Personalidade, Fé e Religião

2º Sem 2007

UMESP

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Disciplina:  Personalidade, Fé e Religião

Docente: Prof. Dr. James R. Farris

Período:  Segundo Semestre de 2007  -  Créditos: 03 (três)

 

I - EMENTA

                                                                                                                                  

         A personalidade, a fé e a religião estão intimamente interligadas.  A fé, como uma dinâmica fundamental de confiança e lealdade que é o alicerce do ser e de suas relações, será examinada como fenômeno psicológico e social que se desenvolve continuamente nos âmbitos sociais e psicológicos.  Uma característica, entre outras, da fé no comportamento humano, é a religião.  A personalidade, a fé e a religião serão examinadas como conjunto complexo dentro do contexto da experiência humana.  A disciplina destacará cinco temas básicos:  a personalidade humana; o desenvolvimento moral; o desenvolvimento da fé; a diversidade de entendimentos e expressões da fé, e; a influência de fatores culturais e psicológicos no conteúdo, entendimento e interpretação da fé e sua expressão na religião.

 

 

II - OBJETIVOS

 

       (1) Examinar a literatura a respeito do significado e

 desenvolvimento da fé;

       (2) Analisar as principais teorias do desenvolvimento 

da personalidade e suas implicações para a fé e a religião;

                   (3) Explorar os contextos teológicos, psicológicos,

                        culturais e práticos que influenciam o desenvolvimento    

moral.

 

 

III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

1. O conceito da fé e da religião (Paul Tillich, Josias Pereira, Mircea Eliade

                                            Rudolf Otto e Robert Crawford).

2. O desenvolvimento da fé (Mauro Martins Amatuzzi e James Fowler).

3. O desenvolvimento moral (Jean Piaget, Lawrence Kohlberg e Lev Vygotsky)

4. O desenvolvimento da personalidade (Sigmund Freud, C.G. Jung, Erik Erikson e Carl Rogers).

5. As relações entre a fé, a moralidade, a personalidade e a religião.

 

 

 IV -  ESTRATÉGIAS DE ENSINO

 

1.  Exposições do professor

2.  Debates

3.  Apresentação de entrevista ou conteúdo acadêmico pelos(as)

     alunos(as) (seminário)

4.  Pesquisa bibliográfica, ou de campo

 

V -  AVALIAÇÃO

 

1. 30% - Presença e participação na sala de aula.

2. 30% - Realização das leituras e seminário.

3. 40% - Trabalho monográfico.

 

 

IV - BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 

 

BERGER, PETER L.  O Dossel Sagrado:  Elementos para uma Teoria Sociológica da

Religião.  São Paulo, Paulus, 2004. 

 

ELIADE, MIRCEA.  O Sagrado e o Profano:  A Essência das Religiões.

Lisboa, Livros do Brasil, sd.

 

ERIKSON, ERIK.  Infância e Sociedade.  Rio, Zahar, 1976.

 

FADMAN J. e FRAGER, R.  Teorias da Personalidade.  São Paulo,

HARBRA, 1985.

 

FOWLER, JAMES W.  Estágios da Fé.  São Leopoldo, Sinodal, 1992

 

OTTO, RUDOLF. O Sagrado:  Um Estudo do Elemento Não Racional

na Idéia do Divino e Sua Relação com o Racional.  São Bernardo do Campo, Ciências da Religião, Imprensa Metodista, 1985.

 

PEREIRA, JOSIAS.  A Fé como Fenômeno Psicológico.  São

Paulo Escritura, 2003.

 

PUIG, JOSEP MARIA.  A Construção da Personalidade Moral.  São Paulo,

Edições Ática, 1996.

 

TILLICH, PAUL.  A Dinâmica da Fé.  S. Leopoldo, Sinodal, 1974.

 

VALLE, EDÊNIO. Psicologia e Experiência Religiosa; Estudos

Introdutórios. São Paulo, Ed. Loyola, 1998.

 

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