DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS

DOCENTE: Prof Dr. Wilson Bueno
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL (MESTRADO/DOUTORADO)
PERÍODO: 1º semestre de 2008
CRÉDITOS: 03 (três)

Objetivos


Traçar um panorama da Comunicação Empresarial brasileira, com atenção especial aos focos administrativo e mercadológico;

Buscar uma conceituação abrangente para a Comunicação Empresarial, tendo em vista as suas inúmeras atividades e sua inserção no planejamento estratégico das organizações modernas;

Analisar o impacto da prática comunicacional das empresas na sociedade, atentando, particularmente, para as questões do relacionamento com os consumidores e clientes, em suas perspectivas ética e mercadológica;

Avaliar, especificamente, políticas, ações e estratégias de Comunicação Empresarial postas em prática pelas empresas brasileiras e por organizações não governamentais.



Participação dos alunos

O professor encaminhará, em sala de aula, leituras e debates sobre aspectos teóricos e práticos vinculados à Comunicação Empresarial. Os alunos farão, sob a supervisão do professor, um trabalho conjunto sobre Comunicação Empresarial e farão uma apresentação sobre um dos tópicos do programa.



Avaliação da disciplina


A avaliação da disciplina levará em conta tanto a participação do aluno na realização do trabalho individual como no desempenho em sala, medido por atividades específicas (apresentação de seminário, leituras programadas etc).



Programa da disciplina


  1. As organizações empresariais na sociedade da informação
  2. Em busca de um conceito de Comunicação Empresarial
  3. Empresa, ética e responsabilidade social
  4. Comunicação como expressão da cultura empresarial
  5. Marketing de relacionamento e database marketing
  6. Estratégias de Marketing Social (Cultural, Esportivo, Comunitário etc)
  7. Comunicação, mídia e opinião pública
  8. Estratégias e atividades focadas na comunicação interna
  9. Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom
  10. Comunicação Empresarial em ambientes especializados: o caso das universidades e dos institutos de pesquisa
  11. Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor
  12. Comunicação e Identidade Corporativa
  13. Fontes em Comunicação Empresarial
  14. Pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil
  15. Cases brasileiros em Comunicação Empresarial


Bibliografia mínima


Alves, Sérgio. Revigorando a cultura da empresa. São Paulo, Makron Books, 1997.

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. São Paulo, Mojoara Editorial, 2007.

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo, Editora Manole, 2003.

Bueno, Wilson da Costa. Comunicação na era da qualidade. São Paulo, Comtexto/Unimed Amparo, 1995.

Canclini, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais de globalização. Rio de Janeiro, UFRJ, 1997.

Corrado, Frank M. A força da comunicação. São Paulo, Makron Books, 1994.

Dias, Vera. Como virar notícia e não se arrepender no dia seguinte. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1994.

Dizard, Wilson P. A nova mídia: a comunicação de massa na era da informação. Rio de Janeiro, Zahar, 1998.

Doty, Dorothy I. Divulgação Jornalística & Relações Públicas. São Paulo, Cultura Editores Associados, 1995.

Dreifuss, René Armand. A época das perplexidades. 2ª ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1997.

Ferreira, Ademir Antonio e outros. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo, Pioneira, 1997.

Ferrés, Joan. Televisão subliminar. Porto Alegre, Artmedia, 1997. Giangrande, Vera e Figueiredo, Carlos. O cliente tem mais do que razão. São Paulo, Editora Gente, 1997.

Lesly, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo, Pioneira, 1995.

McKenna, Regis. Marketing de Relacionamento. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1993.

McKenna, Regis, Competindo em tempo real. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

Morgan, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

Motta, Fernandes C. Prestes e Caldas, Miguel P. (org). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo, Atlas, 1997.

Nonaka, Kujiro e Takeuchi, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

Ortiz, Renato. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo, Olho d´Água, 1995.

Popcorn, Faith e Marigold, Lys. Click. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997.

Sobreira, Geraldo. Como lidar com os jornalistas. São Paulo, Geração Editorial, 1993.

Srour, Robert Henry. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

Stewart, Thomas A. Capital intelectual. A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro, Campus Editora, 1998.

Susskind, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

Sveiby, Karl Erik. A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998.

Susskind, Lawrence e Field, Patrick. Em crise com a opinião pública. São Paulo, Futura, 1997.

Trompenaars, Fons. Nas ondas da cultura. São Paulo, Educator, 1994.


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