Metodologia de Pesquisa Aplicada em Comunicação

Prof. Dr. Antônio Carlos Ruótolo

Ementa

A disciplina tem por objetivo oferecer aos alunos habilidades em técnicas de pesquisa científica com vistas a aplicação dessas técnicas em projetos de pesquisa em Comunicação Social.  O foco da disciplina é na parte aplicada; ou seja, na realização de pesquisas na prática abrangendo tanto técnicas qualitativas como quantitativas. 

Conteúdo

  • O planejamento de projeto de pesquisa em Comunicação Social
  • A estratégia da pesquisa: o problema do método
  • Métodos Qualitativos
  • Projeto prático qualitativo
  • A instrumentação em pesquisa de campo: questionários e escalas
  • Teoria e prática de amostragem
  • Projeto prático de pesquisa de campo
  • Análise de conteúdo
  • Projeto prático de análise de conteúdo
  • Teste de hipóteses e estatística
  • Revisão e teste
  • Laboratório de pesquisa
  • Apresentação dos resultados

Bibliografia:

Aaker, David et al.  Pesquisa de Marketing

.  São Paulo: Editora Atlas, 2004.

Beveridge, W.  Sementes da Descoberta Científica

.  São Paulo: Edusp, 1981.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social

. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

Godoy. Arilda Schmidt. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas Possibilidades

, Revista de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, v. 35, n.2, p. 57-63 (1995).

Godoy. Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais

, Revista de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, v. 35, n.3, p. 20-29 (1995).

Goode. William e Hatt, Paul. Métodos em Pesquisa Social. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
Levin, Jack.  Estatística Aplicada a Ciências Humanas

. segunda edidção.  São Paulo, Harbra, 1987.

Mann, Peter. Métodos de Investigação Sociológica

, 3ª edição.  Rio: Zahar Editores, 1975.

Selltiz, Claire et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais

. São Paulo: EPU, 1974.

Whaley, Donald e Sharon, Surratt.  O Espírito Científico.  São Paulo: EPU, 1975
Ações do documento