Temas de teologia

Professor Dr. Etienne Alfred Higuet.

EMENTA

Estudo de temas considerados clássicos pela teoloiga e de suas interpretações nas expressões religiosas da atualidade. O objeto específico deste semestre será: contribuição da filosofia pós-moderna à teologia.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

A.Gerais

  1. Introduzir à filosofia pós-moderna, especialmente na sua corrente fenomenológica pós-heideggeriana.
  2. Analisar as afinidades da filosofia pós-moderna com temas clássicos da teologia cristã.

B. Específicos

Examinar as obras de alguns filósofos pós-modernos, especialmente de língua francesa ou italiana e sua contribuição para a elaboração de temas teológicos clássicos, assim como: a religião, a fé, o cristianismo, a criação do mundo, Deus, Cristo e a encarnação, o ser humano e temas conexas. As obras de Jean-Luc Nancy e Gianni Vattimo serão objetos de particular atenção. Os textos filosóficos serão confrontados à reflexão teológica da atualidade, especialmente na América Latina.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Introdução ao pensamento pós-moderno
  2. Id. (continuação)
  3. A religião
  4. O cristianismo
  5. A fé
  6. A criação do mundo
  7. O sentido do mundo

8.. Deus e as imagens

  1. Encarnação
  2. Cristo
  3. O ser humano
  4. O pecado, o mal, a teodicéia
  5. A morte
  6. A destinação

15. Conclusão: contribuição da filosofia pós-moderna à teologia.

AVALIAÇÃO

  • Freqüência e participação dos debates em sala de aula.
  • Leituras obrigatórias.
  • Seminários.
  • Redação de uma monografia.

Para ser aprovado, o aluno deverá demonstrar o seu conhecimento das leituras indicadas pela sua participação ativa nos debates em sala de aula; deverá apresentar um seminário e redigir uma monografia baseada em pesquisa pessoal sólida.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

  • Aulas expositivas.
  • Debates a partir de leituras e questionários.
  • Seminários.
  • Redação de uma monografia.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA (Provisória)

DERRIDA, J. Le pardon. Internet.

DERRIDA, J. Foi et savoir, suivi de Le siècle et le pardon. Paris: Seuil (Points), 1996 e 2000.

SEGUNDO, J.L. Que homem, que mundo, que Deus?

HENRY, M. C'est moi la vérité. Pour une philosophie du christianisme.

HENRY, M . Incarnation. Une philosophie de la chair. Paris: Seuil, 2000.

NANCY, J.L. Au ciel et sur la terre. Petite conférence sur Dieu. Paris, Bayard, 2004.

NANCY, J-L. Au fond des images. Paris: Galilée, 2003.

NANCY, J.L. La création du monde ou la mondialisation. Paris, Galilée, 2002.

NANCY, J. L. La déclosion (Déconstruction du christianisme, I). Paris: Galilée, 2005.

NANCY, J. L. L' intrus. Paris: Galilée, 2000.

NANCY, J. L. La pensée dérobée. Paris, Galilée, 2001.

NANCY, J-L. Le regard du portrait. Paris, Galilée, 2000.

NANCY, J. L. Le sens du monde. Paris: Galilée, 1993.

RORTY, R. & VATTIMO, G. O futuro da religião. Solidariedade, caridade e ironia.

VATTIMO, G. Credere di credere. Milano: Garzanti Editore, 1996. Trad. bras.

VATTIMO, G. Depois da cristandade. Por um cristianismo não religioso.Rio de Janeiro: Record, 2004.

OBS. Serão fornecidos resumos em português dos textos em língua francesa.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARMSTRONG, K. Uma história de Deus. Quatro milênios de busca do Judaismo, Cristianismo e Islamismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.

BELLO, A.A. Culturas e Religiões - uma leitura fenomenológica. Bauru, EDUSC, 1998.

CROATTO, J.S. As linguagens da experiência religiosa: uma introdução à fenomenologia da religião. São Paulo, Paulinas, 2001.

DELUMEAU, J. De religiões e de homens. São Paulo, Loyola, 2000.

DERRIDA, J. & VATTIMO, G. (dir.) A religião. São Paulo, Estação Liberdade, 1998.

ESTRADA J.A. A impossível teodicéia. A crise da fé em Deus e o problema do mal. São Paulo: Paulinas, 2004.

FERNANDES, R.C. Os vários sistemas religiosos em face do impacto da modernidade. In: BINGEMER, M.C.L. O impacto da modernidade sobre a religião. São Paulo, Loyola, 1992, 253-298.

PIAZZA, W. Introdução à fenomenologia religiosa. Petrópolis, Vozes, 1987, 2a. ed. revisada.

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