análise das idéias produzidas por pesquisadores representativos de três gerações. Difusão do pensamento comunicacional da América Latina.



Calendário/Conteúdo


I - Panorama

6/3. Itinerário das Ciências da Comunicação

13/3. Matrizes européias: apocalípticos e integrados

20/3. Matrizes norte-americanas: pragmáticos e difusionistas

27/3. Pensamento latino-americano: comparativismo e hibridismo

10/4. Escola Latino-americana: diacronia e sincronia

2 – Conjunturas e personagens

17/4. Pioneirismo: Luiz Beltrão

24/4. Renovação. Luis Ramiro Beltrán

8/5. Inovação : Jesus Martin Barbero

15/5. Radicalização: Mario Kaplun

22/5. Pluralismo: Pignatari, Sodré e Caparelli

3 – Ícones brasileiros (os construtores da comunidade brasileira de ciências da comunicação)

29/5 – Anamaria Fadul e Laurindo Leal Filho (1983-1985)

5/6 – Gaudêncio Torquato e Luis Fernando Santoro (1985-1987)

12/6 – Margarida Kunsch e Francisco de Assis Fernandes (1987-1989)

19/6 – Manuel Carlos Chaparro e Alice Mitika Koshyiama (1989-1991)

26/6 - Adolpho Queiroz e Cicília Peruzzo (1993-1995)



Processo de avaliação


A avaliação da aprendizagem compreende as seguintes etapas:

  1. Capacidade de síntese e generalização – Peso 1

Resenha bibliográfica “História do Pensamento Comunicacional” (Autor: José Marques de Melo), São Paulo, Paulus, 2003. Cada resenha deve ter em média 5 páginas, contendo a síntese da obra e o ponto de vista do resenhista.

Data de entrega: Dia 10 de abril

  1. Capacidade de interpretação e argumentação – Peso 3

Seminário temático. Revisão de literatura e análise de idéias, com a finalidade de preparar um seminário destinado à classe, contendo roteiro em audiovisual e artigo-síntese.

Pioneirismo: Luiz Beltrão. Data de apresentação: 17/4

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2000 - Gênese do Pensamento Comunicacional Latino-Americano: o protagonismo das instituições pioneiras - Ciespal, Icinform e Ininco, São Bernardo do Campo, UMESP

MARQUES DE MELO, José, org. 2006 – Comunicação mo Brasil: as idéias pioneiras de Luiz Beltrão, Anuário Unesco/Metodista de Comunicação Regional, 10, São Bernardo do Campo, UMESP

Renovação. Luis Ramiro Beltrán. Data de apresentação: 24/4.

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2002 – Matrizes Comunicacionais Latino-Americanas: marxismo e cristianismo, São Bernardo do Campo, UMESP

MARQUES DE MELO, José e BRITTES, Juçara, orgss 1998 - A trajetória comunicacional de Luiz Ramiro Beltrán, São Bernardo do Campo, UMESP

Inovação : Jesus Martin Barbero. Data de apresentação: 8/5

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2004 – Pensamento Comunicacional Latno-americano: da pesquisa-denúncia à pesquisa ação, São Bernardo do Campo, UMESP

MARQUES DE MELO, José e DIAS, Paulo da Rocha, orgs. 1999 - Comunicação, Cultura, Mediações: o percurso intelectual de Jesús Martín-Barbero, São Bernardo do Campo, UMESP

Radicalização: Mario Kaplun. Data de apresentação: 15/5.

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2003 – Comunicação Latino-americana: o protagonismo feminino, São Bernardo do Campo, UMESP

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2006 – Educomídia: o legado utópico de Mário Kaplun, São Bernardo do Campo, UMESP

Pluralismo: Pignatari, Sodré e Caparelli. Data de apresentação: 22/5

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2005. Sociedade do Conhecimento: aportes latino-americanos. São Bernardo do Campo, UMESP

MARQUES DE MELO, José e GOBBI, Maria Cristina, orgs. 2001 – Contribuições Brasileiras ao Pensamento Comunicacional Latino-americano, São Bernardo do Campo, UMESP

  1. Capacidade de análise e correlação – Peso 4

História de vida. Perfil das idéias de um ícone do pensamento brasileiro. Estudo bibliométrico da obra principal e de amostra representativa do conjunto da obra, focalizando as matrizes intelectuais, inclusive as fontes ancoradas no pensamento comunicacional latino-americano.


Ícones brasileiros que construíram a INTERCOM (presidentes e vices)

29/5 – Anamaria Fadul e Laurindo Leal Filho (1983-1985)

5/6 – Gaudêncio Torquato e Luis Fernando Santoro (1985-1987)

12/6 – Margarida Kunsch e Francisco de Assis Fernandes (1987-1989)

19/6 – Manuel Carlos Chaparro e Alice Mitika Koshyiama (1989-1991)

26/6 - Adolpho Queiroz e Cicília Peruzzo (1993-1995)


Ações do documento