Você está aqui: Página Inicial Publicidade e Propaganda Estágios

Estágios

FORMAS E REGULAMENTO DE ESTÁGIO(S)

 

  • Empresas prestadoras de serviço, tais como Bureaus, Gráficas, Estúdios de Design, de televisão, de rádio, etc.;
  • Empresas nas áreas de mídia, tais como emissoras de rádio, emissoras de televisão, exibidoras de outdoor, etc.;
  • Instituições ou Organizações sem fins lucrativos ou dos mais diversos fins;
  • AGiCOM (agência integrada de comunicação Metodista).

 

Nesta última, os alunos regularmente matriculados nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Comunicação Mercadológica concorrem, por processo seletivo, a uma vaga de estágio, a partir do 1º semestre letivo. A Agência foi constituída há 29 anos e possui uma estrutura administrativa e pedagógica que visa o preparo do aluno para o mercado de trabalho, diferenciando-o também, além das atividades inerentes às mais diversas áreas da Publicidade, pelas atividades ligadas à liderança e gestão de pessoal.

 

O conceito de teoria e prática é totalmente aplicado neste laboratório, que tem levado muitos alunos a se destacarem no mercado de trabalho, tornando-os cada vez mais próximos da realidade de uma agência de propaganda e aptos para vencer os obstáculos da concorrência profissional.

NORMAS DE ESTÁGIO

 

Os estágios são regulados por contratos e normatizados pela Metodista, conforme segue:

 

  • Acordo de Cooperação Estágios de Complementação da Aprendizagem (Lei nº. 6494/77 e Decreto nº. 87.497/82).

Este Acordo é celebrado pela Metodista e empresas ou instituições concedentes de estágio.

  • TCE - Termo de Compromisso de Estágio (Lei nº. 6494/77 e Decreto nº. 87.497/82).

Este Termo é celebrado entre a Metodista, a empresa ou instituição concedente e o aluno regularmente matriculado no curso de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Mercadológica da Metodista.

 

Embora o estágio não seja curricular, é reconhecido como importante elemento no processo de aprendizagem do aluno. Portanto, não há um semestre específico para o aluno iniciar o estágio.

SUPERVISÃO

 

A supervisão e orientação de estágios do Curso de Publicidade e Propaganda ficam a cargo do Setor de Estágios da Faculdade, que acompanha desde os trâmites burocráticos para a efetivação de convênios até a avaliação de desempenho e aprendizagem do aluno, através do envio dos relatórios emitidos ao final do período de vigência dos estágios, pela empresa ou instituição concedente e pelo aluno interessado.

Além da função de verificar a adequação de cada estágio, o Setor de Estágios avalia a pertinência pedagógica de cada processo, incentivando e criando demandas para os alunos, esclarecendo-os quanto às atividades que deverão desempenhar, postura ética, bem como procura despertar o senso crítico nos alunos, a fim de que eles possam fazer a ponte entre teoria e prática. O setor vem pesquisando métodos novos, a fim de aprimorar as práticas de estágio, dirimindo dúvidas ou informando possíveis discrepâncias entre as instituições concedentes e o projeto pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda da Metodista.

O Setor também intermedeia e avalia todas as solicitações de estágio oferecidas pelas empresas e instituições, bem como por agentes intervenientes.

AÇÕES

 

Existem algumas práticas que estão sendo adotadas com a finalidade de socializar as experiências e aprendizados que os alunos adquiriram durante cada estágio, com a participação do Setor de Estágios, da Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda e da Direção da Faculdade, para avaliação da importância do estágio na vida do aluno, da adequação do currículo às necessidades do mercado e, também, da postura ética do aluno e da instituição envolvida.

EEPA - Encontro de Estagiários e Profissionais de Agência

 

Encontros bimestrais que visam a aproximação dos supervisores dos estagiários no mercado de trabalho, alunos envolvidos, Setor de Estágio, Coordenação do Curso e Direção da Faculdade. Este evento possibilita ao curso um feedback do aluno e do mercado quanto à adequação das disciplinas e do projeto pedagógico do curso às suas necessidades.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

Os alunos podem desenvolver seu estágio nas seguintes áreas:

 

  • Agências de Propaganda, Promoção e Eventos;
  • Assessorias e Consultorias de Comunicação;
  • Empresas da iniciativa privada ou de serviço público que possuam departamentos nas áreas de Comunicação, Marketing, Eventos, SACs, Promoção etc;
  • Empresas prestadoras de serviço, tais como bureaus, gráficas, estúdios de Design, de televisão, de rádio etc;
  • Empresas nas áreas de mídia, tais como emissoras de rádio, emissoras de televisão, exibidoras de outdoor etc;
  • Instituições ou organizações sem fins lucrativos ou dos mais diversos fins;
  • AGiCOM (agência integrada de comunicação Metodista).

 

Nesta última, os alunos regularmente matriculados no curso de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação Mercadológica concorrem, por processo seletivo, a uma vaga de estágio, a partir do 1º semestre letivo. A Agência foi constituída há 29 anos e possui uma estrutura administrativa e pedagógica que visa o preparo do aluno para o mercado de trabalho, diferenciando-o também, além das atividades inerentes as mais diversas áreas da Publicidade, pelas atividades ligadas à liderança e gestão de pessoal.

ATIVIDADES DE ESTÁGIO

 

Criação (Direção de Arte e Redação Publicitária), Pesquisa Mercadológica, Atendimento, Produção Gráfica, Tráfego, Promoção de Vendas, SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Comunicação Visual, Eventos, Planejamento de Comunicação, Planejamento de Marketing etc.

Acesse todos os formulários necessários para o seu estágio no site da Central de Estágios
Ações do documento