Relação das Dissertações de Mestrado defendidas

Os textos na íntegra das dissertações defendidas a partir de 2006, encontram-se disponíveis na Biblioteca da Metodista

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2012

 

ANDREA CRISTINA DE PAULA TAVARES

ARTE NA ESCOLA: A DIMENSÃO DO PROCESSO CRIATIVO NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

EDSON JOSÉ BARBOSA

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROLETARIADO: O ACESSO ÀS UNIVERSIDADES PELA CLASSE OPERÁRIA NO ABC PAULISTA

ÉRICA ELIS GARCIA GUARNIER

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.

MÁRCIA DE OLIVEIRA TORRES VANDERLEI

DISCURSOS SOBRE A PRÁTICA: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR SEM A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Marco Túlio Rodrigues Vilela

A UTILIZAÇÃO DOS QUADRINHOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: AVANÇOS, DESAFIOS E LIMITES

ROSE MARY BESERRA PINTO BANDEIRA

UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA FORMAÇÃO DE LIDERANÇA ENTRE OS ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RUTE BERTOLDO VIEIRA MORAES

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E O MOVIMENTO METODISTA: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA ESCOLA DOMINICAL!

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2011

 

AIRTON RODRIGUES

AS ARTES CÊNICAS NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DA CRIANÇA SURDA

ALEXANDRE NUNES BANDEIRA

O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL, DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO Um estudo preliminar

ALGEMIRA LORCA KOLLAR VIEIRA DA SILVA

DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM PRODUÇÃO DE TEXTO: AUTORIA DE PROFESSORES E ESTUDANTES

ANGELA MARIA DA SILVA FIGUEREDO

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: COMO APRENDE O PROFESSOR?

ÂNGELA SOARES LOUZADA SANTOS

UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL A PARTIR DA METODOLOGIA NEPSO: APONTANDO LIMITES E POSSIBILIDADES.

ANTÔNIO COELHO DE SOUZA DO NASCIMENTO

DOS MUROS DA ESCOLA À ABERTURA PARA A CIDADE

CAMILA FAUSTINONI CABELLO

Cultura Audiovisual e Formação de Educadores: Possibilidades e Limites em Práticas Educomunicativas

CLÁUDIA ALENCAR LOPES CRUZ

A COEXISTÊNCIA DOS GRUPOS NO ESPAÇO ESCOLAR: OS ESTABELECIDOS E OS OUTSIDERS

CLAUDIA ROSANA CAMPOS PEREIRA

Os entraves para a Gestão Democrática na rede estadual de ensino de São Paulo

DOROTY APARECIDA MARTOS

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: Uma visão da história da educação socioambiental no Brasil e o caso da REDECRIAR de Porto Alegre - RS

EDUARDO CALSAN

A (DES)CONSTRUÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NAS ESCOLAS TÉCNICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DA LDB E DECRETO-LEI 2208/97.

ELANE SILVA CAMPOS

FORMAÇÃO DOCENTE E RELAÇÕES DE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: ENTENDENDO CONCEITOS E REFLETINDO IDEIAS

IEDA MEDEIROS CORDEIRO ESPÍRITO SANTO

Vínculos afetivos na Educação a Distância: possibilidades e impossibilidades

JANDERSON LACERDA TEIXEIRA

AS RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO A PATIR DE MINHA ATUAÇÃO COMO EDUCADOR PROFISSIONAL

JAQUELINE SANDRA DIEL

Formação continuada de professores da Educação Infantil: Um estudo a partir do curso "Encontros de Leitura" realizado no Município de Sinop/MT.

JEREMIAS ARAÚJO DOS SANTOS

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LILIAN CRISTINA PEREIRA CANGUSSÚ

CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS DE SÃO PAULO: IMPLEMENTAÇÃO E CONTINUIDADE NUMA NOVA GESTÃO POLÍTICA

MAISI MATILDE GARCIA SATHLER ROSA

A OCUPAÇÃO RACIONAL DA ARTE NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DESDE A PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE

MARCIA FERNANDA ANTONIO FIORE

DIMENSÃO EMOCIONAL DA COMPETÊNCIA DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA

MARCIO JOSÉ DEMAZO

LASTRO OU PESO-MORTO? UM ESTUDO SOBRE ARTE-EDUCADORES E A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA EM SUAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

MARCUS TADEU MENEGHELO

COMPETÊNCIAS LEITORAS E ESCRITORAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO PAULO, CIDADANIA E IDEOLOGIA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-POLÍTICA EXPLORATÓRIA

MARIA HELENA NEGREIROS DE OLIVEIRA

DA INVISIBILIDADE AFRO-BRASILEIRA À VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

MARTA REGINA NICOLAU

OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DE PROFESSORES

NELSON REIS CLAUDINO PEDROSO

TRANSMISSÃO GERACIONAL E A PRESENÇA DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL Estudo exploratório de famílias que convivem em áreas de proteção aos mananciais

Pedro José Sanches de Souza

PROFESSOR ENSINA! MAS, QUEM ENSINA O PROFESSOR? Relações de Aprendizagem Mediadas pelas Tecnologias

RICARDO DE CAMPOS OLIVEIRA

CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ROSINEIDE DE ANDRADE SOARES

CONQUISTAS EDUCACIONAIS DOS SURDOS NO CONTEXTO BRASILEIRO – A COMPREENSÃO DE AUTORES SURDOS E NÃO SURDOS SOBRE ESTE EVENTO

SELMA VEIGA FRANCISCO GOMES

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS SOBRE SEU PRÓPRIO TRABALHO

SÉRGIO MONTEIRO DE CAMARGO

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DEONTOLOGIA NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE ÀS INFLUÊNCIAS DO PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE

SUZI ALVES DA SILVA

DOS DILEMAS À ESPERANÇA: OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE TIMOR-LESTE

TATIANE DE FÁTIMA WANZELER MEIRELES

O desafio do pedagogo nos espaços de educação não-formal

 

 

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2010

 

ADRIANA REGINA BORGES PASQUALINI

PAPÉIS SOCIAIS DOS TUTORES EM CURSOS DE LICENCIATURA EAD: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Alessandra Moreno Talavera Domeniquelli

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA NA TUTORIA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA

ANA LUCIA CARDOSO

FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA E OS IMPACTOS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ANDREIA FERNANDES OLIVEIRA

GÊNERO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO GT 23: GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO DA ANPED

CAROLINA ELIZABETH LOPES LAURIA RODRIGUES DA COSTA

A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO

CÉSAR AUGUSTO DO PRADO MORAES

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO ESTADO DE SÃO PAULO: PONTOS DE VISTA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS

CLAUDIA APARECIDA BUENO ROSIN

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL – LIMITES E POSSIBILIDADES NA IMPLANTAÇÃO DA EAD NO ENSINO SUPERIOR

CLEUSA DE JESUS DO NASCIMENTO

SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO: “COMO VAI O MOVIMENTO NA ERA NEOLIBERAL?”

CRISTIANE CALDERARI DE OLIVEIRA MAFFESSONI

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE TECNÓLOGOS: UMA DISCUSSÃO DOS SABERES DOCENTES

DÉBORA CASTANHA

CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES

ELAINE MARTINS DONDA

A INVASÃO HOLANDESA NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE HISTÓRIA

ELISABETE BERNARDES FONSECA

EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PCN-ARTE E DA PERSPECTIVA DE PROFESSORES POLIVALENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

ELSA SANTANA DOS SANTOS LOPES

OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE

Fabiana Cabrera Silva

ENTRE IMIGRANTES E NATIVOS DIGITAIS: USOS E RELAÇÕES COM O COMPUTADOR

GERSON APARECIDO CORDEIRO DA SILVA

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO CAMPO EDUCACIONAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO

GISELDA GERONYMO SANCHES BRETHERICK

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DO SABER NA OBRA DE PIERRE LÉVY

HÂNIA MILANELLI

SER DOCENTE: Um estudo sobre as representações sociais de enfermeiros que atuam como professores no ensino técnico de enfermagem

LILIANE CREMONESE SALOMÉ

OS SENTIDOS DA LEITURA PARA AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

LILIAN CRISTINA PEREIRA CANGUSSÚ

Centros Educacionais Unificados de São Paulo: Implementação e Continuidade numa nova gestão política

Lourdes José da Silva

FACULDADE DA CIDADANIA ZUMBI DOS PALMARES: "O QUILOMBO DO SÉCULO XXI"?

LUCIA HELENA COELHO DE OLIVEIRA LOPES

EDUCAÇÃO, MISSÃO E GÊNERO:AS CARTAS DE MARTHA HITE WATTS (1881-1895)

MAGDA ANDREA PENHA DE MOURA

O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO

MAISI M. G. SATHLER ROSA

A ocupação racional da arte na educação formal: Um estudo desde a perspectiva da criatividade

MARCELO MOREIRA

A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção

MÁRCIA MARIA DA SILVA

HISTÓRIAS DE VIDA E MEMÓRIAS LITERÁRIAS: Uma narrativa sobre a prática

MARISA SOARES

DE PROFESSORA À PESQUISADORA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

MARTA DE LAS MERCEDES CONTARDO JARAMILLO

POSSIBILIDADES DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE

MARTHA JANETE VITA CAMACHO

CONSELHO DE CLASSE E SÉRIE PARTICIPATIVO: DIFÍCIL APRENDIZAGEM PARA UMA PRÁTICA DEMOCRÁTICA

NARCISO MAURÍCIO DOS SANTOS - Educação física escolar e as práticas educativas: estereótipos masculinos/femininos

NELI REGINA PALLIARES

SOU CP NA EDUCAÇÃO INFANTIL, E AGORA? UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COMO FORMADOR DE PROFESSORES

PATRÍCIA AREIAS FERNANDES - Com a palavra o professor de Inglês: suas representações sociais sobre a observação de aula

Patricia da Veiga Pinheiro

O BANCO MUNDIAL E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: ESTUDO REALIZADO A PARTIR DAS TESES DEFENDIDAS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP), NO PERÍODO DE 1995 A 2007

PRISCILA VITA CAMACHO

UM ESTUDO SOBRE O "PROGRAMA LER E ESCREVER" DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

RAIMUNDO NONATO DA SILVA FILHO

TRAJETÓRIA DE ALUNOS DO PROUNI NO CONTEXTO DA EXPANSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

ROSANA GONÇALVES FERREIRO FARINELLI

Pedagogia da Autonomia: Os Limitadores da Docência no Exercício da Autonomia na Instituição Escolar

SABRINA RODERO FERREIRA GOMES

O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

SIMONE PENTEADO SILVA DE JESUS

A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ESTUDO DE CASO COM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE PEDAGOGIA

SIMONE ROSA XISTO

POLÍTICA EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (2004 - 2009): O SIGNIFICADO SÓCIO-POLÍTICO DOS PROGRAMAS E PROJETOS EDUCATIVOS

SOLAINE COSTA RODRIGUES RAMA

LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

VALDIRA GOMES VALADARES

CONCEPÇÕES FUNDANTES NO DISCURSO DOS PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE VALORES PEDAGÓGICOS NUM CURSO DE PEDAGOGIA

VERA LUCI MACHADO PRATES DA SILVA

INCLUSÃO: O que a escola tem a aprender com a família?

 

MESTRADO- 2009

 

ANA CÉLIA ARAÚJO DA SILVA

O CORPO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: DO MECANICISMO A MOTRICIDADE HUMANA

CARMEN BARRETO LOPES

ENCONTROS E DESENCONTROS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O CORPO E O EROTISMO FEMININO

CELESTE PÁNIK C.

AGORA EU, CORPO, SINTO, PENSO E EVIDENCIO – A PRESENÇA DO DUALISMO E RACIONALISMO NA EDUCAÇÃO

CESAR AUGUSTO DI SENZI MARCHETTO

PROVOCAÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL: O OLHAR DO GESTOR PARA O NÃO DITO

CLAUDIA DE PASQUALI

ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL: UM ESTUDO DE CASO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES SOBRE OS PROCESSOS FORMATIVOS

CLEUSA VIEIRA DA COSTA

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL AS VOZES DAS PROFESSORAS

DEISE DE OLIVEIRA DA SILVA

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NUMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM SANTO ANDRÉ, SP

EDILENE PINHEIRO DAMASCENO

CERTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIRETORES ESCOLARES NA BAHIA: IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICA E A VISÃO DOS SUJEITOS AVALIADOS

FREDERICO KAUFFMANN BARBOSA

PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE TRAJETÓRIAS ESCOLARES

HEITOR GIRELLI

CURRICULO E CULTURA: Elementos fo Fracasso Escolar. Um estudo com base nas provas do SARESP e FUVEST

INÊS APARECIDA DE OLIVEIRA LOPES

A INCLUSÃO ESCOLAR NA ESFERA PÚBLICA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES DE CONCRETIZAÇÃO

LEILA MARIA RAMOS

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PARA ALÉM DA IDENTIDADE DO PEDAGOGO DOCENTE

LETICIA BECHARA ZUKOVSKI FRANCO

www.professor.com.br : Experiências do uso da tecnologia na vida profissional e pessoal de professores

Luís Geraldo Gomes da Silva

A EDUCAÇÃO E A SEGURANÇA DO TRABALHO EM ELETRICIDADE FRENTE À NORMA REGULAMENTADORA NR-10

Luiz Roberto Serralheiro Viana

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ERA VARGAS: A CONCRETIZAÇÃO DA IDENTIDADE MORAL E CÍVICA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DA MÃO DE OBRA

MANOEL ALVES DO NASCIMENTO

ERVING GOFFMAN, AS INTERAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR, DESVENDANDO O ESTIGMA DENTRO DA INCLUSÃO ESCOLAR

MARIA MATILDE ANTONELLI

SABERES DAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS BEM-SUCEDIDAS

MÔNICA FERREIRA NUNES

AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL

RITA DE CÁSSIA CARRARO GUIMARÃES

VOLTAR À ESCOLA: O PERFIL SOCIAL E AS EXPECTATIVAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

SILVANA TAVARES FERRAREZ

O professor diante do fracasso escolar: um estudo de caso da ideologia docente

SILVIA PERRONE DE LIMA FREITAS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E RELAÇÕES INTERPESSOAIS: UM ESTUDO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

TAIS NASCARELLA RAMOS

SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento

TELMA CEZAR DA SILVA MARTINS

JUVENTUDE, EDUCAÇÃO ESCOLAR E SENTIDO DE VIDA: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO MÉDIO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO - 2008

 

ANDREA BUENO SÁEZ

O PERFIL PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ENSINO

CAROLINA YAMAMOTO

Formação continuada na escola

CÉSAR MANGOLIN DE BARROS

ENSINO SUPERIOR E SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISE HISTÓRICA E SOCIOLÓGICA DOS DETERMINANTES DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL (DÉCADAS DE 1960/70)

EMILCE RODRIGUES GOMES GIRO

CENTROS EDUCACIONAIS DE SANTO ANDRÉ: NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

FÁTIMA REGINA MATOS RIBEIRO

DROGAS E ALUNOS USUÁRIOS DE DROGAS NA ESCOLA: ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO

FLÁVIA LUZIA LAMBERTI

PROFISSIONAL ARQUITETO E PROFESSOR ARQUITETO: UMA DISCUSSÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

IZILDA CASTELLANI DO AMARAL

DIRETOR DE ESCOLA: GERENTE OU EDUCADOR? POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA

JACQUELINE MENEGUEL ALBINO

A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO

KAREN DE AZEVEDO FERNANDES

PROFESSORES DE INGLÊS: TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL

KHALIL SALEM SUGUI

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÁCITO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

LILIAN YEPEZ DO LAGO

A CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: PROFESSOR OU PESQUISADOR?

MAGALI FERNANDES

Extensão Universitária: o jogo entre as teorias institucionais e as motivações pessoais

MARCO ANTÔNIO ARMELIN FERREIRA

INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS E ENSINO SUPERIOR:  Uma leitura a partir da percepção de professores de um curso de administração.

MARCOS MUNHOZ DA COSTA

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DO SUJEITO: Estudo realizado sobre o professor tutor nos cursos de graduação, na modalidade a distância da Umesp, sob a ótica da multirreferencialidade

MARGARETE NUNES MAFRA

A Contribuição da Escola na Empresa para a Formação de Jovens Profissionais: Um estudo de caso

MARIA APARECIDA DA CUNHA

GESTÃO DEMOCRÁTICA: O PERFIL IDEOLÓGICO DOS PAIS MEMBROS DO CONSELHO DE ESCOLA

MARIA APARECIDA DA FAVA IGREJA

- O Diretor de Escola Pública - que profissional é este?

MARIA APARECIDA SANCHES MARTINS

FORMAÇÃO CONTINUADA: POR QUE OS PROFESSORES NÃO LÊEM?

MARIA CRISTINA MARCELINO BENTO

HISTÓRIA E MEMÓRIA DA ESCOLA NORMAL PARTICULAR DO INSTITUTO SANTA TERESA DE LORENA/SP (1964-1974)

MARILÉIA DE FÁTIMA CESÁRIO E CESÁRIO

UM ESTUDO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA ESCOLA DO SISTEMA S

MARINÊS LOPES FERNANDES MENEGHETI

POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PROJETO HORA DA LEITURA

MIREILI LÚCIA DE SANT’ANNA

Lei de Diretrizes e Bases:um caminho a percorrer entre a teoria e a prática

MOACIR GUETS

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO GRANDE ABC PAULISTA: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES

MOSES BENADIBA

DE CONTADOR A PROFESSOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UMA INVESTIGAÇÃO (AUTO)BIOGRÁFICA A PARTIR DAS PROBLEMÁTICAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA PESQUISA

ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU

A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA AÇÃO POSSÍVEL?

RODNEY BATISTA DOS SANTOS

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

SILVANA LOPES SANCHES

PARTICIPAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DOS PARTICIPANTES

SÍLVIA CRISTINA PANTANO DOS SANTOS

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: ACOMPANHAR O TRABALHO PEDAGÓGICO OU APAGAR INCÊNDIOS?

SILVIA SALES FRIAS LOURENCINI

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA

VANDEICOL SALVIANO SABINO

Alfabetização de jovens e adultos no período militar: o MOBRAL segundo alguns críticos e egressos

ZILDA AMÉLIA DE ASSIS

CORPO DOCENTE - CORPO DOENTE UMA REFLEXÃO SOBRE A QUALIDADE DE VIDA E SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO EDUCACIONAL

 

Titulados de 2007

Aline Martins Lemes
A expectativa dos pais diante da Educação Infantil: um estudo de caso.
Conceição Aparecida Garcia Brunelli
Gênero, raça, discriminação: o tom da cor na direção da escola pública
Antonio Carlos Soler Notário
Autonomia do trabalho docente na rede pública paulista: política educacional e resistência sindical.
Denise de Almeida
Escola de tempo integral: uma escola diferente ou a escola que faz a diferença?
Heloisa de Oliveira prado Giorgi
Sala de recursos em São Bernardo do Campo: possibilidades e limites do apoio educacional especializado na construção de um escola inclusiva.
Maressa Tosetti Crespo Masson
O perfil ideológico do docente da rede pública estadual: um estudo de caso.
Maria das Graças Freire Formiga
O administrativo e o pedagógico na gestão escolar
Maria Heloisa Saraiva Vicente
Táticas de professores: uma reflexão sobre o cenário avaliativo no Regime de Progressão Continuada
Maria José de Oliveira Russo
Alunos com deficiência no ensino regular: e agora professor, vamos falar de inclusão?
Miriam Rezende Mendes
Da resistência às invenções criativas: um olhar Certeauniano ao movimento da prática avaliativa de professores
Rosa de Fátima Moraes Franssatto
Educação e História: a Escola Estadual Maria Iracema Munhoz, em ao Bernardo do Campo, desde sua origem até o ano de 1930
Rossana Carla da Fonseca
Matemática se aprende brincando?! Jogos eletrônicos como uma possibilidade de ensino
Rogério Toto
Os sentidos do Futebol Espetáculo para estudantes de distintas classes sociais
Sueli Thodorof Pereira
Os conselhos de classe e série participativos das escolas estaduais paulistas: possibilidades e limites
Tânia Maria de Almeida Buchwitz
Conselho de classe e série participativo: tensões, acertos e desacertos da construção da gestão democrática
Valdenir Abel dos Santos
Interdisciplinaridade: as causas das dificuldades de implementação do novo ensino médio brasileiro e do trabalho docente

Titulados de 2006

Adriana Escanho de Oliveira
A construção da identidade do professor e seu compromisso ético com o ato de educar
Andréa Augusta da Fonseca
A avaliação institucional e os sentidos da auto-avaliação para os professores do Centro Universitário SENAC
Andréia Aparecida Casanova Lozano
Os livros didáticos de história e a doutrina da segurança nacional
Arari de Oliveira Giorgi
Educação, voto e cidadania: um olhar sobre a relação educação e voto no período imperial brasileiro
Célia Regina Gonçalves Marinelli
A evolução do direito à educação no Brasil republicano
Célia Regina Monteiro
Entre a história individual e a história social: considerações sobre o método autobiográfico
Claudio Pinheiro
Educação e ditadura militar: relatos da história oficial e a memória de professores (1964-1985)
Cristina Bezerra Caetano
Inclusão escolar e neoliberalismo: contradições e desafios nas políticas de formação de professores para a educação básica
Daniela Andreza Rodrigues Bartholo
Planejo, logo improviso: a sensibilidade na prática docente de professores do Ensino Médio
Edson Fasano
Centro Educacional Unificado, contraposição à “pedagogia de lata”
Janice Natera Gonçalves Gazola
Progressão continuada: os descompassos entre a concepção sobre avaliação, a atuação e a formação continuada de professores
Janize Carlos da Silva
O distanciamento da relação enfermeiro – paciente: o cuidado e sua dimensão educativa em análise
Kelly Cristina Ramos Toscano
As transformações das práticas em educação infantil no período de 1960-2000: os trabalhos dos alunos, a voz das professoras e os documentos curriculares
Luís Antonio Vasconcelos
O bônus professor
Maria Aparecida Modesto dos Santos
Concepção pedagógica do estágio supervisionado: o olhar dos docentes
Maria Tamburrelli
Educação e economia solidária: um estudo de vivência de cidadania
Marília de Abreu Ferreira
Ser professor: construção de identidade em processo auto-formativo
Mirian Martins de Oliviera
Surdos e ouvintes: dos bastidores aos aplausos... A busca de autoria num processo de inclusão pelo teatro
Nestor Donizetti de Moura
Educação física no Estado Novo
Oneide Ferraz Alves
Formação e atuação das professoras indígenas da aldeia Piaçagüera
Patrícia da Silva Sessa
Por um ensino aprendente: a formação de professores das ciências no século XXI
Reinaldo Inácio de Lima
O diretor escolar e a idéia de democracia: um olhar a partir da formação
Renata Carbone
A universidade brasileira e o modelo neoliberal de ensino superior
Ricardo Pasin Caparrós
A educação ambiental no contexto da formação do agente social da terceira idade como educador
Rosa Da Cunha Barbosa Giannotti
A função social da escola no olhar dos diferentes segmentos da equipe escolar
Sandra Maria dos Santos Valeriano
Educação cidadã – uma análise sobre as motivações e aspirações dos alunos da EDUCAFRO – um estudo de ideologia
Silvia Maria Costa Barbosa
Etnometodologia e multirreferencialidade: a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental sob duas perspectivas de análise
Soeli Aparecida Vieira Corrêa
Caminhos e descaminhos do aprender: a importância da palavra do professor
Taís Faria
Incentivo a leitura: uma reflexão a partir da análise de projetos do COLE
Vera Lucia Catoto Dias
Capulanas na sala de aula: os sentidos da formação de educadores(as) em Moçambique
Wanderlei Aguilera Hidalga
Engenheiros professores: uma primeira aproximação de suas concepções sobre saberes docentes
Yara Aparecida de Paula
O professor do ensino médio e as transformações no mundo do trabalho

Titulados de 2005

Adalberto Mohai Szabó Junior
A educação ambiental nas escolas públicas municipais de Diadema: limites e possibilidades
Ana Lúcia Araujo Zaroni Motta Parro
Professores do Ensino Médio: representações sobre formação e práticas no campo da história
André de Oliveira
Das intenções à ação: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental.
Adriana Peres Figueiredo
O pedagógico frente ao administrativo: caminhos e desafios do professor/ educador no SENAC
Cleonice de Almeida da Cunha
Mudanças na prática pedagógica de professoras egressas de um curso formativo: sentidos e significados
Cristina de Fátima Ventura Lopes
Ensino profissionalizante: novas oportunidades para antigas opções
Cristiane Pelissari
A Formação dos Formadores de professores: questões a considerar: um estudo sobre os saberes dos formadores de professores
Denise Regina da Costa Aguiar
Uma escola em ciclos: a obra em construção
Elizabeth Magalhães de Oliveira
A informática na construção do conhecimento e a formação de professores
Ieda Klarosk
Da educação moral e cívica à ética e a cidadania: uma investigação sobre as práticas e representações de professores
Fabíola de Fátima Andrade
Uma polêmica: a formação continuada de professores da educação infantil em São Bernardo do Campo
Gilda Cortez Pereira
Auto-formação como mediação no processo de formação de educadores: uma experiência no curso de pedagogia
Giselle Fabbro Rodriguez
Alfabetização científica através da experimentação
João Henrique de Freitas Alves
As mudanças no mundo do trabalho e decorrências na educação profissional do SENAC Santos
Mardônio da Silva Girão
O ensino de direito pela pesquisa
Maria Inês Breccio
O fim do silêncio corporal: a escuta do corpo na prática da relação educativa com o aluno
Nilton Clemente
O método(auto) biográfico na formação continuada de professores em HTPCs: um estudo na rede estadual paulista sobre suas contribuições e limites
Raquel Romano Corrêa
Educação infantil no século XXI: a criança em período integral na escola
Renata Brañas Suman
Esteriótipos de catadores de lixo: um estudo de caso
Rosana Ferreira Coutinho de Souza
Proposta de educação em valores humanos para a cidadania: a ação voluntária
Silvia Elena Jeronymo Vian
Papel do professor e identidade docente: um estudo em relação ao contexto do século XXI
Silvio Gomes Bispo
Números, conceitos e operações. Buscando caminhos para superar a ineficiência do ensino da matemática na educação básica
Sonia Maria Pires
O jovem, o ensino médio e as expectativas com relação ao mercado de trabalho: um estudo de caso
Valéria Galvão de Souza
A informática como ferramenta de promoção da inclusão social: análise de um programa de educação não-formal

Titulados de 2004

Beatriz Roberto de Lima Cardoso
Políticas municipais de formação continua de professores na educação infantil: estudos de caso
Claudia Maria Froes de Toledo
As contribuições do Ensino da Música e sua interface ma educação Infnatil
Cilmara de Freitas Teixeira
Políticas municipais de inclusão e projeto político pedagógico: estudo de caso de um município da grande São Paulo
Daniel Pansarelli
Autoria do mundo: a educação mediada pelo sujeito autônomo
Denise Bullara Martins da Silva
A articulação de saberes na construção da prática educativa do professor
Elisabete Ferreira Esteves Campos
A construção da autonomia docente: percursos e percalços
Horizontina Mello Canfield
Amor ao mundo: um diálogo sobre educação com Hannah Arendt
Juraci Conceição de Faria Oliveira
A prática educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de interdisciplinaridade de Ivani Fazenda
Luciana Miyuki Sado Utsumi
Professoras bem sucedidas são professoras reflexivas?! A prática da reflexividade nas ações pedagógicas de professoras nos anos iniciais de escolaridade
Luciano Sanfilippo de Macedo
Ação psicopedagogica em brincadeiras e jogos infantis: uma proposta educacional
Magali De Moraes Miguel
Tensões entre o educar e o cuidar de criança de 0 a 3 anos
Mara Pavani da Silva Gomes
Que movimento movimenta os professores? O movimento dos professores do Estado de São Paulo
Marcello Ribeiro
Ações educomunicativas no espaço Islâmico: subsídios à formação discente por meio da pesquisa-ação etnográfica
Marcia Lopes
Gênero, violência e educação: um estudo nas escolas públicas do Estado de São Paulo
Margarida Odete Paes
O ensino de odontologia no século XXI e a pesquisa como princípio pedagógico
Maria de Fátima Garcia M. Daniel
Alfabetização emancipatória em contextos diferenciados
Marta Regina Paulo da Silva
Infância, formação e experiência: um olhar para os processos formativos das educadoras e educadores da educação infantil
Martha Sirlene da Silva
Alfabetizadoras: construindo biografias educativas, refletindo sobre a leitura e a escrita
Massako Taminato
Prática reflexiva crítica no ensino Fundamental: saberes mobilizados
Monica Matie Fujikawa
O registro como pretexto e objeto de reflexão da prática pedagógica: um exercício de parceria entre coordenadora e professores
Priscilla Maria Bonini Ribeiro
Autonomia universitária: uma questão sociológica e jurídica
Rosemari Rodrigues
A interdisciplinaridade na escola
Sebastião José Soares
Barracões culturais da cidadania: espaço de reflexão e realização de práticas educativas
Thelma Maria Viti de Freitas Achôa
Gestão da escola: processos de inovação e concepções da equipe escolar
Vera Lúcia Aparecida Biazotto
Eu já dou aula de inglês! A formação do aluno professor no Curso de Letras

Titulados de 2003

Ana Cristina Palma do Amaral
A relação professo- aluno sob o olhar da professora de Educação Infantil: um estudo a partir de Pichon-Riviere
Ana Cristina Silva Rosa
Educação de jovens e adultos: o desafio das classes multisseriadas
Carla de Souza Mastra
A participação da família na escola
Cilene Camargo Andrade Zanoni
Gestão compartilhada na escola
Claudia Maria de Souza
O SENAI de Taubaté: alguns indicadores da transformação da educação profissional no Brasil
Cristina Antunes Tavares Ferreira
Entraves e resistências: formação continuada em informática aplicada à educação
Eliana Campos Pojo
Travessia educativa de comunidades ribeirinhas no contexto da Amazônia
Ilma Lopes de Aquino
Participação: relação instituição educativa e família na Educação Infantil
Jurema Martins Garcia
A construção do saber por meio da fotografia na formação do educador
Kathy Cazelli Arenas
A (in)disciplina na escola: do poema pedagógico ao cotidiano da escola pública
Luciana Stocco de Mergulhão
Calma eu tenho o meu tempo: os caminhos da inclusão como uma prática pedagógica transgressora (e obrigatória)
Marcia Rodrigues G. Tamosauskas
De médico especialista a professor de medicina: a construção dos saberes docentes
Maristela Gonçalves Elias
A formação do professor de Inglês para o uso das novas tecnologias
Nelson de Souza Guedes
Processo ensino-aprendizagem de jovens numa perspectiva interacionista: o caso Piat
Roberto Ricardo Ramunno
A cultura corporal em questão: a educação física na prática escolar
Rosilei Mantovani
Educação e violência: o universo dos desenhos animados
Sérgio Maroneze Duarte
Necessidades e desafios de uma prática educativa: a escola de esportes Olimpíadas 2004 e suas contribuições à formação do educador
Silvio Donisete Vieira dos Santos
Novas tecnologias na formação de educadores: um estudo da prática docente no curso de Pedagogia
Simone Aparecida Zanutto
Conselho de escola: lócus privilegiado de vivência da cidadania
Walter Alborghetti Filho
A integração professor-aluno em duas faculdades de Odontologia
Wesley Adriano Martins Dourado
Fenomenologia e educação: o corpo em poesia
Wilson Alviano Junior
As contribuições da Pedagogia Freinet para uma Educação Física libertária

Titulados em 2002

Adriana Clementino
Professores em movimento: desafios da sociedade da informação para a prática docente do Ensino Superior
Alda Memdes Baffa
A palavra na formação e no exercício do professor formador de professores: um olhar Bakhtiniano
Alexandre Takara
O movimento HIP-HOP em Santo André: sua contribuição para a educação
Aparecida Borges dos Santos Silva
Educandos e educadora no projeto SIM: a luta por escolarização no difícil cotidiano vivido
Carlos Adriano Martins
A natureza pedagógica da linguagem cinematográfica na construção de uma educação do olhar
Carlos Alberto Gonçalves
Relação pedagógica e aprendizagem significativa: um estudo gráfico na perspectiva do paradigma sistêmico e da autopoiese
Débora Marie Tamayose
A utilização das novas tecnologias de comunicação e informação na prática docente e a formação de professores na UMESP
Denise Gomes
O erro na avaliação: uma visão a partir de Célestin Freinet
Denise Simões Rodrigues
Semear melodia, colher harmonia...
Eliane Gomes Quinonero
Contribuições do sistema de ensino na construção do sujeito coletivo na escola
Evileine de Assis
O papel do diretor - um estudo de representações de são Bernardo do campo
Frederico Garavati
O professor de odontologia: histórias de vida
Iara Tamagnini Montibeller
Histórias de vida de educadores de jovens e adultos: um caminho para a (auto) formação?
Irene Boldignon
Educar para a marginalidade? Imagens da Odontologia no Brasil
José Emílio Laporta
Universidade Corporativa: um novo modelo de ensino?
Jozimeire Angélica Vieira da Silva
A reflexão do professor diante de sua prática - um olhar multirreferencial
Leila Esteves Soares
Educação escolar e não-escolar: estudo em um bairro estigmatizado
Maria Amélia Ferreira Perazzo
O Ensino Médio em tempos de ENEM
Maria Capucho Andretta
A construção da concepção pedagógica na formação inicial do professor de matemática e suas implicações na prática docente
Osmar Fantinato
A educação na Universidade Corporativa: contribuição para a compreensão do projeto educacional das Universidades Corporativas à luz dos novos paradigmas em educação.
Ricardo Alexandre Marangoni
A função docente no âmbito das políticas educacionais na década de 90
Rita De Cássia A. Gaspari Fagge
O exercício da docência: um olhar sobre a formação do professor de nutrição
Roberto Huck
Identidade cultural dos alunos da Universidade Livre da Terceira Idade
Rosana Martins dos Santos
O ensino de odontologia: um olhar para o currículo vivido
Sandra Regina Augusto Souto
Relações educação escolar e vida infantil: revisitando John Dewey
Silvia Teixeira Cardenuto
Transgressão curricular: um estudo a partir da atual transição paradigmática no contexto escolar
Ações do documento